Os professores do curso de Medicina participaram de uma capacitação de feedback e comunicação ministrada pela coordenadora Rosana Alves. A atividade, que foi realizada na última segunda-feira (18), no Mov.ie, no Campus Vitória, promoveu a humanização no ensino das práticas médicas, um dos pilares da Medicina FAESA.
O objetivo foi trabalhar o conceito de feedback na educação, ou seja, como os professores devem observar de forma correta a conduta dos estudantes antes de os avaliarem, colocando-se no lugar deles, analisando a melhor forma de abordagem no ambiente acadêmico e o que podem melhorar.
A dinâmica do encontro distribuiu todos os professores do curso em grupos de três integrantes por mesa, separados em duas salas diferentes. A tarefa foi trabalhar dois casos, simulando o desempenho de um estudante em uma prova. A prática incluiu observar os pontos fortes e promover um momento de autoavaliação e orientação ao estudante, estimulando a empatia para colocarem-se no lugar do próximo e compreenderem todo o contexto.
Entre as regras de construção correta de um feedback, a coordenadora Rosana Alves destacou que a análise deve ser focada em mensagens específicas e importantes. A ideia é evitar que o retorno envolva múltiplos aspectos que possam sobrecarregar o estudante e o profissional, perdendo a eficácia. Além disso, estabelecer metas, objetivos e um ambiente de aprendizagem respeitoso, com observação diária, pode ajudar a destacar os comportamentos corretos.