Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

FAESA VestFAESA ENEM

Confira 14 dicas para arrasar no Enem

FAESA

Acontece na FAESA

FAESA, VestFAESA, ENEM

Confira 14 dicas para arrasar no Enem

Por Equipe FAESA em Nov 19, 2021 4:00:53 PM | 6 min de leitura

A prova do Enem está entre os eventos mais esperados do ano para a maioria dos brasileiros. E não poderia ser diferente, já que estamos falando de dois dias que definem os próximos passos de estudantes ansiosos pela graduação. 

Pensando nisso, separamos 14 dicas que vão deixar você pronto para arrasar no exame. Vem com a gente!

Conheça o seu local de prova

Dicas Enem Faesa

Seja prevenido e aproveite os dias anteriores ao Enem para conhecer o seu local de prova. Confira no mapa, faça o caminho e planeje o seu deslocamento com antecedência para evitar imprevistos.

Separe a sua documentação

Dicas Enem Faesa

Confira os documentos exigidos pela organização do Enem e deixe todos organizados em um local de fácil acesso. De preferência, perto da caneta e da máscara.

Mas lembre-se que os documentos apresentados devem ser originais, conter foto e estar em bom estado de conservação. 

Fique por dentro dos conteúdos abordados

Dicas Enem Faesa

Confirme os assuntos que serão abordados em cada dia de prova. Dessa forma, você evita surpresas e prepara sua mente para os desafios daquele domingo.

1º Dia: Linguagens e Códigos; Ciências Humanas; Redação

2º Dia: Ciências da Natureza; Matemática

Descanse

Dicas Enem Faesa

Tudo que você tinha que aprender, já aprendeu. Na véspera do exame, o ideal é trocar os livros por algo que relaxe o seu corpo e sua mente.

Mas cuidado com o exagero: não se esqueça de dormir cedo para renovar as energias antes de encarar as provas.

Chegue com antecedência

Dicas Enem Faesa

A noite passou, o sol raiou e você não deve correr riscos. Se não quiser virar meme entre os atrasados, prepare-se para chegar ao local de prova com antecedência.

Lembre-se que o trânsito na região pode estar congestionado, afinal, centenas de estudantes estão se dirigindo para o mesmo endereço. 

Preste atenção nas atitudes que desclassificam

Dicas Enem Faesa

Todo mundo sabe que postar foto da prova, usar aparelhos eletrônicos ou tentar colar são atitudes eliminatórias, mas não custa lembrar. Em todos esses casos, você será desclassificado imediatamente.

Entre os objetos proibidos, podemos destacar relógios inteligentes, fones de ouvido, borrachas, lapiseiras, corretivos e canetas feitas com material não transparente. 

Para evitar qualquer infração, vale a pena ler o edital e conferir exatamente o que não é permitido fazer nesse dia tão importante. 

Controle o tempo de prova

Dicas Enem Faesa

“Você tem só três minutos para resolver cada questão.” 

“Não fique mais de três minutos na mesma questão.” 

Essas frases são muito comuns em cursinhos preparatórios. E, apesar do tempo depender de fatores como o tema da redação e a sua facilidade com a matéria do dia, esses ditados tem um propósito importante: garantir que o aluno preste atenção no tempo.

Sem isso, o sinal pode soar antes de você finalizar as questões ou preencher o gabarito.

Leia as questões com atenção

Dicas Enem Faesa

Nós sabemos que o tempo é curto, mas se tem uma coisa que você não pode deixar de fazer é ler todas as questões e alternativas com o máximo de atenção. 

Assim, aumentam as chances de identificar as pegadinhas, entender o que a pergunta está pedindo e assinalar a resposta correta. 

Controle a ansiedade

Dicas Enem Faesa

Não adianta fingir que não existe nervosismo quando o assunto é Enem. Você estudou o ano todo para realizar uma prova que pode definir o seu futuro e tem todo o direito de estar ansioso pelo grande momento. 

