Psicologia

Formação ampla que prepara para o mercado de trabalho. Índice de empregabilidade de 85%. Excelente infraestrutura de clínica-escola e laboratórios. 100% dos professores Mestres e Doutores.

PSICOLOGIA

Com projeto pedagógico voltado para a formação completa do aluno, o curso traz professores altamente qualificados e mantém convênio com importantes instituições, realizando a mediação dos estágios de seus estudantes. O incentivo à prática profissional também norteia o funcionamento de uma equipada clínica-escola, que fornece atendimento psicológico a mais de 1000 pessoas da comunidade por semestre. 

Duração: 5 anos
Modalidade: Presencial
Turno: Matutino e Noturno
Formação: Bacharelado
Regime: Semestral
Mensalidade 2017:
VER MENSALIDADE R$ 1191,00
Horário das aulas:

Matutino: 7h às 10h20 ou das 7h45 às 12h00 (de acordo com as disciplinas do semestre). Noturno: 18h45 às 22h.
*Podendo sofrer alterações conforme estrutura curricular.

Reconhecido pela Portaria MEC Nº. 705 de 18 de dezembro de 2013.


  • O curso
  • Professores
  • Disciplinas
  • ESTÁGIOS
  • INOVAÇÃO PEDAGÓGICA
  • LABORATÓRIOS

O curso

Uma formação inovadora e de excelência, fundamentando o ensino, a pesquisa e a extensão na ética e no compromisso com a humanidade. Além disso, visa formar um profissional completo, com possibilidade de seguir carreiras diversas como a Psicologia Clínica, Hospitalar, Social, do Trânsito, a pesquisa acadêmica, entre outras, abrangendo também uma formação empreendedora – um dos focos importantes da instituição.

Para atuar com objetos de estudo e análise tão complexos como o comportamento humano, seus processos psicológicos e suas múltiplas determinações, os alunos de Psicologia da FAESA contam com 100% dos professores mestres e doutores, e uma ampla infraestrutura de laboratórios de Neuroanatomia, Condicionamento Operante, Informática e a Clínica-Escola, que é um espaço privilegiado na formação do futuro profissional.

Além da excelência acadêmica, a FAESA se preocupa em formar profissionais que atuem de forma responsável, conscientes de seu papel na sociedade, e aproxima o aluno da prática através de estágios e de atuação na clínica-escola, que vem realizando mais de 1000 atendimentos por semestre, sempre numa perspectiva de apreço e respeito ao ser humano, em sua diversidade e diferença.

COORDENADOR(A)

Prof. Dr. Luciano de Sousa Cunha

Mestre

Fale com a coordenação: luciano.sousa@faesa.br


  • Área de Atuação
  • Perfil Profissional
  • Mercado de Trabalho

A FAESA, com atenção sempre voltada para a empregabilidade, realiza um conjunto de ações para estabelecer uma ponte cada vez mais estreita entre seus alunos e o mercado de trabalho.

Na área de Psicologia temos uma diversidade de convênios já efetivados para estágio curricular com instituições de alta relevância social, como: SEJUS, SESA, SEMUS, SEME, Assimpol, Hospital Evangélico, AMBES, entre outros em processo de negociação.

Durante o curso, também é diversificado o número de abordagens clínicas para o estágio curricular: Psicanálise, Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), Gestalt-terapia, Terapias Comportamentais (Terapia Comportamental e Terapia Cognitivo Comportamental – TCC), Psicoterapia Corporal e Psicologia Analítica (Jung), as quais estão disponíveis para atendimento ao aluno FAESA desde o primeiro período.

O Curso de Psicologia da FAESA forma psicólogos cujo perfil converge para as demandas sociais e para as discussões sobre a Psicologia e a formação do psicólogo no Brasil. Nesse sentido, formam-se profissionais não só com bases teóricas sólidas, mas principalmente, profissionais que sabem usar criticamente os conteúdos adquiridos. Profissionais conscientes de seu papel na sociedade como cidadãos capazes de contribuírem para a conquista e promoção dos direitos humanos para que a vida humana seja de fato plena. Dessa forma, o psicólogo formado pela FAESA deverá saber:

  • Diagnosticar fenômenos psicológicos e situações individuais e coletivas quanto aos aspectos psicológicos em sua multiplicidade de fatores e contextos profissionais;
  • Intervir nas situações em que o psicólogo for convocado a atuar, realizando sua atividade profissional respaldado em teorias e técnicas da psicologia e suas interfaces, resguardando os princípios éticos e cívicos que norteiam a profissão em seu código de ética;
  • Orientar o sujeito do atendimento em psicologia, para que seja ele próprio autor de sua vida, a partir da compreensão de sua condição de ser humano inserido num mundo; fazendo-o consciente de suas condições de existência e potências transformadoras; bem como na condução de estratégias orientadas para metas institucionais, tanto nas políticas públicas, quanto no setor privado;
  • Planejar suas ações onde quer que ele esteja atuando, buscando a transdisciplinaridade e interdisciplinaridade, seja trabalhando de modo individual seja em equipe;
  • Gerir as ações que a ele competir, com responsabilidade, empenho e ética, contribuindo com os conhecimentos psicológicos na busca de proporcionar ao homem, condições de dignidade, saúde e qualidade de vida.

