Visita prática prepara estudantes que escolheram cursar Medicina na FAESA

Visita prática prepara estudantes que escolheram cursar Medicina na FAESA

A tarde desta quinta-feira (12) foi diferente para os estudantes que se matricularam no curso de Medicina da FAESA, que oferece um diferencial antes do 1º período começar. Eles já concluíram o ensino médio e aguardam o início do próximo ano para ingressarem no ensino superior.

Com destino à Unidade Básica de Saúde (UBS) Oneida Viola, localizada no bairro Jardim América, em Cariacica, o professor Marcello Dalla, coordenador do eixo Integração Ensino Serviço e Comunidade (Iesc), acompanhou os estudantes desde a saída da Unidade Medicina.

Referência em atendimentos de hanseníase e tuberculose, com especialistas em dermatologia, endocrinologia e urologia, a UBS abrange os bairros Vasco da Gama, Vera Cruz, Jardim América e uma parte de São Conrado, e tem uma média de 350 atendimentos por dia. O espaço também oferece uma estrutura completa de acompanhamento em fisioterapia para a população, além de realizar diferentes atendimentos com clínicos gerais, possibilitando um ambiente de aprendizagem integrado.

A professora Tania Mara Machado atua especificamente na unidade de saúde junto aos estudantes e os recepcionou na chegada, acompanhada da coordenadora da UBS, Alair Carneiro Sales.

A visita começou com um bate-papo na sala de estudos, onde esclareceram dúvidas sobre o que fazem ao iniciar o curso, quais projetos podem desenvolver logo no início e debateram as Habilidades Médicas e Profissionalismo (HMP), um dos módulos da Medicina FAESA.

“O reflexo para a unidade, com a presença dos estudantes antes de iniciarem o curso, é imediato, porque é assim que eles conhecem o sistema, os funcionários e criam essa conexão com as pessoas. Afinal, são os futuros médicos que vão nos atender enquanto profissionais. É o momento de entenderem o potencial de uma unidade básica de saúde”, conta a professora Tania Mara Machado.

Segundo a coordenadora da UBS, Alair Carneiro Sales, após iniciarem as aulas, as atividades vão do 1º ao 8º período e demonstram a importância de os estudantes conhecerem e viverem a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS). “O Ministério da Educação estabelece que 20% da carga horária do curso de medicina seja de atividades de extensão. É nesse momento que temos a práticas na comunidade. Nessa atuação eles desenvolvem o olhar clínico desde o início, porque nesse primeiro momento a tarefa é assistir os procedimentos. Sempre tem um tutor com acompanhamento para ninguém ficar sozinho dentro da unidade. A rotina inclui estudar e abordar os pacientes com bastante cautela, tendo o objetivo de conhecer a realidade deles”.

Vinicius Lirio da Silva está matriculado no curso e aguarda o início das aulas no ano que vem. Ele participou da visita e viu a importância desse momento. “Tive uma visão mais ampla do que vai ser tratado dentro e fora da sala de aula, nas práticas, no atendimento ao público, porque a FAESA tem esse acolhimento especial com a gente. Isso reacende cada vez mais a nossa vontade de estudar aqui”.

Já a estudante Ana Clara Scopel, que também está à espera do curso começar, conta que agora tem uma noção realística de como será seu cotidiano. “Eu gostei muito porque a FAESA continua me surpreendendo. Eu já conhecia a instituição, o campus maravilhoso de Vitória e a Unidade Medicina aqui de Cariacica. Hoje foi a vez da unidade de saúde. Quando as aulas começarem, sei que essas visitas vão acontecer toda semana, é um diferencial na prática com o contato humano, analisando os sintomas dos pacientes e acompanhando as prescrições médicas”.

Assuntos relacionados:

Outras notícias

todas as notícias

As atividades envolveram a participação em iniciativas como a ONG Aumigo de Livros e o Recicla Capixaba, além de ações realizadas em instituições próximas da realidade dos próprios estudantes

Por Joice Paiva Tosta. coordenadora dos cursos da Unidade de Engenharias da FAESA Centro Universitário

As atividades envolveram a participação em iniciativas como a ONG Aumigo de Livros e o Recicla Capixaba, além de ações realizadas em instituições próximas da realidade dos próprios estudantes

Por Joice Paiva Tosta. coordenadora dos cursos da Unidade de Engenharias da FAESA Centro Universitário