Professores de Medicina debatem planejamento educacional em oficina especial sobre a Taxonomia de Bloom

Professores de Medicina debatem planejamento educacional em oficina especial sobre a Taxonomia de Bloom

Os professores de Medicina, dos módulos de Habilidades Médicas e Profissionalismo (HMP) e Integração Ensino-Serviço-Comunidade (IESC), participaram de uma oficina especial sobre a Taxonomia de Bloom, que é um sistema que organiza os processos de ensino e aprendizagem. O debate, realizado na sala de Atividades para Grandes Grupos da Unidade Medicina, teve como objetivo aprimorar o planejamento educacional.

Ministrada pela professora e coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (NAPED), Vanessa Brustein, a proposta da oficina era mostrar métodos para ensinar e avaliar competências alinhadas à formação do médico do futuro. A docente aproveitou a oportunidade para adiantar uma novidade que será incorporada ao curso em breve: “Exploramos a Sala de Aula Invertida, um método estratégico que vamos incorporar à grade curricular com o objetivo de tornar a aprendizagem cada vez mais ativa, prática e autêntica, estimulando o protagonismo estudantil e o desenvolvimento da proficiência profissional”, explicou.

A professora Sandra Mara Soeiro Bof, que participou do debate, ressaltou a importância de preparar esse conteúdo antecipadamente para o próximo período. “Conseguimos planejar tanto a aprendizagem quanto o processo avaliativo, com base naquilo que os estudantes precisam aprender até chegarem ao internato, fazer a prova de residência e terem as condições necessárias para serem bons médicos”, pontuou.

Essa e outras oficinas fazem parte de um conjunto de capacitações que preparam os professores do curso de Medicina para novas abordagens de diálogo, garantindo a continuidade do ensino de excelência da FAESA para os estudantes no próximo período, que começará a partir do dia 4 de agosto.

Assuntos relacionados:

Outras notícias

todas as notícias

Por Leonardo Ribas Martins Castor, professor da Unidade de Engenharias da FAESA

A FAESA Unidade Linhares está com edital aberto para docentes de Agronomia. As inscrições serão realizadas de 24 de novembro de 2025 até as 23h59m do dia 30 de novembro de 2025.

Por Leonardo Ribas Martins Castor, professor da Unidade de Engenharias da FAESA

A FAESA Unidade Linhares está com edital aberto para docentes de Agronomia. As inscrições serão realizadas de 24 de novembro de 2025 até as 23h59m do dia 30 de novembro de 2025.