Prepara-se o psicólogo diplomado pela FAESA para que ele tenha autonomia e apresente competência e habilidade para atuar nos diversos níveis de atenção à saúde, em programas de promoção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, assim como em programas de promoção e inclusão social, nos processos educativos e de reabilitação, e nos processos de admissão e gestão de pessoas. Pretende-se que o psicólogo formado na FAESA tenha sabedoria de utilizar o arcabouço teórico-metodológico da Ciência Psicológica para analisar e compreender as situações nas quais for convocado a intervir, para avaliar os resultados alcançados e para conhecer os processos psicológicos nas suas múltiplas determinações, contemplando a integração dos aspectos biológicos, sociais, psíquicos e culturais, numa perspectiva de apreço à diversidade e respeito às diferenças.

O Curso de Psicologia conta com um corpo docente atuante no mercado de trabalho, com ampla experiência em atendimento clínico (consultórios e clínicas particulares) e em cargos públicos. Essa condição oferece ao aluno maior segurança nos assuntos que tratam da sua empregabilidade.

No decorrer do curso, os alunos encontram uma ampla gama de oportunidades de estágio extracurricular, em diferentes áreas. Além disso, ultimamente, as empresas têm buscado diretamente com a coordenação a indicação de psicólogos recém-formados para ocupar seus postos de trabalho.

Adriana Gonring Mestre
Alessandro Fazolo Cezário Doutor
Aloísio Fritzen Mestre
Ana Carolina Simões Ramos Doutor
Andréia da Silva Ferreira Mestre
Carlos Antonio dos Santos Mestre
Fábio Nogueira Pereira Doutor
Felipe de Carvalho Pimentel Mestre
Francisco de Assis Lima Filho Mestre
Isabele Santos Eleotério Mestre
Luciano de Sousa Cunha Mestre
Lucinéia Pesente Mestre
Marcela Arrivabeni Mestre
Maria José Cerutti Novaes Mestre
Maristher Sarmento Braga Mestre
Mônica Trindade Pereira Sant´Anna Mestre
Nielson Vicentini Mestre
Ronaldo Marangoni Júnior Mestre
Sandro Dau Doutor
Vitor Nunes Rosa Mestre
Viviane Moura Mestre
Walter Có Mestre

1º Período

  • Ecologia Humana
  • Genética Humana
  • Etologia
  • Antropologia
  • Sociologia
  • Pesquisa e Prática Profissional
  • Saúde Coletiva

2º Período

  • Neuroanatomia
  • História e Fundamentos da Psicologia
  • Análise Experimental do Comportamento
  • Psicologia do Desenvolvimento Humano I
  • Filosofia I

3º Período

  • Psicofisiologia
  • Processos Psicológicos Básicos I
  • Processos Psicológicos Básicos II
  • Psicologia do Desenvolvimento Humano II
  • Filosofia II
  • Bioestatística

4º Período

  • Teorias e Sistemas Psicológicos I
  • Teorias e Sistemas Psicológicos II
  • Técnica de Exame Psicológico I
  • Psicologia Social Comunitária I
  • Psicologia e Políticas Públicas
  • Psicologia da Aprendizagem

5º Período

  • Psicologia da Personalidade
  • Técnica de Exame Psicológico II
  • Teorias e Sistemas Psicológicos III
  • Psicologia Social Comunitária II
  • Estratégias de Intervenção em Psicologia Social Comunitária
  • Psicologia da Educação

6º Período

  • Estágio Supervisionado Básico I - Psicodiagnóstico
  • Metodologia de Pesquisa em Psicologia I
  • Estágio Supervisionado Básico II - Práticas Psicossociais
  • Psicopatologia I
  • Saúde Mental
  • Psicologia do Trabalho

7º Período

  • Dinâmica de Grupo
  • Metodologia de Pesquisa em Psicologia II
  • Estágio Supervisionado Básico III – Práticas Psicossociais
  • Psicopatologia II
  • Psicologia das Necessidades Especiais e Inclusão
  • Psicologia Organizacional

8º Período

  • Teorias e Técnicas Psicoterápicas I – Análise do Comportamento
  • Teorias e Técnicas Psicoterápicas II – Terapia Corporal
  • Teorias e Técnicas Psicoterápicas III – Gestalt-terapia
  • Psicofarmacologia
  • Teorias e Técnicas Psicoterápicas IV - Psicanálise
  • Teorias e Técnicas Psicoterápicas V - Jungiana
  • Teorias e Técnicas de Aconselhamento
  • Optativa I

9º Período

  • Estágio Supervisionado Básico IV – Práticas Psicoterápicas
  • Tópicos Avançados em Psicologia Jurídica
  • Tópicos Avançados em Psicologia Hospitalar
  • Empreendedorismo e Gestão Estratégica
  • Estágio Supervisionado da Ênfase em Processos Educativos I
  • Disciplina I da Ênfase em Processos -Estudos Especiais em Psicologia e Educação
  • Estágio Supervisionado da Ênfase em Saúde Coletiva I
  • Disciplina I da Ênfase em Saúde Coletiva - Estudos Especiais em Psicologia e Saúde

