Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

ENEM

14 filmes e séries para assistir antes do ENEM

FAESA

Blog

ENEM

14 filmes e séries para assistir antes do ENEM

Por Equipe FAESA em Nov 7, 2022 4:33:02 PM | 7 min de leitura

O Enem está chegando e, nesse momento, pode ser importante equilibrar os livros com um pouquinho de entretenimento. Mas não é qualquer entretenimento, afinal é possível se preparar para a prova objetiva e para a redação com alguns filmes e séries. 

Pensando nisso, selecionamos 14 obras que abordam momentos históricos e discussões atuais. E a melhor parte é que todas estão disponíveis em serviços de streaming no Brasil. 

argentina-1985

Argentina, 1985 (2022)

Forte candidato ao Oscar, o longa argentino - lançado recentemente pela Amazon Prime Video - adapta a história real dos promotores públicos responsáveis por investigar e processar os militares que lideram uma das ditaduras mais violentas do mundo. 

A produção explica, com grande riqueza de detalhes, como funciona uma ditadura e levanta questionamentos éticos a partir dos relatos de personagens que foram vítimas de inúmeros crimes, como sequestro e tortura. 

Onde assistir: Amazon Prime Video

Nada-de-Novo-no-Front-1

Nada Novo no Front (2022)

Refilmagem de um clássico lançado em 1930, Nada Novo no Front apresenta a Primeira Guerra Mundial pelo ponto de vista de jovens soldados alemães que se alistam em nome do patriotismo, mas descobrem que a realidade é muito diferente.

Como complemento, a nova versão também aborda os bastidores da guerra ao incluir as participações do político Matthias Erzberger nas reuniões de armistício que decretaram o fim das batalhas. 

Onde assistir: Netflix

i538602

Não Olhe para Cima (2021)

O filme original da Netflix é uma sátira que acompanha dois astrônomos dispostos a informar o mundo sobre sua última descoberta: um cometa que se chocará com a Terra, levando os seres humanos à extinção completa. 

No entanto, eles enfrentam algumas barreiras que podem ser temas da redação. Entre as principais estão o negacionismo científico, a divulgação de notícias falsas e os interesses políticos que acompanham momentos de crise. 

Onde assistir: Netflix

Bacurau

Bacurau (2019)

Grande sucesso do cinema nacional, Bacurau apresenta uma versão distópica do sertão nordestino para trazer à tona críticas sociais e discussões de classe atuais e muito relevantes.

Uma história de resistência preenchida por temas, como a violência, o porte de armas, o aumento da pobreza, a escassez de água e o neocolonialismo, que podem marcar presença tanto na prova objetiva quanto na redação. 

Onde assistir: Globoplay

27594037

AmarElo - É Tudo para Ontem (2020)

Mistura de documentário com show musical, usa os bastidores do álbum AmarElo e a histórica apresentação da obra no Theatro Municipal de São Paulo como pano de fundo para discutir temas como o racismo, a desigualdade social e as influências da cultura africana na história brasileira. 

E a melhor parte é que o músico aborda esses tópicos de forma didática, criativa e divertida, oferecendo dados, histórias e ideias de argumentação que podem ser utilizadas na redação do Enem. 

Onde assistir: Netflix

A lista de Schindler

A Lista de Schindler (1994)

Quando o assunto é Segunda Guerra Mundial, filmes icônicos como O Resgate do Soldado Ryan e O Grande Ditador (disponíveis respectivamente no Amazon Prime Video e na Globoplay) sempre entram em discussão. No entanto, nenhum deles consegue ser mais amplo do que A Lista de Schindler. 

Nesta produção, Steven Spielberg apresenta os horrores da guerra por meio de alguns pontos de vista que também podem servir de base para a prova. Entre eles estão Oskar Schindler, um empresário que começa a salvar judeus, os soldados nazistas que atuam com crueldade e os judeus presos nos campos de concentração. 

Onde assistir: Globoplay

chernobyl-thumb

Chernobyl (2019)

Saindo dos filmes para as séries, a próxima dica é uma produção de cinco episódios que retrata o pior desastre nuclear da história da humanidade com grande riqueza de detalhes. É incrível como a minissérie transporta quem está assistindo para abril de 1986, quando uma falha humana causou a morte de milhares de pessoas e acelerou o fim da União Soviética. 

Reunião de vários pontos de vista, Chernobyl apresenta figuras políticas envolvidas na tragédia, cientistas que tiveram papel fundamental no controle de danos e cidadãos comuns que sacrificaram suas vidas para evitar novas explosões. Histórias dolorosas que ajudam a responder questões sobre o funcionamento dos reatores nucleares, o impacto da radiação em seres humanos e a importância das fontes de energia alternativas. 

Onde assistir: HBO Max

americanfactory3

Indústria Americana (2019)

Parceria entre a Netflix e a produtora criada pela Família Obama, o documentário vencedor do Oscar em 2020 se passa quase todo em uma fábrica da General Motors, nos Estados Unidos, adquirida por um bilionário chinês e reinaugurada após a contratação de milhares de funcionários americanos. 

