PESQUISA

Tendo como missão a promoção do desenvolvimento social por meio do conhecimento, a FAESA vem orientando sua trajetória na busca pela inovação e pela excelência, visando à produção e à socialização do conhecimento nas diversas áreas do saber.

Ao longo do tempo, a produção e a disseminação do conhecimento advindo da academia já demonstraram o quanto teoria e prática podem atuar em prol do desenvolvimento social e também econômico. Temas de suma importância e em sintonia com as necessidades globais, como a relação entre o homem e o meio ambiente e a necessidade de mudanças foram colocadas em pauta e a pesquisa por novas formas de produção já demonstraram que a teoria posta em prática pode ser extremamente benéfica e necessária para mudanças que afetam positivamente a sociedade.

O desenvolvimento da pesquisa realimenta o ensino, o aperfeiçoamento docente, atualiza, aprofunda e amplia a formação de alunos, aguçando sua criatividade e pensamento reflexivo, preparando-os para patamares mais altos como pesquisadores e como cidadãos, estimulando a inovação e a busca por novos caminhos.

Por meio da pesquisa, a FAESA espera promover junto à comunidade local e nacional, as condições fundamentais para o desenvolvimento de indivíduos comprometidos, ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento social e tecnológico da sociedade e a constante melhoria da qualidade de vida dos seres humanos.

LINHAS DE PESQUISA

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO 1 : DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Linha de pesquisa 1: Desenvolvimento Agrário e Ecossistemas Naturais

Trata dos aspectos da evolução e arranjo da paisagem natural e/ou antropogênica, tanto das zonas rurais como urbanas do estado do Espírito Santo, abordando as questões ambientais, seus desdobramentos no planejamento ambiental e regional e no desenvolvimento agrário. As questões a serem debatidas no âmbito da linha de pesquisa perpassarão pelos aspectos específicos do meio ambiente relacionados, com as áreas protegidas, recursos hídricos, recursos florestais, recursos do solo nos diversos ecossistemas, sejam eles terrestres, costeiros ou marinhos. O foco principal é a avaliação dos aspectos do ambiente e os efeitos de seu uso ou do potencial uso envolvidos na dinâmica ambiente x homem. Assim, os temas que deverão ser abordados na linha devem envolver as características dos elementos que compõe o meio e os efeitos das ações humanas, visando estudar potencialmente a valoração e conservação do meio ambiente de um território baseado na auto sustentação da vida e suas interações.

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Projeto: Avaliação da qualidade da água e bioindicadores em represas de abastecimento público no ES

Curso: Ciências Biológicas

Professor orientador: Alessandra Delazari Barroso

Aluno: Fabrício Bronzoni de Oliveira

Período: 11/2015 a 11/2016 para alunos
01/2016 a 01/2017 para professores - em andamento

Objetivos:

- Caracterizar a qualidade da água das represas através da análise de parâmetros físico-químicos.

- Identificar as espécies fitoplanctônicas ao menor nível taxonômico possível e analisar a estrutura da comunidade através dos atributos riqueza, diversidade, densidade, biomassa, abundância e dominância.
- Analisar a ocorrência de cianobactérias potencialmente tóxicas e bioindicadoras da qualidade da água.

 

Projeto: Influência da construção de granjas nas condições ambientais da região de Domingos Martins – ES

Curso: Engenharia Ambiental

Professor orientador: Vinicius de Oliveira Carlesso

Aluno: Ana Paula do Nascimento Silva

Período: 11/2015 a 11/2016 para alunos
01/2016 a 01/2017 para professores  - em andamento

Objetivos:

Avaliar a influência da produção de frango de corte na qualidade da água e solo na Região do Galo em Domingo Martins - ES, onde serão avaliadas 10 granjas através de vistorias, e levantamentos de dados ambientais.

 

Projeto: Estudo para aproveitamento de águas de chuvas para fins não potáveis do Centro de Educação Ambiental da ArcelorMittal

Curso de Engenharia Civil

Professor orientador: Milton Carvalho Bernardo

Alunos: Fabrícia Vieira, Izak Francisco Justi

Período: 06/2015 a 12/2015  - concluído

Objetivos:

- Desenvolver um estudo para aproveitamento de águas de chuvas para uso em irrigações, lavagens de pisos e nas descargas nos vasos sanitários a serem coletadas no Centro de Educação Ambiental da Arcelor Mittal Tubarão.

