Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

BiologiaFAESA

Estudantes FAESA criam aplicativo com catálogo de espécies animais das praias capixabas

FAESA

Acontece na FAESA

BiologiaFAESA

Estudantes FAESA criam aplicativo com catálogo de espécies animais das praias capixabas

Por Equipe FAESA em Apr 16, 2021 8:53:00 AM | 2 min de leitura

As praias do Espírito Santo são extremamente ricas em biodiversidade, mas muitas espécies de animais encontrados nelas ainda são desconhecidas pelos capixabas. Apostando na ideia de que o conhecimento pode ajudar na preservação, estudantes da FAESA Centro Universitário desenvolveram um aplicativo que é um tipo de enciclopédia sobre as espécies marinhas encontradas na Praia da Costa, Praia de Camburi e Manguinhos, com catálogo fotográfico e diversas informações sobre os animais, para que a população possa conhecê-los melhor quando encontrá-los.

O app BioMarES foi criado pelos alunos do curso de Ciências Biológicas, Marcos Bragança e Victor Coelho, como trabalho de conclusão de curso, em parceria com o egresso de Jogos Digitais da FAESA, Pedro Vanzo, que realizou toda a programação do aplicativo. O projeto envolveu o estudo das espécies encontradas nas três praias do litoral capixaba, a criação de um catálogo fotográfico e a elaboração da interface do app com informações e fotos. Neste primeiro momento, foram registradas 81 espécies no BioMarES, mas os criadores já pensam em expandir o projeto para mais praias capixabas.

“Nossa ideia inicial era a de juntar a tecnologia móvel que temos hoje com o conhecimento científico em prol de conscientizar a população sobre a importância da conservação das praias, por isso optamos pela implementação de um aplicativo, que é uma ferramenta de fácil utilização. Conseguimos realizar isso com sucesso e agora a ideia é que seja possível expandir para outras regiões do estado e até de forma colaborativa com os usuários. Pretendemos abrir para que eles também submetam fotos de espécies encontradas e nos ajudem a aumentar o catálogo”, explica Victor Coelho, agora biólogo formado pela FAESA e um dos desenvolvedores.

Pedro Vanzo, egresso do curso de Jogos Digitais da FAESA, ressalta a importância da colaboração e do networking entre profissionais de diferentes áreas. “Nossa interação resultou em um projeto com grande potencial de despertar o interesse do público pela ciência e fauna ao nosso redor”, destaca Pedro.

O aplicativo ainda não está disponível para download, mas pode ser acessado pelo endereço https://ion-biomar.web.app, tanto pelo computador quanto pelo smartphone, onde ele funcionará como um app. A professora do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário, Claúdia Cruz, orientadora do TCC, explica que compartilhar o conhecimento científico com a comunidade é uma forma de preservar o meio ambiente.

Captura-de-Tela-2021-04-16-às-12.25.24-300x300"Ainda há poucas pesquisas voltadas para a biodiversidade das praias capixabas e estudos nessa área têm muito a contribuir com a preservação ambiental. Diversas iniciativas e projetos nascem na academia e podem ser de grande relevância para a sociedade, por isso é muito importante que sejam conhecidos e recebam investimentos”, destaca.

Confira abaixo, a matéria completa de A Tribuna:

Jornal_atribuna_16-04-21-576x1024

 

BiologiaFAESA

Veja mais notícias da FAESA

Professor Walter Có publica artigo em A Gazeta sobre conexões e impactos da sociedade no meio ambiente

O professor do curso de Ciências Biológicas da FAESA, Walter Có, teve artigo publicado em A Gazeta neste mês de junho, ...
3 min de leitura

Conhecimento FAESA sobre resíduos sólidos é destaque em artigo

Marcos Thiago Gaudio Gomes é doutor em Biologia Vegetal e especialista em Educação Ambiental. Ele é coordenador do ...
2 min de leitura

Professor da #BioFAESA é destaque com artigo sobre contaminação dos oceanos por microplástico.

Docente do curso de Ciências Biológicas da FAESA e coordenador do projeto de extensão Educação Ambiental da FAESA, o ...
3 min de leitura
Ver mais conteúdossobre BiologiaFAESA

Quer receber mais conteúdos? Deixe o seu e-mail:

Posts mais recentes