Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

ArquiteturaFAESA Arquitetura e Urbanismo

Projeto da FAESA mapeia 217 imóveis subutilizados ou vazios no Centro de Vitória

FAESA

Acontece na FAESA

ArquiteturaFAESA, Arquitetura e Urbanismo

Projeto da FAESA mapeia 217 imóveis subutilizados ou vazios no Centro de Vitória

Por Equipe FAESA em Mar 15, 2022 6:33:35 PM | 2 min de leitura

Academia e poder público trabalhando, juntos, para que o Centro de Vitória retome o seu protagonismo. O projeto de extensão Imóveis em Abandono, da FAESA, realizado em parceria com a Prefeitura de Vitória, acaba de concluir a elaboração de um mapa de ociosidade com informações sobre os edifícios vazios ou subutilizados no Centro da Cidade. O levantamento feito por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do nosso Centro Universitário constatou que são 217 imóveis e lotes ociosos na região.

Os estudantes foram a campo para identificar os imóveis vazios, fotografar e colher as sugestões dos moradores para os espaços, num trabalho que durou oito meses. O Mapa da Ociosidade revela, espacialmente, um número significativo de imóveis sem uso ou subutilizados principalmente nas avenidas Jerônimo Monteiro, rua Sete de Setembro e na região da Cidade Alta.

DSC04750

Reitor da FAESA, prof. Alexandre Nunes Theodoro com o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

FOTO: Divulgação/FAESA

O estudante Wanderson Sales Martins está no 5º período do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAESA. Após ter participado de toda a criação do projeto, ele acredita que o conhecimento adquirido ao longo dessa vivência ampliou os horizontes para além da graduação.

"Participar do projeto de extensão foi uma experiência muito enriquecedora para nós alunos pois nesse processo conhecemos melhor o Centro de Vitória, descobrimos o quão rica é a arquitetura da nossa cidade, e que mesmo com alguns edifícios abandonados e sem manutenção, nós conseguimos ver os vários estilos da arquitetura presentes em cada fachada, desde a mais antiga até a mais moderna", apontou.

DSC04668

Além do importante levantamento quantitativo, a pesquisa também relata a expectativa dos moradores do Centro de Vitória pelas ações de qualificação urbana e incentivo à ocupação dos imóveis, no sentido de reverter o panorama de ociosidade com o uso habitacional e a restauração de imóveis de interesse de preservação, para posterior cessão a uso cultural, entre outras sugestões.

Sobre a experiência dos estudantes em participar da pesquisa, o reitor da Faesa, professor Alexandre Nunes Theodoro, destaca:

“Esse projeto cumpre a principal premissa da extensão universitária, pois contribui para a formação de excelência de futuros arquitetos e urbanistas e para a promoção do desenvolvimento social, atendendo a uma demanda muito importante da sociedade capixaba em relação ao Centro de Vitória. O trabalho de nossos alunos e professores fornecerá informações extremamente importantes para a tomada de decisão da municipalidade, oportunizando o avanço do debate sobre sustentabilidade urbana, em benefício de toda a população da nossa capital”.

DSC04714O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, ressalta o trabalho em conjunto com a academia.

“Nossa gestão vai sempre buscar parcerias com as instituições de ensino do nosso município. A FAESA, com sua excelência em ensino, é uma grande parceira no desenvolvimento da nossa cidade. Os dados resultantes desse trabalho de campo serão de grande importância para nosso programa de requalificação do Centro”, destaca o prefeito Lorenzo Pazolini.

ArquiteturaFAESA Arquitetura e Urbanismo

Veja mais notícias da FAESA

FAESA e Prefeitura de Vitória estabelecem parceria para importante projeto focado na transformação do Centro de Vitória

Alunos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAESA vão mapear imóveis não utilizados no Centro de ...
4 min de leitura

Egressa FAESA apresenta projeto de arquitetura para Prefeitura de Anchieta

A egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo, Júlia Almeida Mello, apresentou no dia 07/06 o seu Trabalho de Conclusão ...
1 min de leitura
Ver mais conteúdossobre ArquiteturaFAESA Ver mais conteúdossobre Arquitetura e Urbanismo

Quer receber mais conteúdos? Deixe o seu e-mail:

Posts mais recentes