Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

JornalismoFAESA JogosDigitaisFAESA

Alunos da FAESA criam jogo de realidade virtual sobre as paneleiras de Goiabeiras

FAESA

Acontece na FAESA

JornalismoFAESA, JogosDigitaisFAESA

Alunos da FAESA criam jogo de realidade virtual sobre as paneleiras de Goiabeiras

Por Equipe FAESA em Dec 13, 2021 6:40:27 PM | 2 min de leitura

Um trabalho inovador criado por alunos dos cursos de Jogos Digitais e Jornalismo da FAESA vai levar um pouco de conhecimento sobre um dos símbolos da cultura capixaba, as paneleiras de Goiabeiras, para o mundo. Eles criaram um game que proporciona uma experiência imersiva por meio da realidade virtual na cultura das paneleiras, e vai ser disponibilizado para download gratuito em breve. 

Qualquer pessoa poderá acessar o portal de jogos itch.io e baixar o game. Com o uso de um dispositivo de VR, um óculos de realidade virtual próprio para o jogo, o usuário vive a experiência de estar virtualmente no galpão das paneleiras, em Goiabeiras, e poderá interagir com uma série de conteúdos sobre a história e cultura dessa tradição capixaba. É possível ver e ouvir o som do mangue de onde é tirado o barro para a produção das panelas, ouvir som da raspagem das panelas na confecção, ver todo o processo por meio de fotos e conhecer as paneleiras em vídeos e podcasts.

Paneleiras FAESA

O projeto teve início com muita pesquisa e visitas dos estudantes de Jornalismo ao galpão das paneleiras para entrevistas e captação de todo o material que compõe o jogo, batizado de “Um mergulho na cultura das paneleiras de goiabeiras”. Para a professora do curso de Jornalismo, Mirella Bravo, o resultado foi surpreendente e representa uma entrega valiosa para a sociedade, que tem a memória preservada e acessível de uma forma inovadora.

“O jornalismo é uma profissão de infinitas possibilidades, em que o profissional tem a habilidade técnica de transitar em diferentes espaços com o objetivo de tornar a informação acessível à população. Foi o que conseguimos realizar com esse projeto, com a produção de conteúdo que dialoga com o registro e preservação de memórias por meio da tecnologia, numa linguagem mais próxima das novas gerações”, explica.

Após o levantamento e produção do conteúdo, foi a vez dos estudantes de Jogos Digitais entrarem em cena para realizar toda a construção do ambiente virtual em que a exposição poderá ser acessada. O professor do curso de Jogos Digitais e coordenador do projeto, Victor Hugo Körting, explica que o trabalho foi realizado com a maior riqueza de detalhes possíveis, mas que ainda tem muito potencial de crescimento.

Paneleiras FAESA

Foi uma experiência única para todos os envolvidos, que tiveram a oportunidade de conhecer de forma tão profunda a cultura capixaba e viabilizaram uma forma para que ela possa alcançar ainda mais pessoas. Estamos apresentando um protótipo com enorme potencial evolutivo e as ideias não param para que o projeto continue, tendo em vista sua relevância para a história e cultura capixaba”, destaca o professor.

O evento de apresentação realizado na manhã do dia 13 de dezembro contou com a participação de alunos e professores, do reitor Alexandre Nunes Theodoro e da subsecretária de Gestão Urbana da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (SEDEC), Anna Claudia Dias Peyneau, como representante da Prefeitura Municipal de Vitória. 

JornalismoFAESA JogosDigitaisFAESA

Veja mais notícias da FAESA

Alunos de Comunicação da FAESA conquistam o 1º  lugar no Expocom Sudeste

Os alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda brilham, mais uma vez, na Expocom. Nove trabalhos classificados para ...
2 min de leitura

Alunos do curso de Jornalismo da FAESA conquistam 2º lugar no Prêmio Autoinforme de Estudantes

Os estudantes do curso de Jornalismo da FAESA, Paulo Victor Barcellos e Pedro Ramos, do quinto e oitavo período ...
2 min de leitura

Alunos da FAESA se destacam em congresso regional de comunicação

Os alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda brilharam, mais uma vez, na Expocom. Com 13 trabalhos classificados ...
2 min de leitura
Ver mais conteúdossobre JornalismoFAESA Ver mais conteúdossobre JogosDigitaisFAESA

Quer receber mais conteúdos? Deixe o seu e-mail:

Posts mais recentes