Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

ENEM

Saiu a Nota do ENEM. E agora?

FAESA

Blog

ENEM

Saiu a Nota do ENEM. E agora?

Por Equipe FAESA em Feb 3, 2023 5:09:17 PM | 4 min de leitura

A gente sabe que o resultado do Enem é um grande marco para os estudantes que estão concluindo o ensino médio e querem ingressar no ensino superior. Afinal, essa nota pode ter um papel fundamental no seu futuro.

Agora, depois de tanto tempo de estudo e expectativa, chegou hora de se preparar para receber a nota do Enem. Você sabe como ela funciona?

O cálculo da nota do ENEM

Antes de falarmos sobre os caminhos que podem ser seguidos após o resultado, vale a pena relembrar como funciona o cálculo da nota. Afinal, o método do INEP não se baseia apenas na soma de respostas corretas. 

Para começar, a prova objetiva é formada por quatro notas referentes a cada área de conhecimento: Ciências da Natureza; Ciências Humanas; Linguagens; e Matemática.

Dentro disso, existe um sistema de pesos e estatísticas cujo objetivo é diferenciar quem domina os assuntos e quem acerta a alternativa graças aos célebres “chutes”. Também conhecida como TRI (Teoria de Resposta ao Item), essa metodologia gira em torno de três parâmetros principais:

  • o de discriminação diferencia os participantes que dominam ou não as habilidades necessárias para empreender e responder corretamente às questões;
  • o de dificuldade estabelece os pesos de cada pergunta, atribuindo valores maiores aos itens mais complexos;
  • o de acerto casual avalia a probabilidade de alguém sem domínio acertar uma questão, seguindo a ideia de eliminar alternativas erradas até encontrar um “chute” estratégico.

Por conta da influência conjunta dos três fatores, podemos dizer que os pesos não variam somente de uma questão para outra. Eles também podem variar de um candidato para o outro, modificando os valores conforme a coerência das respostas. 

Resumindo, a prova considera que alunos capazes de acertar questões difíceis tendem a acertar as fáceis. Quando isso não acontece, o peso dado para as perguntas difíceis acaba diminuindo. 

serious-student-working-at-laptop-preparing-for-exams

A nota da redação

Quando saímos das questões objetivas e entramos na redação, os parâmetros do TRI são substituídos pelas cinco competências que norteiam o trabalho de correção. 

Inclusive, vale lembrar que esse processo é realizado manualmente por dois avaliadores que podem atribuir até 200 pontos em cada competência. Se as duas notas forem muito divergentes, existe a possibilidade de um terceiro avaliador entrar em cena para determinar o resultado. 

As competências são:

  • o domínio da norma padrão da língua portuguesa;
  • a compreensão da proposta de redação e desenvolvimento do tema em uma dissertação argumentativa;
  • a capacidade de organizar e relacionar informações com o intuito de defender um ponto de vista;
  • o conhecimento de mecanismos linguísticos que influenciam na construção da argumentação;
  • a elaboração de soluções para o problema proposto, respeitando a diversidade sociocultural e os valores humanos. 

Como você pode usar a nota?

Para completar nosso guia, é importante falar sobre as portas que se abrem após a divulgação do resultado. Afinal, você pode usar a nota do ENEM para conquistar vários objetivos relacionados à graduação. 

hand-with-pen-over-application-form

Substituição do vestibular

O ENEM é uma prova padronizada e reconhecida nacionalmente pelo Ministério da Educação, portanto seu resultado costuma substituir os vestibulares de várias instituições privadas.

 
⚠️Atenção!⚠️

Vale lembrar que, na FAESA, você pode fazer sua matrícula com a nota dos últimos cinco anos e garantir até 70% de desconto. Consulte sua nota e aproveite!

Bolsas de estudo

Com a nota do ENEM em mãos, também é possível conquistar bolsas de estudo por meio da própria instituição ou de programas públicos. Nesses casos, quanto maior a nota, maior a chance de se classificar ou aumentar os descontos.

Exemplo reconhecido de programas desse tipo, o PROUNI oferece bolsas de estudo - integrais e parciais - em instituições particulares de educação superior.

Para se inscrever, os candidatos devem ter participado do último Enem e conquistado, no mínimo, 450 pontos na média das notas, sem zerar a redação. Além disso, também são considerados critérios socioeconômicos. 

Inscrição em programas de financiamento

Outra possibilidade muito interessante é usar a nota do ENEM para se inscrever em programas de financiamento, como o FIES, para facilitar as condições de pagamento. 

Para participar do FIES, por exemplo, é necessário ter realizado a prova do Enem nos últimos anos, ter uma nota média igual ou superior a 450 pontos e possuir renda familiar mensal de até 3 (três) salários mínimos.Também não vale zerar a redação. 


Já sabe como acessar sua nota?

Para conferir o resultado individual do ENEM, você precisa acessar a Página do Participante do Inep com o mesmo login e senha da inscrição. Não perca tempo!


USE A NOTA DO ENEM PARA VIVER SUA MELHOR HISTÓRIA 

As aulas estão começando, mas ainda dá tempo de você realizar o sonho da graduação.

Com a nota do ENEM, você pode fazer sua matrícula sem outro vestibular e garantir bolsas de até 70% de desconto em qualquer curso da FAESA. 

Quanto maior a nota, maior seu desconto!

Faça sua matrícula agora mesmo e garanta descontos com seu resultado!

MATRICULE-SE COM A NOTA DO ENEM

ENEM

Veja mais conteúdos da UMC sobre EAD e educação

Resultado do Enem: onde e como conferir

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a porta de entrada para muitos sonhos acadêmicos e profissionais, e quando o ...
6 min de leitura

Enem: o que é, para que serve e mais!

A passagem pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um marco significativo na vida de milhares de estudantes ...
5 min de leitura

Como calcular a nota do Enem: dicas e mais!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma verdadeira chave mestra para o futuro acadêmico e profissional de milhões ...
6 min de leitura
Ver mais conteúdossobre ENEM