Os professores dos módulos de Habilidades Médicas e Profissionalismo (HMP) e Integração Ensino-Serviço-Comunidade (IESC) do curso de Medicina participaram de uma oficina especial sobre a Taxonomia de Bloom. O debate, realizado na sala de Atividades para Grandes Grupos da Unidade Medicina, teve como objetivo aprimorar o planejamento educacional.
Ministrada pela professora e coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (NAPED), Vanessa Brustein, a proposta da oficina era mostrar métodos para ensinar e avaliar competências alinhadas à formação do médico do futuro. A docente aproveitou a oportunidade para adiantar uma novidade que será incorporada ao curso em breve: “Exploramos a Sala de Aula Invertida, um método estratégico que vamos incorporar à grade curricular com o objetivo de tornar a aprendizagem cada vez mais ativa, prática e autêntica, estimulando o protagonismo estudantil e o desenvolvimento da proficiência profissional”, explicou.
A professora Sandra Mara Soeiro Bof, que participou do debate, ressaltou a importância de preparar esse conteúdo antecipadamente para o próximo período. “Conseguimos planejar tanto a aprendizagem quanto o processo avaliativo, com base naquilo que os estudantes precisam aprender até chegarem ao internato, fazer a prova de residência e terem as condições necessárias para serem bons médicos”, pontuou.
Essa e outras oficinas fazem parte de um conjunto de capacitações que preparam os professores do curso de Medicina para novas abordagens de diálogo, garantindo a continuidade do ensino de excelência da FAESA para os estudantes no próximo período, que começará a partir do dia 4 de agosto.