10º Período

  • Estágio Supervisionado Básico IV – Práticas Psicoterápicas
  • Tópicos Avançados em Psicologia do Esporte
  • Tópicos Avançados em Psicologia do Trânsito
  • TCC
  • Estágio Supervisionado da Ênfase em Processos Educativos II
  • Disciplina II da Ênfase em Processos Educativos - Psicomotricidade
  • Disciplina II da Ênfase em Processos Educativos - Intervenção em Educação
  • Estágio Supervisionado da Ênfase em Saúde Coletiva II
  • Disciplina II da Ênfase em Saúde Coletiva - Psicologia e Qualidade de Vida
  • Disciplina III da Ênfase em Saúde Coletiva - Intervenção em Saúde

Optativas

  • Criatividade e Processos Criativos
  • Antropologia Cultural
  • Comunicação Comunitária
  • Suporte Básico de Vida
  • Libras
  • Vigilância em Saúde
  • Psicodrama
  • Terapia Familiar Sistêmica
  • Pedagogia Hospitalar
  • Terapia Cognitivo-Comportamental
  • Neurociências Aplicadas à Psicologia
  • Dependência Química
  • Emergências e Desastres
  • Sexualidade

Formação prática e empreendedora em estágios supervisionados:

Estágio Supervisionado Básico I

Psicodiagnóstico: já no 6º período os alunos realizam seu primeiro estágio curricular obrigatório. Nesse estágio, os alunos aprendem e colocam em prática os princípios éticos e implicações psicossociais do diagnóstico psicológico e da orientação profissional.

Estágio Supervisionado Básico II e III

Práticas Psicossociais: no 6º e 7º período, os alunos vivenciam sua inserção em campo – unidades de saúde, escolas, empresas ou outras instituições da comunidade em foco. Nesses campos, realizam um diagnóstico situacional de processos psicológicos dos grupos envolvidos e formulam questões para investigação científica e/ou elaboração de plano de intervenção no campo da Psicologia.

Estágio Supervisionado Básico IV e V

Práticas Psicoterápicas: no 9º e 10º período os alunos retornam à clínica-escola e realizam atendimentos clínicos segundo o referencial teórico de uma abordagem específica, de acordo com sua identificação: Psicanálise, Psicologia Analítica, Abordagem Centrada na pessoa, Terapia Comportamental, Terapia Cognitivo Comportamental, Terapia Corporal, Terapia Familiar Sistêmica.

Estágio Supervisionado da Ênfase em Saúde Coletiva I e II

No 9º período de curso, os alunos escolhem uma Ênfase (Saúde ou Educação) e retomam sua inserção em campo – unidades de saúde, centros de referência, hospitais, escolas, presídios, empresas ou outras instituições da comunidade em foco, para elaboração de planos de intervenção no campo da saúde e educação. Implementação de processos de prevenção e promoção da saúde e educação, em nível individual e coletivo.

Atualmente a FAESA mantém convênio com a SESA, SEMUS, SEJUS, AMBES, Hospital Evangélico, Assimpol, SEME, entre outros.

Conheça o trabalho desenvolvido pelo nosso Núcleo de Estágio e Emprego para aproximar o aluno FAESA do mercado de trabalho.

SAIBA MAIS

A inovação pode ser entendida como um conjunto de intervenções, decisões e processos que, com certo grau de intencionalidade e sistematização, alteram atitudes, culturas, ideias, conteúdos, modelos e práticas.

Aplicando-se este conceito à educação, é pertinente considerar que as inovações pedagógicas buscam novas formas para promoverem a elaboração e a administração do currículo, das relações em sala de aula e do espaço escolar, de forma diferenciada, por meio de uma perspectiva renovadora de programas e projetos, materiais curriculares, estratégias de ensino e aprendizagem, modelos didáticos, visando à construção dos conhecimentos socialmente relevantes, que permitam o desenvolvimento de uma nova formação mais compreensiva e integral dos alunos.

SAIBA MAIS

A FAESA possui uma infraestrutura de excelência para o ensino da Psicologia. Além de contar com a estruturada  Clínica-Escola de Psicologia, montada com o que há de mais atual para o ensino acadêmico na área, a instituição disponibiliza para essa formação os seguintes espaços:

Laboratório de Condicionamento Operante: onde os alunos já no segundo período realizam práticas para conhecer os princípios básicos do comportamento humano.

Laboratório de Neuroanatomia: espaço inovador, com tecnologia de ponta para o ensino da Neuroanatomia.

NAT – Núcleo de Aplicações Tecnológicas: o NAT oferece 14 laboratórios de informática equipados com os melhores softwares do mercado e

Datashow individualizado por laboratório para a realização das aulas.

Navegue pelo nosso site e conheça toda a infraestrutura que a FAESA oferece para os seus alunos.

SAIBA MAIS