 

Projeto: Avaliação do potencial eólico em ambiente urbano

Curso: Engenharia Mecânica

Professor orientador: Lúcio Passos Patrocínio

Alunos: Fabiano Subtil da Silva, Filipe Diniz Britto

Período: 09/2014 a 08/2015 - concluído

Objetivos:

- Determinar o potencial eólico para produção de energia dentro do campus I da FAESA.

- Desenvolver entre os alunos de engenharia, o conhecimento relativo ao uso da energia eólica e seu potencial.

- Divulgar este conhecimento através de atividades de extensão, cursos e palestras. 

 

Projeto: Modelagem de um aerogerador para operação em ambiente urbano

Curso: Engenharia Mecânica

Professor orientador: Lúcio Passos Patrocínio

Aluno: Diego Ferreira da Costa, Luan Pessin Thiengo

Período: 09/2014 a 08/2015 – concluído

Objetivos:

- Modelar em ambiente orientado a DFC, as condições de carga às quais um aerogerador será submetido.

- Desenvolver entre os alunos de engenharia, o conhecimento relativo ao uso de energia eólica e seu potencial.

 

Projeto: Desenvolvimento de um protótipo de uma bomba carneiro

Curso: Engenharia Mecânica

Professor orientador: Milton Carvalho Bernardo

Alunos: Olympio Siqueira Rangel Netto , Sabrina Ribeiro Guzzo

Período: 09/2014 a 08/2015  - concluído

Objetivos:

Reproduzir e explicar o funcionamento de um carneiro hidráulico (bamba carneiro) e suas aplicações na engenharia, busca desenvolver um protótipo constituído por materiais de baixo custo, como produtos recicláveis e peças hidráulicas de fácil obtenção para equipar o laboratório de hidráulica com o mesmo, a fim de ser utilizado como incremento às aulas teóricas e práticas, com o objetivo de difundir o seu uso e conceito entre os estudantes de Engenharia Ambiental, Civil e Mecânica em formação uma vez que que o método de bombeamento de água será de baixo custo e sem o uso de energia elétrica ou combustíveis fósseis, quando o cenário mundial carece de fontes sustentáveis e alternativas de energia.

 

Projeto: Pesquisa exploratória de eficiência energética

Professor orientador: Marcelo de Oliveira Lima

Aluno: Lucas Costa Teixeira

Período: 09/2014 a 08/2015  - concluído

Objetivos:

Motivar os alunos da instituição a aprofundar-se no estudo do tema. Com isso, poderão ser gerados trabalhos de conclusão de curso, pesquisas posteriores com maior especialidade e relevância técnico-científica. Despertar o pensamento empreendedor dos alunos, no sentido de identificar oportunidades de negócio nesta área, principalmente tendo em vista o cenário propício observado na atualidade.

 

Projeto: Análise do desempenho de um sistema fotovoltaico conectado à rede elétrica utilizando microinversores

Curso: Engenharia Ambiental

Professor orientador: Warley Teixeira Guimarães

Aluna: Bruna Machado Christ

Período: 11/2015 a 11/2016 para alunos
01/2016 a 01/2017 para professores

Evolução: em andamento

Objetivos:

- Estudar a geração de energia solar fotovoltaica em Vitória, ES.

- Avaliar o desempenho de um sistema fotovoltaico conectado à rede elétrica, utilizando microinversores.
- Estimar a influência dos parâmetros meteorológicos sobre o desempenho de sistemas fotovoltaicos utilizando microinversores.

- Apresentar um modelo matemático que explique o efeito da temperatura ambiente sobre o desempenho de módulos e microinversores em Vitória, ES.

 

Projeto: Análise de viabilidade técnica para a implementação de um sistema de geração de energia solar fotovoltaica no Centro de Educação Ambiental da ArcelorMittal

Curso: Engenharia Ambiental

Professor orientador: Warley Teixeira Guimarães

Alunas: Bruna Machado Christ, Stefanie Lievore Cruz

Período: 06/2015 a 12/2015 - Concluído

08/2015 a 07/2016 - Em andamento

Objetivos:
Dimensionar um sistema de produção de energia solar fotovoltaica, tendo como base a Resolução Normativa ANEEL Nº 482, de 17/04/2012, que estabelece as condições gerais para o acesso de microgeração e minegeração distribuída aos sistemas de distribuição de energia elétrica e o sistema de compensação de energia elétrica.

 

Projeto: Produção de biodiesel a partir de óleo residual fritura: catálise básica utilizando os catalisadores (LiOH+NaOH) e (LiOH+KOH) na presença de etanol

Curso: Engenharia Ambiental

Professor orientador: Gilberto Maia de Brito

Aluna: Juliana Pereira Louzada Valory

Período: 08/2015 a 07/2016 - Em andamento

Objetivos:

- Verificar o rendimento da reação de transesterificação para a produção de biodiesel utilizando a mistura de catalisadores básicos.

