Notícias da FAESA

Vote na melhor obra do Concurso Cultural da 21ª JCC

Escrito por Equipe FAESA | Oct 3, 2022 12:15:00 PM

Parte importante da programação da 21ª Jornada Científica e Cultural da FAESA, o Concurso Cultural OnArt tem como objetivo fomentar as produções artísticas da nossa comunidade acadêmica.

Alunos, egressos e docentes inscreveram seus trabalhos com o tema FAESA 50 Anos para concorrer ao Prêmio Professora Waldeth Nunes Theodoro.

Além disso, as obras também estão concorrendo a uma premiação na categoria Júri Popular, que conta com o voto do público.

Confira as obras selecionadas e escolha sua favorita no formulário!

Título: Fuga+A2:J2 para o encontro

Autor: Isabella Egevarth Sousa

Categoria: Artes plásticas

Contextualização:

Eu desenho e pinto com aquarela desde 2018, mas sempre foi um hobbie, me aprofundava em algumas coisas quando necessário. Porém, no primeiro período (2022/1) do curso de arquitetura na FAESA tive duas matérias chamadas “observação e expressão gráfica” e “oficina de composição e desenho”, em que ensinavam, dentre muitas coisas, técnicas de desenho e introdução à colorimetria, respectivamente. Assim, apliquei esses conhecimentos em uma obra pessoal, tornando externos meus sentimentos em uma época de transformações individuais na minha vida. Essa obra significa muito para mim e percebi um grande avanço nas minhas técnicas de desenho e avaliação de cores, inspiradas pelos ensinamentos passados no curso. 

 

Título: Histórias para aqueles que gostam de histórias

Autor: Isadora Altoe Souza

Categoria: Literatura

 

Título: Quem faz acontecer

Autor: Thais Justino do Amaral

Categoria: Conteúdo de mídias

Contextualização:

Separamos 1 hora do nosso dia para fotografar pessoas e coisas que fazem a FAESA ser a FAESA. Desde funcionários mais experientes até novos membros da equipe; alunos e ex-alunos, ambientes e espaços que complementam e contribuem para que a FAESA possa existir e funcionar do seu jeito único e indispensável.

 

Título: Recepção calouros Design Gráfico Faesa 2022/2

Autor: Glasgow Douglas

Categoria: Artes visuais

Contextualização:

A cada nova turma de alunos, novas histórias são escritas. Este filme tem como objetivo mostrar como foi a recepção dos calouros do curso de Design Gráfico da Faesa, turma 2022/2. O acolhimento dos novos alunos é importante, pois conecta os veteranos com os calouros e promove integração entre as turmas. Essa união fortalece o curso e a instituição, gera engajamento e sensação de pertencimento, cria vínculos, parcerias, maior possibilidade de inovação e promove inclusão. Tudo isso contribui para um ambiente acadêmico mais agradável e a perenidade do curso.

 

Título: Janela para a fantasia

Autor: André Alves Cruz

Categoria: Artes visuais

Contextualização:

A minha pesquisa de TCC, intitulada "O inconsciente revelado: A fotografia e suas vicissitudes", foi imprescindível à elaboração e entendimento desta obra. Os encontros com o Prof. Msc. Francisco Lima, reservados à orientação do trabalho, me fizeram pensar sobre as diversas nuances da fotografia e suas possíveis aproximações com a teoria psicanalítica. 

Me valendo desse contexto, pude perceber que os espelhos sempre me despertaram particular interesse. 

Pensei: se cada ser é único, como é possível que eu veja dois "eus" ao mesmo tempo?

A resposta a essa questão parece óbvia: O que vejo refletido no espelho é apenas uma representação do meu corpo. Entretanto, considerando que só consigo me ver (por) completo com o auxílio de um espelho, cabe pensar sobre o lugar dessa representação na minha constituição enquanto um sujeito.  

Neste momento surge uma outra pergunta, um pouco menos óbvia: Sou aquele que vê ou o que é visto?

 

Título: A vista na faesa 

Autor: Renan Benha de Alvarenga 

Categoria: Artes visuais

Contextualização:

Um dia de estudos na FAESA.

 

Título: Bem-vindo a Faesa! (Homenagem a Waldeth Nunes Theodoro)

Autor: Antonio Delboni Neto

Categoria: Performance

Contextualização:

Esta obra busca mostrar Waldeth e o amor que ela tem pela educação. Contando resumidamente sua trajetória, a obra também busca mostrar a FAESA como um centro acolhedor e vitorioso.