PESQUISA

Tendo como missão a promoção do desenvolvimento social por meio do conhecimento, a FAESA vem orientando sua trajetória na busca pela inovação e pela excelência, visando à produção e à socialização do conhecimento nas diversas áreas do saber.

Ao longo do tempo, a produção e a disseminação do conhecimento advindo da academia já demonstraram o quanto teoria e prática podem atuar em prol do desenvolvimento social e também econômico. Temas de suma importância e em sintonia com as necessidades globais, como a relação entre o homem e o meio ambiente e a necessidade de mudanças foram colocadas em pauta e a pesquisa por novas formas de produção já demonstraram que a teoria posta em prática pode ser extremamente benéfica e necessária para mudanças que afetam positivamente a sociedade.

O desenvolvimento da pesquisa realimenta o ensino, o aperfeiçoamento docente, atualiza, aprofunda e amplia a formação de alunos, aguçando sua criatividade e pensamento reflexivo, preparando-os para patamares mais altos como pesquisadores e como cidadãos, estimulando a inovação e a busca por novos caminhos.

Por meio da pesquisa, a FAESA espera promover junto à comunidade local e nacional, as condições fundamentais para o desenvolvimento de indivíduos comprometidos, ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento social e tecnológico da sociedade e a constante melhoria da qualidade de vida dos seres humanos.

LINHAS DE PESQUISA

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO 1 : DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Linha de pesquisa 1: Desenvolvimento Agrário e Ecossistemas Naturais

Trata dos aspectos da evolução e arranjo da paisagem natural e/ou antropogênica, tanto das zonas rurais como urbanas do estado do Espírito Santo, abordando as questões ambientais, seus desdobramentos no planejamento ambiental e regional e no desenvolvimento agrário. As questões a serem debatidas no âmbito da linha de pesquisa perpassarão pelos aspectos específicos do meio ambiente relacionados, com as áreas protegidas, recursos hídricos, recursos florestais, recursos do solo nos diversos ecossistemas, sejam eles terrestres, costeiros ou marinhos. O foco principal é a avaliação dos aspectos do ambiente e os efeitos de seu uso ou do potencial uso envolvidos na dinâmica ambiente x homem. Assim, os temas que deverão ser abordados na linha devem envolver as características dos elementos que compõe o meio e os efeitos das ações humanas, visando estudar potencialmente a valoração e conservação do meio ambiente de um território baseado na auto sustentação da vida e suas interações.

Linha de pesquisa 2: Planejamento e Políticas de Desenvolvimento Regional

Trata da leitura crítica das teorias econômicas e sociais da dimensão regional, com análise de sua aplicação contrastando a problemática dos países e das regiões subdesenvolvidas com a dos países e regiões que sustentaram as formações dessas teorias.

Abrange a territorialidade das políticas públicas em geral, tanto como compreende políticas específicas para a transformação de regiões.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO 2: Ensino

Linha de pesquisa 1: Práticas pedagógicas e formação do professor no contexto do ensino de ciências e matemática.

Trata do desenvolvimento de estudos e pesquisas relacionados aos processos de ensino e de aprendizagem, bem como ao desenvolvimento de recursos didáticos para atender as necessidades dos espaços de educação formal e não formal. Também estão incluídos os estudos sobre currículo no ensino fundamental, médio e superior, e o desenvolvimento de materiais didáticos e de softwares educacionais e uso de espaços virtuais no contexto do ensino em diferentes níveis da educação, com ênfase no ensino de ciências e matemática.

Linha de pesquisa 2: Práticas pedagógicas e formação de professores no contexto de ensino de humanidades

Trata do desenvolvimento de estudos e pesquisas relacionados ao ensino e diversidade, inclusão social e sustentabilidade, no contexto da educação formal e não formal focalizando principalmente aspectos de caráter histórico, político e filosófico.