No entanto, a ansiedade pode interferir no seu resultado. Por isso, se você sentir os níveis de preocupação subindo, feche os olhos e faça um exercício de respiração até se acalmar.

Comece pelas matérias que tem mais afinidade

Dicas Enem Faesa

Começar o Enem pelas questões que você tem afinidade é uma boa ideia e pode colaborar com sua autoestima. Sim, é isso mesmo que você leu…

Pode parecer besteira, mas cada alternativa marcada com certeza no começo da prova deixará você mais confiante para as etapas mais difíceis e cansativas. 

Leia a redação assim que receber a prova

Dicas Enem Faesa

“Comece pela redação!”

Você não precisa seguir esse chavão e escrever a redação logo no começo, mas também não pode fugir do desafio. Por isso, assim que receber o caderno de questões, leia os textos motivadores, levante ideias e pense sobre o tema. 

Dessa forma, você consegue calcular em média o tempo que deverá reservar para essa etapa, buscar referências nas questões objetivas e escrever um texto nota 1000 quando estiver confortável. 

Faça pausas estratégicas

Dicas Enem Faesa

Sentiu que alguma coisa está tirando sua atenção? Faça uma pausa estratégica.

O Enem é uma prova exaustiva que exige muita concentração e tranquilidade. Logo, use as pequenas pausas para comer, beber água ou ir ao banheiro. 

Respire fundo, se alimente com comidas leves, faça um alongamento… enfim, deixe o seu cérebro respirar. Esse é o segredo para encarar mais um bloco de perguntas com o mesmo foco do início. 

Elimine as alternativas erradas

Dicas Enem Faesa

Deixar questões em branco não é uma boa ideia. No entanto, chutar sem pensar está fora de cogitação. 

Portanto, nossa dica é reler as questões que ficaram em branco, analisar as opções com atenção e eliminar algumas alternativas erradas. Isso aumenta as chances do seu palpite estar correto!

Não deixe o gabarito para o último minuto

Dicas Enem Faesa

Para concluir a prova sem preocupação, precisamos tomar cuidado com o gabarito. Suas melhores opções são transferir as respostas a cada vinte questões resolvidas ou separar os 30 minutos finais para preenchê-lo com calma. 

Não esqueça que o gabarito é o único documento usado na correção!

DICA BÔNUS: ESTUDE NA FAESA COM A NOTA DO ENEM

Dicas Enem Faesa

Após um ano de muito esforço e estudo, não tem nada melhor do que estudar em uma infraestrutura de excelência com professores que valorizam a inovação e uma equipe preparada para inserir você no mercado. 

Parece coisa de outro mundo, mas não é… Estamos falando sobre estudar no melhor Centro Universitário da região sudeste sem precisar de outro vestibular.

É só apresentar sua nota do Enem, fazer a matrícula online e aproveitar as maravilhas da FAESA!

Você pode mais. Acredita e vem! 

 

FAESA VestFAESA ENEM

Veja mais notícias da FAESA

FAESA recebe nota máxima no recredenciamento como Centro Universitário

A FAESA, melhor Centro Universitário do Sudeste e um dos melhores do Brasil, conquistou a nota 5 na Avaliação para ...
1 min de leitura

Amigo Indica | Suas indicações valem desconto na rematrícula e dinheiro para você

Já pensou em indicar amigos para estudar com você, e ganhar dinheiro com cada indicação?
0 min de leitura

FAESA oferece mais de 100 bolsas integrais para cursos de graduação

Estudantes de escolas públicas ou bolsistas integrais de instituições particulares que terminaram o ensino médio estão ...
2 min de leitura
Ver mais conteúdossobre FAESA Ver mais conteúdossobre VestFAESA Ver mais conteúdossobre ENEM

Quer receber mais conteúdos? Deixe o seu e-mail:

Posts mais recentes