Núcleo Docente Estruturante do curso de Medicina conhece estrutura do Hospital Geral Dr. Luiz Buaiz

Núcleo Docente Estruturante do curso de Medicina conhece estrutura do Hospital Geral Dr. Luiz Buaiz

Compartilhe:

A coordenadora de Medicina, Rosana Alves, os professores Luís Henrique Borges, Lorena Silveira, Marcello Dalla, integrantes do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso, e o professor Lucas Leal, responsável pela Coordenação das Práticas da Saúde entre a FAESA e os centros médicos, visitaram o Hospital Geral Dr. Luiz Buaiz, localizado em Guarapari (ES), na última quinta-feira (21). Eles foram recebidos pela equipe do Núcleo de Ensino e Desenvolvimento do hospital para conhecerem toda a estrutura, onde os estudantes do 3º período irão desenvolver práticas médicas presencialmente a partir deste semestre.

A professora e coordenadora do módulo de Habilidades Médicas e Profissionalismo (HMP) 3, Lorena Silveira, ressaltou a importância desse momento para o curso: “É um marco importante para a formação médica ofertada pela FAESA. A partir do 3º período, no eixo de HMP 3, que começou neste segundo semestre, nossos estudantes vão aplicar os conhecimentos construídos e praticados em sala de aula diretamente no ambiente hospitalar, desenvolvendo habilidades de observação, comunicação, raciocínio clínico e empatia”.

Na programação da visita, pontos importantes como o uniforme, os equipamentos de proteção individual que os acadêmicos vão utilizar durante os atendimentos no hospital e a definição da rotina das atividades fizeram parte da reunião de alinhamento. O conhecimento da Norma Regulamentadora (NR) nº 32, que é um conjunto de diretrizes de segurança e saúde no trabalho, focado na proteção dos trabalhadores contra riscos no ambiente hospitalar e de assistência, também foi dialogado.

Os estudantes de Medicina vão praticar os métodos clínicos na Enfermaria Clínica Médica Adulta do Hospital Geral Dr. Luiz Buaiz. Recebendo atuação acadêmica exclusiva da FAESA, o hospital da Cidade Saúde contempla mais de 180 leitos com uma estrutura completa e de referência para o Sistema Único de Saúde (SUS). A infraestrutura da unidade oferece atendimento de urgência e emergência e leitos de média e alta complexidade aos pacientes.

“Essa experiência vai aproximar os futuros médicos para a realidade da profissão desde o início do curso, um dos pilares da Medicina FAESA, fortalecendo o compromisso com uma prática ética, humana e baseada em evidências. Foi um momento de preparação fundamental para garantirmos que a experiência dos estudantes seja organizada, segura e enriquecedora, fortalecendo a integração entre ensino, prática clínica e profissionalismo”, destacou a professora Lorena Silveira.

Assuntos relacionados:

Outras notícias

todas as notícias

Por Lorrainy Rosa, professora do curso de Enfermagem da FAESA

Por Sayury Otoni, coordenadora do curso de Direito da FAESA

Por Sayury Otoni, coordenadora do curso de Direito da FAESA