Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

Férias

12 Livros para ler nas férias

FAESA

Blog

Férias

12 Livros para ler nas férias

Por Equipe FAESA em Dec 15, 2022 2:45:33 PM | 4 min de leitura

As férias chegaram e trouxeram muito tempo para descansar, assistir aos filmes mais comentados do ano ou colocar as leituras em dia. 

Pensando justamente em quem estava só esperando esse período para viajar por mundos inesperados e descobrir novas histórias, fizemos uma curadoria de livros rápidos e muito bem comentados para ajudar na escolha da próxima companhia.

Torto Arado, de Itamar Vieira Junior

Um dos livros brasileiros mais comentados dos últimos anos, Torto Arado é uma mistura interessante entre realismo e fantasia. O baiano Itamar Vieira Junior utiliza elementos épicos e líricos para contar a história de duas irmãs que vivem em condições análogas à escravidão em uma fazenda no sertão da Chapada Diamantina.

O Clube do Crime das Quintas-Feiras, de Richard Osman

Se você quer uma leitura divertida que mistura comédia e suspense, o primeiro livro de Richard Osman é a melhor opção. A trama acompanha quatro idosos excêntricos que se reúnem toda quinta-feira em uma sala do retiro para aposentados onde vivem para solucionar crimes e mistérios. 

Um grande sucesso mundial que deve virar um filme produzido por Steven Spielberg nos próximos anos. 

Comunicação Não-Violenta, de Marshall B. Rosenberg

Quem gosta de acumular novos conhecimentos nas férias pode mergulhar nesse livro que ensina técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais, fortalecendo nossa comunicação e nossa capacidade de conexão. 

Uma boa opção para aquelas pessoas que desejam construir uma comunicação mais produtiva e menos desgastante. 

Textos Cruéis Demais Para Serem Lidos Rapidamente, de Vários Autores

Pode parecer estranho e até contraditório indicar esse título em uma lista de leituras rápidas, mas a verdade é que, apesar do aviso, Textos Cruéis Demais Para Serem Lidos Rapidamente se trata de um livro viciante. Leitura deliciosa que aborda as relações humanas de forma muito particular. 

lovely-asian-young-lady-portriat-happy-woman-lifestyle-concept

O Idiota, de André Diniz

Você pode não acreditar, mas essa história em quadrinhos consegue adaptar o clássico de Fiódor Dostoiévski com pouquíssimas palavras. Uma oportunidade incrível de conhecer a história do príncipe Michkin de uma maneira diferente e genial. 

Criatividade S.A, de Ed Catmull e Amy Wallace

Você já assistiu aos filmes da Pixar e terminou a sessão impressionado com a criatividade? Esse livro, escrito pelo co-fundador do estúdio, remonta a história da empresa, dando bastante atenção para os processos criativos que cercam decisões corporativas e produções cinematográficas. 

O Conto da Aia, de Margaret Atwood

Fonte de inspiração da série The Handmaid's Tale, O Conto da Aia é uma narrativa distópica que se passa em um estado totalitário e teocrático onde as mulheres não possuem nenhum direito. Uma leitura atual e poderosa sobre política e liberdade. 

Pá de Cal, de Gustavo Ávila

Conhecido pelo suspense O Sorriso da Hiena (uma indicação extra), o publicitário Gustavo Ávila se afastou da literatura policial para contar a história de uma doença neurológica contagiosa e sem cura que provoca apatia quando alcança seu último estágio. Uma opção atual que aborda o melhor e pior de uma sociedade em crise. 

photo-of-concentrated-redhead-bearded-student-preparing-for-university-exam-in-a-cafe

Jeremias - Pele, de Rafael Calça e Jefferson Costa

Releitura jovem, atual e ousada de um dos coadjuvantes mais conhecidos da Turma da Mônica, esse quadrinho coloca Jeremias como protagonista para apresentar a primeira vez que ele precisou lidar com o preconceito por causa da cor de sua pele. Uma história incrível de dor, superação e aprendizado. 

Tartarugas Até Lá Embaixo, de John Green

Para quem gosta de literatura infantojuvenil, a dica é John Green (o mesmo autor de A Culpa é das Estrelas). Em Tartarugas Até Lá Embaixo, ele conta a história de uma garota com T.O.C. que embarca na busca por um bilionário misteriosamente desaparecido, fortalecendo amizades e amadurecendo no processo. 

Fahrenheit 451, de Ray Bradbury

Um clássico da literatura distópica, Fahrenheit 451 se passa em um futuro onde a leitura se tornou proibida e os bombeiros assumiram o papel de queimar qualquer livro encontrado. Essa realidade muda quando um desses profissionais folheia um livro e decide liderar uma revolução que possui muitas conexões com a realidade. 

A Morte é um Dia que Vale a Pena Viver, de Ana Claudia Quintana Arantes

Se o seu interesse está voltado para os livros inspiradores de não-ficção, não existe opção mais interessante do que A Morte é um Dia que Vale a Pena Viver. Ana Claudia Quintana Arantes, uma das maiores especialistas em cuidados paliativos do Brasil, entrega uma leitura tocante e sensível sobre aproveitar a vida e aprender a lidar com a morte. 


Você já fez o ENEM, mas está esperando a nota deste ano?

Aproveite as férias para escolher uma nota dos últimos 5 anos e fazer sua matrícula na FAESA, garantindo nossas condições especiais!

Mas fique tranquilo: se o resultado do ENEM 2022 for melhor, você pode substituir e aumentar os descontos.

ENTRE COM A NOTA DO ENEM

Férias

Veja mais conteúdos da UMC sobre EAD e educação

Quer uma ajudinha? Conheça alguns lugares para as crianças gastarem bastante energia nas férias!

Os períodos de férias podem ser desafiadores para os pais, afinal, esses momentos envolvem conciliar a rotina das ...
3 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Férias