Neste cenário, o conflito cultural ajuda a compreender aspectos fundamentais da guerra comercial entre China e EUA, mostrando por um ponto de vista humano algumas tensões que podem ser temas de questões do Enem. 

Onde assistir: Netflix

4a3c23c55652aeaeec767c2d16f93ac3

Olhos que Condenam (2019)

Mais uma minissérie baseada em fatos reais, Olhos que Condenam conta a história de cinco jovens negros julgados injustamente por um crime sexual e obrigados a cumprir pena por algo que não fizeram. 

Apesar de colocar o racismo e a injustiça como temas centrais, os episódios são preenchidos por outras discussões que podem marcar presença no Enem. Os mais importantes são: a violência policial, as possíveis falhas no sistema judiciário, o preconceito institucionalizado e os desafios do sistema carcerário. 

Onde assistir: Netflix

AAAABevkniLLzcttlOmImGJnXWN3Zs3k5Y7eCKbeDCHAux-TPO7xorv6A3aFJLNtCX9-ErXY1zDVbTGKw5FkYdO2xBStu_iuyKQOj_4j

Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade (2014)

Os cadernos de Ciências Humanas e Ciências da Natureza sempre deixam um espaço reservado para questões sobre meio ambiente e sustentabilidade. Pensando nisso, a indicação é um documentário que esclarece justamente a importância desses dois temas. 

Cowspiracy mostra como a agropecuária, quando realizada sem cuidado, influência no desmatamento, na poluição, no uso descontrolado da água e em outros problemas relacionados à descrição ambiental. Além disso, o filme também questiona o fato de algumas organizações ambientais deixarem esse tópico de fora das suas discussões. 

Onde assistir: Netflix

No-Ritmo-do-Coração-Imagem-02

No Ritmo do Coração (2021)

Vencedor de três Oscars na última premiação, esse melodrama conta a história de Ruby, uma garota que precisa se dividir entre seus sonhos e as responsabilidades de ser a única pessoa que ouve em uma família de surdos. 

Em meio a muitos risos e lágrimas, a relação de Ruby e seus familiares com a cidade em que vivem levanta muitas questões sobre acessibilidade. Inclusive, para comprar a importância dessa discussão, é importante relembrar que os "Desafios para Formação Educacional de Surdos" foi tema da redação em 2017. 

Onde assistir: Amazon Prime Video

auf-still-35-by-pedro-j-marquez-1

A Última Floresta (2021)

Voltando aos temas ambientais, esse documentário brasileiro acompanha a luta da tribo indígena Yanomami pela preservação de seus costumes ancestrais, misturando ficção com o cotidiano de índios e ativistas sociais. 

É uma ótima porta de entrada para reflexões sociológicas sobre diferenças culturais, o desaparecimento de civilizações e o impacto das ações predatórias tanto na natureza, quanto nas pessoas que vivem nela. 

Onde assistir: Netflix

the-crown-5-temporada-ganha-trailer-intenso-com-polemicas-da-realeza-assista

The Crown (2016)

Prestes a estrear sua quinta temporada, The Crown ganhou força nos tópicos de discussão após o falecimento da Rainha Elizabeth II. Afinal, a série acompanha a monarca desde os primeiros anos de atuação política. 

Ela é uma ótima fonte de estudos para quem deseja aprender mais sobre as eleições britânicas, o papel da monarquia na política, as relações exteriores da Inglaterra e até mesmo a história europeia como um todo, visto que a rainha teve participação importante em eventos como a Segunda Guerra Mundial.

Onde assistir: Netflix

explicando-a-mente-netflix-0820-1400x800

Explicando - A Mente

Não existe melhor obra para encerrar essas dicas do que uma série documental que mergulha na mente do ser humano, aborda questões fisiológicas de forma didática ao mesmo tempo em que apresenta truques para lidar com o cérebro. 

Nas duas temporadas de Explicando - A Mente, você vai encontrar dez episódios curtinhos que falam sobre a memória, a ansiedade, os sonhos, os desafios de manter o foco em meio a tantas distrações e mais uma série de discussões contemporâneas. Tudo que você precisa para fazer a prova preparado!

Onde assistir: Netflix


Ah, mais uma coisinha… Não esqueça que você pode entrar na FAESA com a nota do Enem e realizar a graduação dos sonhos em um dos melhores Centros Universitários do Brasil. 

Inscreva-se hoje mesmo e venha viver sua melhor história com a gente!

ENTRE COM A NOTA DO ENEM

ENEM

Veja mais conteúdos da UMC sobre EAD e educação

Resultado do Enem: onde e como conferir

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a porta de entrada para muitos sonhos acadêmicos e profissionais, e quando o ...
6 min de leitura

Enem: o que é, para que serve e mais!

A passagem pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um marco significativo na vida de milhares de estudantes ...
5 min de leitura

Como calcular a nota do Enem: dicas e mais!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma verdadeira chave mestra para o futuro acadêmico e profissional de milhões ...
6 min de leitura
Ver mais conteúdossobre ENEM