- Caracterizar física e quimicamente as amostras de biodiesel produzidas.

- Purificar o etanol a ser utilizado na produção de biodiesel.

- Purificar o glicerol produzido por meio da destilação fracionada.

- Comparar os resultados de rendimentos obtidos com outros trabalhos da literatura.

 

Projeto: Desenvolvimento de um Manipulador Didático com Controlador Embarcado

Cursos: Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia da Computação.

Professor orientador: Victor Marques Miranda

Alunos: Arthur Pizetta David, Aryeli Diniz da Silva, Atílio Caliari de Lima, Helcio Paulo da Silva Júnior, Marcos Adriano Zandonadi Pereira, Mariana Chagas Alves, Rarisson Brito Alves de Almeida

Período: 02/2016 a 12/2016 - Em andamento

Objetivo: Aprendizado complementar na área de robótica e servirá de base para possíveis projetos futuros de aperfeiçoamento, estreitando ainda mais o vínculo entre teoria e a prática.

 

Projeto: Estudo Gravimétrico dos Resíduos Sólidos da FAESA

Cursos: Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Química e Engenharia de Produção.

Professor orientador: Vinicius Braga Pelissari

Alunos: Stefanie Lievore Cruz, Fernanda Ribeiro Góes Nunes, Tânia Galavote Pinto, Thamyres Teixeira Gianetti, Diego Pereira de Freitas, Augusto Bellucio Ker

Período: 06/2016 a 07/2017 - Em andamento

Objetivo: Identificação, separação, pesagem e classificação técnica do lixo, seguindo regras estabelecidas por NBR/ABNT. Base para gestão de resíduos e servirá de instrumento para a elaboração adequada de um Programa de Gestãop de Résiduos Sólidos (PGRS) para a FAESA.

Linha de pesquisa 2: Planejamento e Políticas de Desenvolvimento Regional

Trata da leitura crítica das teorias econômicas e sociais da dimensão regional, com análise de sua aplicação contrastando a problemática dos países e das regiões subdesenvolvidas com a dos países e regiões que sustentaram as formações dessas teorias.

Abrange a territorialidade das políticas públicas em geral, tanto como compreende políticas específicas para a transformação de regiões.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO 2: Ensino

Linha de pesquisa 1: Práticas pedagógicas e formação do professor no contexto do ensino de ciências e matemática.

Trata do desenvolvimento de estudos e pesquisas relacionados aos processos de ensino e de aprendizagem, bem como ao desenvolvimento de recursos didáticos para atender as necessidades dos espaços de educação formal e não formal. Também estão incluídos os estudos sobre currículo no ensino fundamental, médio e superior, e o desenvolvimento de materiais didáticos e de softwares educacionais e uso de espaços virtuais no contexto do ensino em diferentes níveis da educação, com ênfase no ensino de ciências e matemática.

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Projeto: Uso de metodologias alternativas para o ensino de Ciências

Curso: Ciências Biológicas

Professora orientadora: Ana Carolina Ramos Simões

Alunas: Samara Cao Paixão, Leia Miranda Gomes

Período: 11/2015 a 11/2016 para alunos
01/2016 a 01/2017 para professores - Em andamento

Objetivos:
Elaborar um instrumento que permita a avaliação diagnóstica das habilidades e competências que os alunos das turmas iniciais de biomédicas no Município de Vitória trazem do Ensino Médio, identificando os fatores que auxiliam e dificultam no processo de ensino e aprendizagem na área de Genética. A partir deste diagnóstico, propor, desenvolver e avaliar metodologias inovadoras que promovam a contextualização dos conhecimentos teórico-práticos e que visem explorar a maior habilidade dos alunos em relação as formas de raciocínio.

 

Projeto: Implantação dos 20% EAD no Ensino Superior: a construção do modelo de disciplinas online para Graduação presencial na perspectiva do aluno

Curso: Pedagogia

Professor orientador: Lígia Cristina Bada Rubim

Aluno: Gabriela Dadalto Peres

Período: 11/2015 a 11/2016 para alunos
01/2016 a 01/2017 para professores - Em andamento

Objetivos:

- Propor modelo de disciplinas online na graduação presencial.

- Identificar características das modalidades presencial e a distância para a composição do modelo.

- Avaliar modelagem de disciplinas online aplicadas em graduação presencial.

