Os estudantes do 3º período de Medicina participaram de uma simulação de anamnese com “atores”, parte do módulo de Habilidades Médicas e Profissionalismo (HMP) 3, realizada na última segunda (18) e quarta-feira (20). A atividade contou com transmissão simultânea entre a Sala Para Atividades em Grandes Grupos e o Consultório da Unidade Medicina.
A dinâmica da ação envolveu professores, estudantes e alguns integrantes da Equipe FAESA. Na sala de aula, eles definiram o roteiro de perguntas e respostas. Em seguida, um sorteio definiu quais acadêmicos interpretariam os médicos. Foram escolhidos três integrantes da Equipe FAESA que simularam ser pacientes com diferentes condições, como gravidez, dores nas costas e até a doença de Alzheimer, caracterizada pela perda de memória a curto prazo.
Toda a atividade foi acompanhada pela turma por meio do projetor da Sala Para Atividades em Grandes Grupos, de onde observaram o atendimento realizado no consultório. O desempenho de cada um foi avaliado pelos professores, que estavam localizados no Corredor de Observação.
Os objetivos da prática simulada incluíram o treinamento do olhar, da atenção e do cuidado, desenvolvendo a competência de um estudante de Medicina na realização da anamnese clínica estruturada. A ideia foi valorizar a comunicação eficaz, a escuta ativa e a empatia como elementos fundamentais do cuidado ao paciente.
Para o professor Fernando Guedes, essa experiência permite que os estudantes se preparem para as novas atividades do semestre: “A partir deste terceiro período do curso, eles vão atuar na coleta de dados em uma entrevista de anamnese no hospital com pacientes reais”, destacou.
Bianca Dalmazio estava entre os sorteados para atuar como médica na atividade e contou que foi uma oportunidade de aplicar na prática o que aprendeu na teoria. “Ter a oportunidade de estar diante de colegas e de professores que nos avaliam, garantindo que aprendemos o conteúdo, agrega todo o valor a nossa aprendizagem.” O estudante Tiago Dalvi também participou da simulação e ressaltou a importância de entender com antecedência procedimentos que vai realizar em casos reais: “Senti na pele o que vou vivenciar no hospital. É um conhecimento que faz diferença na minha formação acadêmica.”