Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

DireitoFAESA

Professor de Direito da FAESA é citado em Acórdão do TJ-SP

FAESA

Acontece na FAESA

DireitoFAESA

Professor de Direito da FAESA é citado em Acórdão do TJ-SP

Por Equipe FAESA em Dec 14, 2021 7:29:16 PM | 2 min de leitura

O professor do curso de Direito, Dalton Santos Morais, teve uma de suas obras individuais citadas em um acórdão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. A bibliografia em questão é o livro “Controle de Constitucionalidade - Exposições Críticas à Luz da Jurisprudência do Supremo Tribunal Federal”, publicado em 2010. 

Os acórdãos são decisões finais emitidas em acordo por membros colegiados de um tribunal superior. Segundo o Glossário Eleitoral disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral, essa sentença em conjunto “externa um posicionamento argumentado sobre a aplicabilidade de determinado direito a uma situação fática específica”. 

Considerando que tais documentos analisam sentenças emitidas em instâncias anteriores e servem como paradigma para resolução de casos similares, a fundamentação dos mesmos reúne trechos de livros e artigos que justificam a tomada de decisão. 

Para o professor Dalton, ser lembrado neste tipo de material transforma os autores lembrados em referências doutrinárias, visto que o desenvolvimento os posiciona como autoridades no tópico discutido. Além disso, é a comprovação de que o docente continua estudando e produzindo conteúdos relevantes na área do direito. 

“A citação em uma decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo mostra que a obra continua atual e relevante no cenário jurídico brasileiro”, completou o professor Dalton. 

Confira a versão completa do acórdão

Dalton Santos Morais é formado em Direito, tem pós graduação em Direito do Estado e Administrativo, mestrado em direito processual pela e está realizando doutorado em direito pela UNICEUB. É Procurador Federal da Advocacia-Geral da União, onde já foi Diretor da Instituição em Brasília e também exerceu a função de Conselheiro Federal da OAB. 

É autor de 3 livros jurídicos e dezenas de capítulos de livros e artigos jurídicos publicados nas mais prestigiadas revistas jurídicas do país. Ele ministra as disciplinas Direito Administrativo II, Direito Constitucional III e Tópicos Especiais de Direito Processual Constitucional do curso de Direito da FAESA. Costuma dizer que é advogado por profissão, mas é professor por paixão à docência, lecionando na FAESA desde fevereiro de 2006.

DireitoFAESA

Veja mais notícias da FAESA

#DireitoFAESA tem maior aprovação no Exame da OAB entre as instituições particulares do ES

O exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é um grande indicador de qualidade dos cursos de Direito de todo o país. ...
1 min de leitura

Direito FAESA 20 anos: você pode fazer parte desse filme

Alunos participam de debate sobre filme no projeto Direito em Tela. Consagrado como um dos três melhores cursos de ...
9 min de leitura

Projeto da FAESA disponibiliza atendimento jurídico gratuito em casos de acusação e condenação injusta

Inspirado no Innocence Project, um projeto vitorioso e mundialmente conhecido que conseguiu absolver centenas de ...
1 min de leitura
Ver mais conteúdossobre DireitoFAESA

Quer receber mais conteúdos? Deixe o seu e-mail:

Posts mais recentes