Palestra na FAESA destaca importância da imunização para profissionais de saúde

Palestra na FAESA destaca importância da imunização para profissionais de saúde

Palestra

Os estudantes de Medicina da FAESA participaram, na última semana, da palestra “Programa Nacional de Imunização”, realizada no Auditório do Campus Vitória. A atividade foi ministrada pela médica pediatra e infectologista e presidente da Sociedade Espírito-Santense de Pediatria, Ana Paula Burian, referência nacional em imunização. Durante o encontro, a especialista apresentou informações sobre as principais doenças preveníveis por vacinas e destacou a importância da cobertura vacinal, especialmente entre profissionais da saúde. A coordenadora do curso, Rosana Alves, e o professor Fernando Guedes também estiveram presentes.

Durante o encontro, a médica alertou que a falta de vacinação pode trazer consequências não apenas para o profissional, mas também para pacientes, familiares e para a sociedade como um todo. “A importância de um profissional de saúde vacinado não é só para ele não se infectar, é para ele não trazer doença para casa”, afirmou a especialista.

Segundo informações da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em 2025 o Brasil registrou 6.653 óbitos por síndromes respiratórias agudas graves virais, sendo mais de 2.200 mortes causadas por influenza tipo A. Além do impacto na saúde, a gripe pode afastar um trabalhador de três a cinco dias de suas atividades, gerando prejuízos indiretos para empresas e instituições.

Entre os pontos abordados, Ana Paula Burian reforçou que o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza diversas vacinas indicadas para profissionais da saúde, como as contra Covid-19, Influenza, dTpa (coqueluche), Hepatite B, Varicela (VZ), Tríplice Viral (SCR), Febre Amarela e Meningocócica C.

Palestra Dra. Ana Paula

A especialista também apresentou fontes de informação confiáveis sobre vacinação, como a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), que é a entidade científica responsável por promover atualização científica e elaborar calendários e manuais sobre vacinas. Outro portal mencionado foi o “Saúde de A a Z”, glossário do Ministério da Saúde que reúne informações sobre sintomas, diagnósticos, exames, tratamentos, causas e prevenção de doenças.

Outro tema discutido foi o funcionamento dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE). Em 2025, esses centros passaram a integrar a nova Rede de Imunobiológicos para Pessoas com Situações Especiais (RIE), que amplia o acesso a vacinas de alto custo e tecnologias modernas destinadas a pacientes com condições clínicas específicas, imunodeficiências ou contraindicações à vacinação na rede básica.

Além dos aspectos técnicos, a médica destacou que o atendimento em saúde deve ser pautado também por atitudes humanas. Segundo ela, em situações sensíveis, é fundamental que o profissional saiba se posicionar com simpatia, empatia e compaixão, características que fazem diferença no cuidado com o paciente.

Durante o evento, a empresa Burian Vacinas também esteve presente oferecendo revisão do calendário vacinal e a comercialização de imunizantes com valores diferenciados. A iniciativa possibilitou que estudantes e colaboradores avaliassem e atualizassem o cartão de vacinação, caso tivessem interesse.

Assuntos relacionados:

Outras notícias

todas as notícias

Estudantes de Medicina passam a realizar atividades práticas, com exclusividade, em um dos principais complexos hospitalares do Espírito Santo

Por Monica Nogueira dos Santos, doutora em Psicologia, psicóloga clínica e professora da FAESA

Ambiente ampliado para 200 m² oferece estrutura de convivência, descanso e lazer para apoiar a rotina intensa de estudos dos estudantes

Estudantes de Medicina passam a realizar atividades práticas, com exclusividade, em um dos principais complexos hospitalares do Espírito Santo

Por Monica Nogueira dos Santos, doutora em Psicologia, psicóloga clínica e professora da FAESA

Ambiente ampliado para 200 m² oferece estrutura de convivência, descanso e lazer para apoiar a rotina intensa de estudos dos estudantes