- Coletar contribuição de  alunos para a proposta de modelo a ser definido

 

Projeto: Núcleo de Criatividade Digital

Curso: Publicidade e Propaganda

Professor orientador: Felipe Maciel Tessarolo

Aluna: Cristiane Rubim Manzina da Silva

Período: 11/2015 a 11/2016 para alunos
01/2016 a 01/2017 para professores - Em andamento

Objetivos: O foco da pesquisa está nas teorias contemporâneas de comunicação e na prática dos conhecimentos adquiridos no desenvolvimento das atividades de um profissional do mercado publicitário, preparando os alunos para suprir uma carência atual por profissionais especializados em publicidade para as novas mídias.

- Produzir conhecimento científico sob a ótica das teorias contemporâneas da comunicação, em especial a cibercultura.

- Desenvolver as habilidades e competências dos bolsistas na prática publicitária para o ambiente digital.

 

Projeto: Implantação do Banco de Dentes Humanos da FAESA

Curso: Odontologia

Professor orientador: Maria da Conceição Moulim da Silva Soares

Alunos: Victor Rodrigues Valentim, Mariana Itaborai Moreira Freitas, Lucas Monteiro dos Santos, Daniela de Souza Fosse Vomoca

Período: 09/2014 a 08/2015 - Concluído

Objetivos:
- Documentar a procedência e destino de dentes humanos extraídos e evitar o comércio do órgão dentário.

- Promover campanhas de conscientização para estimular a doação de órgão dental para a população em geral.

- Garantir a biossegurança no manuseio dos dentes, devido ao risco biológico.

- Cuidar do adequado armazenamento do órgão dental.

 

Projeto: Conhecimento dos alunos de Odontologia em relação aos anestésicos locais e complicações associadas

Professora orientadora: Gabriela Mayrink Gonçalves

Aluna: Bianca Felipe Martins

Período: 09/2014 a 08/2015 - Concluído

Objetivos: Avaliar o conhecimento e conduta dos alunos de graduação a respeito das dosagens, tipos de anestésicos locais e técnicas anestésicas adontológicas, bem como a frequência das aspirações e efeitos diversos. Dessa forma, promoverá a conscientização sobre a dosagem dos anestésicos e seus problemas sistêmicos, assim como o possível desperdício e aumento do custo da instituição pelo uso indiscriminado de anestésicos, podendo contribuir para melhoria na conduta clinica do cirurgião dentista.

 

Projeto: O que pensam os acadêmicos de Odontologia sobre formação complementar em Saúde Coletiva

Professor orientador: Moysés Francisco Netto

Alunas: Lorena Passoni Vervloet, Thatiany Oliveira Souza

Período: 02/2015 a 09/2015 - Concluído

Objetivos: Caracterizar o grau de interesse dos alunos graduandos em Odontologia em dedicar-se na área de Saúde Coletiva como formação complementar, adotando método exploratório, descritivo, com abordagem quanti-qualitativa.

Linha de pesquisa 2: Práticas pedagógicas e formação de professores no contexto de ensino de humanidades

Trata do desenvolvimento de estudos e pesquisas relacionados ao ensino e diversidade, inclusão social e sustentabilidade, no contexto da educação formal e não formal focalizando principalmente aspectos de caráter histórico, político e filosófico.

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Projeto: O levante migratório de refugiados no século XXI – uma comparação legislativa do Brasil, da União Europeia e de Direito Internacional Pública entre os movimentos de Haitianos e Sírios

Curso: Direito

Professor orientador: Stella Emery Santana

Aluno: Fernanda Neves Vieira

Período: 11/2015 a 11/2016 para alunos
01/2016 a 01/2017 para professores - Em andamento

Objetivos:

- Realizar levantamento sobre o arcabouço legislativo para os refugiados no campo do Direito Internacional, Direito Comunitário e Direito pátrio.

Analisar os dados do ACNUR acerca dos movimentos de refugiados para a Europa e para o Brasil.

- Verificar as medidas legais especiais que estão sendo tomadas pela União Européia e compara-las às medidas legais adotadas pelo Brasil.

- Demonstrar a necessidade de compreensão jurídica da questão dos refugiados como um Direito Humano fundamental e uma questão humanitária para os nacionais dos países receptores.

 

Projeto: Uma análise da condição jurídica de estrangeiro no estado do ES

Curso: Direito

Professor orientador: Stella Emery Santana

Aluno: Melquizedeque Vicente Macêdo

Período: 09/2014 a 08/2015 - Concluído

Objetivos:

- Analisar a legislação brasileira sobre os estrangeiros.

- Realizar levantamento junto a órgãos e instituições públicas sobre o quantitativo populacional de cidadãos estrangeiras no estado.