Publicidade e Propaganda

 Formação de excelência, reconhecida pelo mercado, com foco na publicidade criativa e estratégica e no empreendedorismo.

Publicidade e Propaganda

O curso incentiva a prática profissional por meio de uma agência experimental inovadora, uma TV laboratório com produção constante, responsável pela integração dos saberes com profissionais do Jornalismo. Além de um corpo docente com experiência de mercado que atua na formação do aluno por meio de vários projetos desenvolvidos dentro e fora da sala de aula.

Duração: 4 anos
Modalidade: Presencial
Turno: Matutino e Noturno
Formação: Bacharelado
Regime: Semestral
Mensalidade 2017:
VER MENSALIDADE R$ 921,00
Horário das aulas:

Matutino:  7h às 10h20, ou Noturno: 18h45 às 22h.
*Podendo sofrer alterações conforme estrutura curricular.

Reconhecido pela Portaria MEC Nº. 705 de 18 de dezembro de 2013.


  • O curso
  • Professores
  • Disciplinas
  • ESTÁGIOS
  • LABORATÓRIOS

O curso

Há 15 anos, o curso de Publicidade e Propaganda da FAESA forma profissionais de qualidade para o mercado local, regional e nacional. A estrutura curricular contempla as áreas de criação e de comunicação estratégica e integrada, com incentivo ao empreendedorismo. O foco é ter a sala de aula como espaço de experiência.

 Professores com formação acadêmica de qualidade e experiência de mercado são fator importante para um projeto pedagógico voltado para a experimentação e inovação. O curso relaciona teoria e prática e incentiva o aluno a desenvolver, além de habilidades técnicas, projetos de responsabilidade social e uma consciência crítica e ética da atividade profissional.

 Os alunos realizam projetos desenvolvidos em sala e em laboratórios, além de propor, planejar e executar ações experimentais de comunicação para empresas, garantindo uma ponte estreita com o mercado de trabalho.

COORDENADOR(A)

Prof. Paulo Roberto Soldatelli da Silva

Mestre

Fale com a coordenação: paulo.soldatelli@faesa.br


  • Perfil Profissional
  • Mercado de Trabalho

Além de oferecer formação humanística e específica da Publicidade, o curso busca formar publicitários para uma realidade em que a palavra-chave é empregabilidade; com o seguinte perfil profissional:

  • Conhecimento das características dos veículos de comunicação e do mercado publicitário, como ferramenta estratégica de um contexto integrado;
  • Responsabilidade social como produtor e mediador de conhecimento e cultura;
  • Conhecimento das especificidades dos meios e das especificidades das linguagens para produção de sentido.
  • Competência, criatividade e habilidade para planejar, desenvolver, criar e distribuir mensagens publicitárias, através de diferentes meios de comunicação;
  • Competência e habilidade para atuar em consonância com a realidade social, econômica e política e com os valores cultuais local e nacional, sem perder de vista o processo de globalização e as mudanças inerentes à realidade contemporânea;
  • Competência, habilidade e atitude para combinar conhecimento técnico, respeito ao ser humano e ética no desempenho de suas funções;
  • Competência e habilidade profissional para gerenciar processos comunicacionais;

O curso prepara o aluno para trabalhar em diferentes áreas da Publicidade: agência, comunicação estratégica/marketing, gestão de negócios e empreendedorismo. Os alunos têm à disposição laboratórios que os aproximam do mercado de trabalho, como a Agência Experimental Integrada, onde a rotina de produção simula uma agência de publicidade.

Ana Helvira F. Meneguelli Mestre
Antônio Alves de Almeida Doutor
Carine Cardoso Mestre
Emilio Fernandes Rocha Mestre
Fabiano Mazzini Bonisem Mestre
Felipe Dallorto Mestre
Felipe Tessarolo Mestre
Henrique Hamerski Mestre
Iorrana Fioretti Pupa Mestre
Juliana dos Santos Mestre
Laís Sudré Campos Mestre
Maria Zanete Dadalto Especialista
Marilene Lemos Mattos Salles Doutor
Paulo Roberto Soldatelli da Silva Mestre
Ronaldo Marangoni Júnior Mestre
Sandro Dau Doutor
Valmir Matiazzi Mestre
Vanessa Melo Torres Especialista
Victor Mazzei Mestre
Vitor Nunes Rosa Mestre
William de Oliveira Especialista

1º Período

  • História da Comunicação
  • Sociologia
  • Design Gráfico
  • Arte e Comunicação
  • Comunicação e Linguagem
  • Introdução à Publicidade e ao Marketing
  • Introdução ao Trabalho Científico

2º Período

  • Filosofia
  • Fotografia Publicitária I
  • Teorias da Comunicação
  • Criatividade e Processos Criativos
  • Comunicação Visual

3º Período

  • Marketing Estratégico
  • Fotografia Publicitária II
  • Estudos Contemporâneos da Publicidade
  • Legislação e Ética
  • Linguagem da Propaganda

4º Período

  • Estatística
  • Psicologia Social
  • Pesquisa Mercadológica
  • Marketing Digital
  • Direção de Arte
  • Publicidade Impressa

5º Período

  • Antropologia Cultural
  • Comportamento do Consumidor
  • Produção e Direção Audiovisual
  • Planejamento de Mídia
  • Publicidade Eletrônica

6º Período

  • Estudos Sociopolíticos do Brasil e do ES
  • Publicidade nos Novos Meios
  • Mídia e Sociedade
  • Conjuntura Econômica Brasileira
  • Comunicação de Varejo I
  • Planejamento de Comunicação e Gerência de Contas

7º Período

  • Comunicação de Varejo II
  • Planejamento de Projetos Experimentais
  • Empreendedorismo e Gestão de Negócios em Comunicação
  • Políticas de Comunicação
  • Campanhas Publicitárias
  • Branding: Gestão de Marcas

8º Período

  • Projetos Experimentais em Publicidade e Propaganda
  • Comunicação Integrada de Marketing
  • Optativa

A TV FAESA, a Agência Integrada e os estúdios de Rádio e Fotografia funcionam com a produção prática de 16 alunos estagiários e com a possibilidade de atividade voluntária de outros alunos, em projetos de extensão. Desde o primeiro período o aluno tem oportunidade de atuar como estagiário e aplicar o conhecimento adquirido nas disciplinas.

Além das oportunidades proporcionadas pela FAESA, o mercado profissional oferece estágios para estudantes de Publicidade e Propaganda, principalmente, nas agências de publicidade, em veículos de comunicação, na área de marketing de empresas ou organizações, e até mesmo em agências digitais, na produção de conteúdo para redes sociais.

Conheça o nosso Núcleo de Estágio e Emprego, que tem uma importante missão na colocação de nossos estudantes no mercado de trabalho.

SAIBA MAIS

O curso prepara o aluno para trabalhar em diferentes mídias e com novas tecnologias. Os alunos têm à disposição laboratórios de redação e edição publicitária, além de estúdios específicos de fotografia e produção para rádio, TV e mídias digitais. Os laboratórios são utilizados desde o primeiro período para atividades em sala de aula e para as atividades do Núcleo de Criatividade Digital, da TV FAESA e de projetos fotográficos como a Procissão Fotográfica, o Rede de Memórias e o Lumiar, além do espaço da agência experimental Integrada.

Navegue pelo nosso site e confira toda a infraestrutura de laboratórios da FAESA.

SAIBA MAIS