Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

PesquisaeExtensão ArquiteturaFAESA

FAESA e Prefeitura de Vitória estabelecem parceria para importante projeto focado na transformação do Centro de Vitória

FAESA

Acontece na FAESA

PesquisaeExtensão, ArquiteturaFAESA

FAESA e Prefeitura de Vitória estabelecem parceria para importante projeto focado na transformação do Centro de Vitória

Por Equipe FAESA em Jul 16, 2021 11:52:32 AM | 4 min de leitura

Alunos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAESA vão mapear imóveis não utilizados no Centro de Vitória. Em solenidade realizada quinta-feira (15), o prefeito Lorenzo Pazolini e o reitor da FAESA, professor Alexandre Nunes Theodoro, assinaram um Termo de Cooperação Técnica e Científica, entre a Prefeitura de Vitória e o nosso Centro Universitário, para que os alunos elaborem um mapa de ociosidade com informações sobre os edifícios vazios ou subutilizados do Centro da Cidade. 

A pesquisa de campo envolverá a identificação dos imóveis nessas situações, com informações e fotografias, além de entrevistas com a comunidade local sobre os possíveis usos da área. Ao final do projeto de extensão, o material será entregue ao Município, como forma de contribuir com a tomada de decisões da gestão municipal.

DSC00606_site

A solenidade de assinatura aconteceu no gabinete do prefeito de Vitória e  representa um marco para a vitalização do Centro de Vitória. A cerimônia contou com a presença do prefeito de Vitória e de representantes da câmara municipal, da sociedade civil organizada vinculadas ao Centro de Vitória e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural  Nacional (IPHAN).

O prefeito de Vitória destacou a relevância dessa parceria para o município. "Tenho certeza de que, com a assinatura deste termo de cooperação, nós vamos dar um passo ainda maior. Essa conjugação de esforços, sinergia e união de todos os segmentos é muito importante. A força e o desejo de mudança que vêm da juventude, esse ímpeto que os acadêmicos trarão para nós, farão com que tenhamos celeridade e objetividade, mas com qualidade. É um momento muito importante de agradecimento a todos que colaboraram. Isso será fundamental para ressignificarmos o Centro de Vitória", afirma Lorenzo Pazolini. 

DSC00583_site

Para o reitor da FAESA Centro Universitário, o projeto cumpre a principal premissa da extensão universitária. “A produção de conhecimento na educação superior deve estar sempre focada na formação de nossos alunos e também na promoção do desenvolvimento social. A criação de um projeto de extensão para realizar o mapeamento dos imóveis desocupados e subutilizados no Centro de Vitória contribui para a formação de excelência de futuros arquitetos e urbanistas, e para o atendimento de uma demanda muito importante da sociedade capixaba em relação ao Centro de Vitória. Consolidando o eixo pesquisa- ensino- extensão, fundamental para a excelência da nossa IES, o trabalho de nossos alunos e professores fornecerá informações extremamente importantes para a tomada de decisão da municipalidade, oportunizando o avanço do debate sobre sustentabilidade urbana, em benefício de toda a população da nossa capital”.

O projeto de extensão será desenvolvido até dezembro de 2021 e tem como integrantes as professoras Michela Sagrillo Pegoretti Fadini e Viviane Lima Pimentel, que atuam na coordenação, e oito alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAESA: Bruna Rubim Pinho, Clara Pinto Huhn de Azevedo, Gabriela Alves Pinto, Isabela Cristina Oliveira da Silva, Leomar Cardoso Toroli, Lóren Thomazini Caliman, Mariana Ferreira Reis e Wanderson Sales Martins.

DSC00574_site

Wanderson Sales Martins, fez uma fala na cerimônia, representando os demais alunos a convite do prefeito. "Em nome de todos os alunos, nos sentimos muito gratos de fazer parte desse projeto, conhecendo melhor o Centro de Vitória, que é tão rico em cultura e história. Nós não queremos apenas trazer os dados, queremos ver esses edifícios sendo ocupados, com novos usos. Queremos ver esse Centro vivo novamente", destaca o aluno do 4º período de Arquitetura e Urbanismo da FAESA.

DSC00568_site

Na solenidade, a professora Viviane Pimentel fez uma fala representando as docentes e destacou a importância desse projeto para o município e para a formação dos alunos, que estão conhecendo de perto a realidade do Centro de Vitória por meio da pesquisa dos imóveis e do contato com a comunidade.

Além da participação do reitor da FAESA e dos alunos e professoras integrantes do projeto, a FAESA foi representada na solenidade pela professora Carla Letícia Alvarenga Leite, pró-reitora acadêmica da Instituição, o professor André Lima, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAESA, e a professora Sarah Heidtmann Avila Ramos, gestora do Centro de Pesquisa e Extensão do nosso Centro Universitário.

DSC00617_site

O termo de cooperação foi assinado com a Prefeitura Municipal de Vitória por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Cedec). 

Primeiro foi feita uma conversa inicial com a PMV pra ver a verdadeira demanda e o que já tinha de material e levantamento. Ao saber da necessidade de atualização dessas informações por parte da PMV, a FAESA se disponibilizou a realizá-la para contribuir com a administração pública. O secretário que representa a pasta, Marcelo de Oliveira, destacou a importância do projeto para o município. "Desde o início da gestão do prefeito Pazolini, temos trabalhado para a requalificação do Centro da nossa cidade, sempre com muito diálogo e respeito pela comunidade e pelos comerciantes da região. A parceria com a FAESA será de fundamental importância para pensarmos o futuro da nossa cidade", disse o secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Marcelo de Oliveira.

Acompanhe os desdobramentos desse projeto em nosso site e nas redes da FAESA.



PesquisaeExtensão ArquiteturaFAESA

Veja mais notícias da FAESA

Projeto da FAESA mapeia 217 imóveis subutilizados ou vazios no Centro de Vitória

Academia e poder público trabalhando, juntos, para que o Centro de Vitória retome o seu protagonismo. O projeto de ...
2 min de leitura

Envie seu trabalho científico ou produção cultural e concorra às premiações da 20ª JCC

A 20ª Jornada Científica e Cultural da FAESA traz muitas oportunidades de conhecimento com a extensa programação de ...
3 min de leitura

20ª Jornada Científica e Cultural FAESA conta com mais de 150 atividades online e gratuitas

O maior evento acadêmico do Espírito Santo vai começar. A partir da próxima segunda-feira, dia 13 de setembro, ...
2 min de leitura
Ver mais conteúdossobre PesquisaeExtensão Ver mais conteúdossobre ArquiteturaFAESA

Quer receber mais conteúdos? Deixe o seu e-mail:

Posts mais recentes