CLíNICA DE PSICOLOGIA

A Clínica-Escola de Psicologia da FAESA é um espaço privilegiado de formação do futuro profissional da área. Em suas instalações, o graduando tem a oportunidade de utilizar métodos, instrumentos e técnicas desenvolvidos no campo das Ciências Psicológicas, em situações práticas junto a pessoas ou grupos atendidos pela FAESA, que surgem pela demanda espontânea de moradores da Grande Vitória e municípios vizinhos, comunidade acadêmica ou outras instituições.

Montada com o que há de mais atual para o ensino acadêmico na área, a nossa clínica-escola disponibiliza, além das especialidades descritas abaixo, a possibilidade do desenvolvimento de outros projetos específicos destinados à comunidade de um modo geral, por intermédio da solicitação formal por parte de instituições públicas ou privadas.

O curso de Psicologia da FAESA conta com uma formação ampla e 100% de seus professores são mestres e doutores, atuantes no mercado e que preparam o aluno para os desafios da profissão. Pelas várias ações em favor da formação plena do aluno, o índice de empregabilidade do curso chega aos 85%. Além da Clinica-Escola, o curso conta com excelente infraestrutura: Laboratórios de Neuroanatomia e Condicionamento Operante, além do Núcleo de Aplicações Tecnológicas com 14 laboratórios de informática.

Entre na página do Curso de Psicologia e conheça mais sobre essa formação.

ATENDIMENTO

O atendimento oferecido pela Clínica de Psicologia da FAESA é realizado por alunos estagiários, orientados por professores supervisores.

A pessoa, grupo, escola, empresa ou instituição interessada no atendimento psicológico deve entrar em contato com a clínica por meio de contato telefônico, ofício escrito ou comparecimento para realizar uma pré-inscrição.

Toda inscrição e recebimento de ofícios com solicitação de atendimento são analisados e quando surge uma oportunidade de atendimento, os estagiários entram em contato agendando a primeira entrevista para delimitação das condições de trabalho.

FUNCIONAMENTO E CONTATO

De segunda a sexta-feira, das 7h às 13h e das 14h às 17h.

Endereço: Av. Vitória, 2.220, Monte Belo, Vitória - ES, CEP 29.053-360. Bloco VI – PILOTIS.
Telefone: (27) 2122-4168
Email: clinicapsicologia@faesa.br
Responsável técnica:
Profª. Mestre Andréia da Silva Ferreira
Psicóloga CRP 652/16ª Região.

TRATAMENTOS OFERECIDOS



Plantão Psicológico
Psicodiagnóstico
Psicoterapia
Intervenção Psicopedagógica
Intervenção Psicossocial
Orientação Profissional


Plantão Psicológico

Modalidade de atendimento psicológico em que o paciente pode recorrer ao sentir-se confuso ou perceber-se com dificuldades para enfrentar questões existenciais, emocionais, familiares, sociais ou ocupacionais. O plantão psicológico também é destinado ao atendimento de situações de emergências e desastres ambientais e humanos.

Psicodiagnóstico

Avaliação psicológica clínica em que é utilizada uma variedade de técnicas e testes psicológicos. Essa avaliação inclui várias sessões de atendimento e ao final do processo é emitido um relatório, laudo ou parecer.

Psicoterapia

Modalidade de atendimento que consiste na compreensão, análise e intervenção psicológica sistematizada com a finalidade de promover a saúde mental. Essa modalidade pode ser realizada de forma individual, familiar, grupal ou com casais. Na Clínica-Escola de Psicologia da FAESA existem seis abordagens de atendimentos psicoterápicos: Abordagem Centrada na Pessoa, Gestalt-terapia, Psicanálise, Psicologia Analítica, Terapia Comportamental e Terapia Corporal.

Intervenção Psicopedagógica

Modalidade de atendimento que consiste na compreensão, análise e intervenção psicológica sistematizada com a finalidade de trabalhar questões relacionadas às dificuldades de aprendizagem ou necessidades educativas especiais, incluindo as altas habilidades. Essa modalidade pode ser realizada de forma individual ou grupal, na própria clínica ou na escola onde os participantes estudam.

Intervenção Psicossocial

Modalidade de atendimento que visa prestar atendimento psicológico a crianças, adolescentes, adultos e famílias que se encontram em sofrimento psíquico, doença mental, vítimas de violência, em processo de exclusão social, em processo de adoção, entre outros casos. Essa modalidade pode ser realizada de forma individual ou grupal, na clínica ou em outro espaço de existência do cliente.

Orientação Profissional

Modalidade de atendimento que tem por objetivo facilitar o processo de escolha profissional de jovens ou adultos, bem como a preparação para a inserção no mercado de trabalho. O processo inclui a compreensão de aspectos pessoais, história de vida, dinâmica familiar, características socioeconômica e projetos de vida. Essa modalidade pode ser realizada de forma individual ou grupal, na clínica, em escolas ou empresas.