A coordenadora de Medicina, Rosana Alves, os professores Luís Henrique Borges, Lorena Silveira, Marcello Dalla, integrantes do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso, e o professor Lucas Leal, responsável pela Coordenação das Práticas da Saúde entre a FAESA e os centros médicos, visitaram o Hospital Geral Dr. Luiz Buaiz, localizado em Guarapari (ES), na última quinta-feira (21). Eles foram recebidos pela equipe do Núcleo de Ensino e Desenvolvimento do hospital para conhecerem toda a estrutura, onde os estudantes do 3º período irão desenvolver práticas médicas presencialmente a partir deste semestre.
A professora e coordenadora do módulo de Habilidades Médicas e Profissionalismo (HMP) 3, Lorena Silveira, ressaltou a importância desse momento para o curso: “É um marco importante para a formação médica ofertada pela FAESA. A partir do 3º período, no eixo de HMP 3, que começou neste segundo semestre, nossos estudantes vão aplicar os conhecimentos construídos e praticados em sala de aula diretamente no ambiente hospitalar, desenvolvendo habilidades de observação, comunicação, raciocínio clínico e empatia”.
Na programação da visita, pontos importantes como o uniforme, os equipamentos de proteção individual que os acadêmicos vão utilizar durante os atendimentos no hospital e a definição da rotina das atividades fizeram parte da reunião de alinhamento. O conhecimento da Norma Regulamentadora (NR) nº 32, que é um conjunto de diretrizes de segurança e saúde no trabalho, focado na proteção dos trabalhadores contra riscos no ambiente hospitalar e de assistência, também foi dialogado.
Os estudantes de Medicina vão praticar os métodos clínicos na Enfermaria Clínica Médica Adulta do Hospital Geral Dr. Luiz Buaiz. Recebendo atuação acadêmica exclusiva da FAESA, o hospital da Cidade Saúde contempla mais de 180 leitos com uma estrutura completa e de referência para o Sistema Único de Saúde (SUS). A infraestrutura da unidade oferece atendimento de urgência e emergência e leitos de média e alta complexidade aos pacientes.
“Essa experiência vai aproximar os futuros médicos para a realidade da profissão desde o início do curso, um dos pilares da Medicina FAESA, fortalecendo o compromisso com uma prática ética, humana e baseada em evidências. Foi um momento de preparação fundamental para garantirmos que a experiência dos estudantes seja organizada, segura e enriquecedora, fortalecendo a integração entre ensino, prática clínica e profissionalismo”, destacou a professora Lorena Silveira.