Notícias da FAESA

Alunos da FAESA criam jogo de realidade virtual sobre as paneleiras de Goiabeiras

Escrito por Equipe FAESA | Dec 13, 2021 9:40:27 PM

Um trabalho inovador criado por alunos dos cursos de Jogos Digitais e Jornalismo da FAESA vai levar um pouco de conhecimento sobre um dos símbolos da cultura capixaba, as paneleiras de Goiabeiras, para o mundo. Eles criaram um game que proporciona uma experiência imersiva por meio da realidade virtual na cultura das paneleiras, e vai ser disponibilizado para download gratuito em breve. 

Qualquer pessoa poderá acessar o portal de jogos itch.io e baixar o game. Com o uso de um dispositivo de VR, um óculos de realidade virtual próprio para o jogo, o usuário vive a experiência de estar virtualmente no galpão das paneleiras, em Goiabeiras, e poderá interagir com uma série de conteúdos sobre a história e cultura dessa tradição capixaba. É possível ver e ouvir o som do mangue de onde é tirado o barro para a produção das panelas, ouvir som da raspagem das panelas na confecção, ver todo o processo por meio de fotos e conhecer as paneleiras em vídeos e podcasts.

O projeto teve início com muita pesquisa e visitas dos estudantes de Jornalismo ao galpão das paneleiras para entrevistas e captação de todo o material que compõe o jogo, batizado de “Um mergulho na cultura das paneleiras de goiabeiras”. Para a professora do curso de Jornalismo, Mirella Bravo, o resultado foi surpreendente e representa uma entrega valiosa para a sociedade, que tem a memória preservada e acessível de uma forma inovadora.

“O jornalismo é uma profissão de infinitas possibilidades, em que o profissional tem a habilidade técnica de transitar em diferentes espaços com o objetivo de tornar a informação acessível à população. Foi o que conseguimos realizar com esse projeto, com a produção de conteúdo que dialoga com o registro e preservação de memórias por meio da tecnologia, numa linguagem mais próxima das novas gerações”, explica.

Após o levantamento e produção do conteúdo, foi a vez dos estudantes de Jogos Digitais entrarem em cena para realizar toda a construção do ambiente virtual em que a exposição poderá ser acessada. O professor do curso de Jogos Digitais e coordenador do projeto, Victor Hugo Körting, explica que o trabalho foi realizado com a maior riqueza de detalhes possíveis, mas que ainda tem muito potencial de crescimento.

Foi uma experiência única para todos os envolvidos, que tiveram a oportunidade de conhecer de forma tão profunda a cultura capixaba e viabilizaram uma forma para que ela possa alcançar ainda mais pessoas. Estamos apresentando um protótipo com enorme potencial evolutivo e as ideias não param para que o projeto continue, tendo em vista sua relevância para a história e cultura capixaba”, destaca o professor.

O evento de apresentação realizado na manhã do dia 13 de dezembro contou com a participação de alunos e professores, do reitor Alexandre Nunes Theodoro e da subsecretária de Gestão Urbana da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (SEDEC), Anna Claudia Dias Peyneau, como representante da Prefeitura Municipal de Vitória.