Notícias da FAESA

Estudantes FAESA criam aplicativo com catálogo de espécies animais das praias capixabas

Escrito por Equipe FAESA | Apr 16, 2021 11:53:00 AM

As praias do Espírito Santo são extremamente ricas em biodiversidade, mas muitas espécies de animais encontrados nelas ainda são desconhecidas pelos capixabas. Apostando na ideia de que o conhecimento pode ajudar na preservação, estudantes da FAESA Centro Universitário desenvolveram um aplicativo que é um tipo de enciclopédia sobre as espécies marinhas encontradas na Praia da Costa, Praia de Camburi e Manguinhos, com catálogo fotográfico e diversas informações sobre os animais, para que a população possa conhecê-los melhor quando encontrá-los.

O app BioMarES foi criado pelos alunos do curso de Ciências Biológicas, Marcos Bragança e Victor Coelho, como trabalho de conclusão de curso, em parceria com o egresso de Jogos Digitais da FAESA, Pedro Vanzo, que realizou toda a programação do aplicativo. O projeto envolveu o estudo das espécies encontradas nas três praias do litoral capixaba, a criação de um catálogo fotográfico e a elaboração da interface do app com informações e fotos. Neste primeiro momento, foram registradas 81 espécies no BioMarES, mas os criadores já pensam em expandir o projeto para mais praias capixabas.

“Nossa ideia inicial era a de juntar a tecnologia móvel que temos hoje com o conhecimento científico em prol de conscientizar a população sobre a importância da conservação das praias, por isso optamos pela implementação de um aplicativo, que é uma ferramenta de fácil utilização. Conseguimos realizar isso com sucesso e agora a ideia é que seja possível expandir para outras regiões do estado e até de forma colaborativa com os usuários. Pretendemos abrir para que eles também submetam fotos de espécies encontradas e nos ajudem a aumentar o catálogo”, explica Victor Coelho, agora biólogo formado pela FAESA e um dos desenvolvedores.

Pedro Vanzo, egresso do curso de Jogos Digitais da FAESA, ressalta a importância da colaboração e do networking entre profissionais de diferentes áreas. “Nossa interação resultou em um projeto com grande potencial de despertar o interesse do público pela ciência e fauna ao nosso redor”, destaca Pedro.

O aplicativo ainda não está disponível para download, mas pode ser acessado pelo endereço https://ion-biomar.web.app, tanto pelo computador quanto pelo smartphone, onde ele funcionará como um app. A professora do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário, Claúdia Cruz, orientadora do TCC, explica que compartilhar o conhecimento científico com a comunidade é uma forma de preservar o meio ambiente.

"Ainda há poucas pesquisas voltadas para a biodiversidade das praias capixabas e estudos nessa área têm muito a contribuir com a preservação ambiental. Diversas iniciativas e projetos nascem na academia e podem ser de grande relevância para a sociedade, por isso é muito importante que sejam conhecidos e recebam investimentos”, destaca.

Confira abaixo, a matéria completa de A Tribuna: