5 anos
Bacharelado
Vitória
Noturno
A Engenharia de Produção une conhecimentos de engenharia, gestão e economia para formar profissionais capazes de planejar, controlar e otimizar sistemas produtivos em diversos setores. A formação alia teoria e prática com projetos interdisciplinares e ferramentas modernas de gestão e simulação.
Gerencia processos industriais e de serviços, buscando a eficiência na utilização de recursos, redução de desperdícios e aumento da produtividade. Atua em áreas como logística, qualidade, engenharia do trabalho, planejamento estratégico, desenvolvimento de produtos e gestão de operações.
Profissional analítico, versátil e orientado a resultados, com capacidade para inovar, tomar decisões e liderar equipes. É preparado para atuar em ambientes competitivos e dinâmicos, promovendo melhorias contínuas e sustentáveis em processos organizacionais.
Mestre em Engenharia Civil pela Ufes, com pós-graduação em Neuropsicologia, Gestão Empresarial e Inteligência Competitiva pela Faculdade Metropolitana de São Paulo. Analista comportamental e especialista em desenvolvimento humano, possui sólida experiência nas áreas industrial e de construção civil, com atuação em gestão e planejamento de obras. Atua também como consultora em gestão de negócios, treinamento e desenvolvimento de líderes e equipes.
Doutora em Saúde Coletiva na UFES. Mestre em Saúde Coletiva/UFES-PPGASC. Especializanda em Transformação Digital na Saúde pela FIOCRUZ/Brasília. Especialista em Gestão em Atenção à Saúde pelo Instituto Ensino do Hospital Sírio Libanês e Fundação Dom Cabral – SP. Especialista em Enfermagem em Home Care UFF-RJ. Especialista em Formação Pedagógica na área de Saúde pela ENSP/FIOCRUZ/UFES. Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela USS/RJ. Membro do Núcleo de Pesquisa em Politica, Gestão e Avaliação em Saúde Coletiva da UFES (NUPGASC), Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde. Área técnica Responsável pela Saúde Digital – Secretaria de Saúde em Vitória,ES. Membro do Comitê Gestor do Sistema Municipal Informatizado Rede Bem Estar. Professora do Curso de Medicina do Centro Universitário Multivix Campus Vitória. Tutora/docente do Programa de Residência em Saúde (médicas e Multiprofissionais do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde – ICEPI, Professora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, Aperfeiçoamento e Atualização em Saúde Coletiva do ICEPI/SESA. Líder de Políticas Estratégicas e- health do Laboratório de Inovação da Atenção Primária em Saúde – LabiAPS – Inovação Digital. Coordenadora da Câmara Técnica Assistencial do COREN-ES. Colaboradora dos Grupos de Trabalho RNP/Saúde Digital, HL7 FHIR. Assistente Loco-Regional da UFRGS. Atuou como Membro Conselheira efetiva do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Vitória/ES – CMCT – Membro Titular (2017-2020). Mediadora Institucional do Ministério da Saúde/UFMG – Projeto APICE ON -Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia nos Hospitais de Vitória/ES (HUCAM e SANTA CASA/Unidade PROMATRE). Atua principalmente nos seguintes temas: Saúde Digital e Saúde Coletiva, UX Designer, Metodologia ágil, Desenvolvimento do sistema informatizado Rede Bem Estar, Prototipagem de softwares e Inovação na APS, tecnologias gerenciais, modelagem de redes e processos, design de serviço na área da saúde com visão holística e abordagem centrada no usuário, Machine Learning e IA na Saúde Coletiva e na área da Saúde da Mulher e Criança, Políticas de Saúde, Gestão e Avaliação em Saúde, Atenção Primária a Saúde, Política de Atenção à Saúde da Mulher e Criança, Política de Educação Permanente em Saúde, Home Care, Legislação em Enfermagem, Formação Superior. Tem experiência em Gestão Pública e tradução do conhecimento, Mediação/Apoio Institucional nos serviços de saúde, Saúde Coletiva, Saúde Digital, Estratégia de Saúde da Família, Gestão em Atenção à Saúde, Análises de Processos Institucionais, Pesquisa e Docência. http://www.sheilacruz.blogspot.com/linkedin.com/in/sheilacruz2020.
Sou graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (1986) e Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006). Possuo experiência na área de Gestão em Saúde Coletiva, atuando na coordenação dos trabalhos referentes a estruturação da APS no Estado, tendo sido a primeira coordenadora estadual do PSF no período de 1997 a 2002. Atuei também como Coordenadora Estadual do Pacto da Atenção Básica, tendo sido este o tema da minha dissertação de mestrado. Coordenei a equipe de Vigilância Epidemiológica das doenças e agravos não transmissíveis, sendo responsável pelo grupo de trabalho da vigilância das causas externas. Nesta trajetória assessorei diversos municípios na implantação dos núcleos de prevenção da violência e Promoção da Saúde e outros projetos na área da Promoção da saúde. Realizei pesquisas e estudos na área da vigilância dos fatores de risco para as DANTS. Coordenei o Eixo Formação e Qualificação Profissional do Programa de Qualificação das redes de Vigilância a Saúde, vinculado a SESA/ICEPI.Na área da docência atuei como professora na EMESCAM ministrando disciplinas de metodologia de pesquisa e aos fundamentos teóricos e metodológicos do Serviço Social. Para o Curso de Medicina, ministrei disciplina de Medicina e Comunidade referentes aos módulos II e V. Atuei na coordenação do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão sobre Trabalho; do Grupo do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET-Saúde do Idoso e do Grupo do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET-Saúde Interprofissionalidade. Fui membro do Comitê de ética em Pesquisa com seres Humanos da EMESCAM. Atuei como professora nos Cursos de Pós Graduação em diversas escolas de ensino superior ministrando disciplinas ligadas a área de Política de Saúde com ênfase na Atenção Primária em Saúde. Atuei como tutora de EAD em vários cursos da área de gestão em saúde e Promoção da saúde. Nessa trajetória da docência, me especializei em metodologias ativas de aprendizagem por entender que são abordagens educacionais que permitem que o estudante tenha participação ativa e autônoma na construção do conhecimento, colocando-os no centro do processo de aprendizagem
Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local na Escola Superior de Ciências da Saúde da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, EMESCAM. Especialista em Medicina de Emergência pela ABRAMEDE (Associação Brasileira de Medicina de Emergência) e CRM ES RQE n 12835. Possui graduação em medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002); Especialista em Gestão do Cuidado ao Paciente Crítico do Hospital Sírio Libanês, SP. Instrutora dos cursos Suporte Básico de Vida – SBV/BLS, Suporte Avançado de Vida em Cardiologia – SAVC/ACLS e Suporte Avançado de Vida em Pediatria – SAVP/PALS da American Heart Association; Instrutora Potencial de Trauma – ETCO. Docente do Curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória – EMESCAM (desde 2014) e da Universidade de Vila Velha – UVV (desde 2024).
Possui graduação em Medicina pela Universidade José do Rosário Vellano (2012). Atualmente é monitor de especialização da Fundação de Medicina Fetal Latino Americana e diretor científico da Sociedade Brasileira de Ultrassonografia. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em MEDICINA FETAL. Coordena equipe de ultrassonografia geral da rede Meridional. Diretor científico da Sociedade Brasileira de ultrassonografia ES
Médica e coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Infantil e Maternidade Dr Alzir Bernardino Alves. Professora adjunta no Departamento de Pediatria na Universidade Federal do Espírito Santo. Supervisora do Programa de Residência Médica em Pediatria da Universidade Vila Velha. Médica pediatra com área de atuação em infectologia pediátrica. Mestre em Doenças Infecciosas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Doutora em Pediatria pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS).Especialista em Educação Médica pelo Centro de Desenvolvimento em Educação em Saúde (CEDEM) Faculdade de Medicina da Universidade São Paulo, em Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde pela FAESA – Centro Universitário. Mestrado em Doenças Infecciosas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Membro do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Presidente do Comitê de Infectologia Pediátrica da Sociedade Espiritossantense de Pediatria (SOESPE) e membro da diretoria da Sociedade Espiritossantense de Pediatria.
Zootecnista formada pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 2004), com Mestrado em Zootecnia (2007) e Doutorado em Genética e Melhoramento (2011), ambos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Realizou Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento da UFES (20152018), com ênfase em análise de dados. Possui ampla experiência docente em instituições públicas e privadas, abrangendo os níveis básico, técnico e superior, além de atuação consistente em equipes de pesquisa, tanto como coordenadora quanto como integrante. No Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), atuou em projetos de pesquisa voltados ao desenvolvimento da bovinocultura sustentável. Também atuou como tutora presencial dos cursos técnicos em Zootecnia e Agronegócio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-AR/ES). Desde 2024, exerce o cargo de Analista Pleno Área Animal na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (FAES), com foco no desenvolvimento de estudos técnicos, formulação de políticas públicas e ações estratégicas para o fortalecimento do setor agropecuário capixaba.
Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Vila Velha (2002). Pós Graduação em Clinica Médica e Cirúrgica pelo Instituto Qualittas de pós graduação no ano de 2006/2007 Pós Graduação MBA em gestão empresarial pela Universidade de Vila Velha no ano de 2008, Pós Graduação em Gastroenterologia Animal pela UFAPE ano de 2022. Cuso de endoscopia veterinária pela UFAPE 2019 Curso de endoscopia veterinária com Dr Felipe Romano 2021 Atendimento clinico e cirúrgico de cães e gatos desde o ano de 2002 com foco em gastroenterologia e endoscopia desde o ano de 2022.
Graduado em Medicina Veterinária na Universidade de Vila Velha, ES, atuando desde 2005 na área de Manejo e Clinica de Animais Silvestres e Exótico. Pós graduado em Clinica e Cirurgia de Animais Silvestres e Exóticos – Anclivepa-SP(2016) e Qualittas (2018), Pós Graduado em Anestesia, Urgências e Emergências em Silvestres e Exóticos – Famesp ( 2022).Pós Graduado em Anestesia de Pequenos animais – Qualittas (2023) Médico Veterinário de Criadouros Comercias de Psitacídeos Silvestres e Exótico, Medico Veterinário responsável pelo BioParque das Aves – Domingos Martins ,ES. Comissão de Animais Selvagens – ES (desde 2018). Sócio Proprietário do Hospital SILVESTRES
Possuo graduação (2011) mestrado (2014) e doutorado (2019) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente trabalho com pesquisa e desenvolvimento nas áreas de processamento digital de sinais, visão computacional e aprendizado de máquina, além de lecionar disciplinas em curso superior nas áreas de Engenharia Elétrica e Computação.
Doutor em Engenharia Ambiental e mestre em Engenharia Civil. Especialista em Gestão e Educação Ambiental, graduado em Engenharia Civil e técnico em Geoprocessamento. Possui diversas publicações em periódicos internacionais de alto impacto nas áreas de Análise de Ciclo de Vida Social (S-LCA), saneamento ambiental, modelagem matemática, dinâmica de sistemas, otimização de rotas e cidades inteligentes. Atua como docente no ensino superior na área de transportes, ministrando disciplinas de Sistemas de Transportes, Logística, Estradas de Ferro e Estradas de Rodagem.
Mestre em Ciências Veterinárias na linha de pesquisa Diagnóstico e Terapêutica das Enfermidades Clínico-Cirúrgicas. Especialista em Saúde Pública com ênfase em Vigilância Sanitária. Graduada em Zootecnia e em Medicina Veterinária. Atuou como coordenadora da Vigilância Sanitária do município de Castelo (ES) e como professora das disciplinas de Inspeção Sanitária de Produtos de Origem Animal, Tecnologia de Produtos de Origem Animal, Anatomia Patológica, Fisiologia e Histologia.
Doutora em Educação, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, especialista em Comunicação Organizacional e graduada em Comunicação Social – Jornalismo. Atualmente, é coordenadora e professora dos cursos de Design Gráfico, Jornalismo e, Publicidade e Propaganda.
Mestra em Linguística pela Universidade Federal do Espírito Santo (2015-2017) e graduada em Letras-Português pela mesma Universidade (2009-2014). Experiência no campo educacional como professora, coordenadora de área e redatora desde 2012. Atualmente, é professora no ensino superior e na educação básica.
Possui graduação em Medicina pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, especialização em Clinica médica pela Faculdade Santa Casa de São Paulo, em Hematologia e Hemoterapia pela Universidade de São Paulo e mestrado em Medicina pela Universidade Federal do Espirito Santo/UFES. Atuou durante 17 anos no Centro de Hematogia e Hemoterapia do Espirito Santo – HEMOES, no qual ocupou os cargos de medica hematologista, diretora técnica, diretora geral, como médica hematologista trabalhava nos programas de coagulopatias, hemoglobinopatias e comitê transfusional do HEMOES coordenador. É professora de medicina da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória/EMESCAM e da Universidade Federal do Espirito Santo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Hematologia benigna e hemoterapia.
Possui graduação em Farmácia pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (2005), mestrado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009) e doutorado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2015).
possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996) e Mestrado em Biologia Animal (Vetores /Parasitologia) pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES-2003). Foi professor da disciplina de Biologia do ensino médio na prefeitura de São Mateus-ES; e na Secretaria de Educação do Estado do ES. Foi servidor efetivo da Secretaria de Estado da Saúde do ES atuando no laboratório de Análises Clínicas do Hospital Roberto A. Silvares; no setor de imunodiagnóstico para Hepatites e HIV no LACEN-ES, e no Núcleo de Entomologia e Malacologia da Vigilância Epidemiológica/ES. Foi professor de Citologia, Histologia e Genética para os cursos de Ciências Biológicas e Educação Física na CEUNES/UFES; e de Parasitologia na UFES para os cursos de Biologia, Enfermagem, Farmácia e Medicina; e de Parasitologia na Faculdade Novo Milênio para o curso de Enfermagem. Foi professor das disciplinas Biologia Celular, Biossegurança, Histologia e Embriologia, Genética, Parasitologia, Parasitologia Básica e Clínica nos cursos de Enfermagem e Farmácia; e de Biossegurança, Biologia Celular e Molecular (Morfofuncional I) e Doenças Infecciosas e Parasitárias I no curso de Medicina da Faculdade Brasileira (ES). Professor visitante da Pós-Graduação (especialização) em Psicopatologia e Saúde Mental, Saúde Pública do Instituto Fênix de Ensino e Pesquisa Ltda (Vitória-ES). Foi professor de Biologia Celular para curso de Educação Física; e de Imunologia, Microbiologia Parasitologia, Nutrição Clinica Aplicada a Enfermagem, Epidemiologia, Bases Diagnosticas, Biologia, Histologia e Embriologia para o curso de Enfermagem da UNIP-Vitoria-ES. Foi Professor no curso de Farmácia da FAVI- Vitoria-ES das disciplinas de Epidemiologia e Saúde Pública; Genética e Citogenética; Parasitologia; Parasitologia Clínica; Microbiologia e Micologia Clínica; Imunologia; Imunologia Clínica; Pesquisa Clínica. Foi Professor Auxiliar das disciplinas Bioquímica Metabólica; Hematologia Clínica e Toxicologia e Análises Toxicológicas. Foi Professor do curso de Enfermagem da FAVIFACES das disciplinas de Biossegurança e Ergonomia; Microbiologia-Imunologia-Parasitologia. Desde 2021, e atualmente, atuo na Rede Doctum de Ensino- Serra/ES, para os cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia, como docente das disciplinas: Biologia Celular e Molecular; Biossegurança; Citologia e Histologia; Citologia Clínica; Histologia e Embriologia; Genética; Morfologia; Imunologia; Microbiologia; Parasitologia; Parasitologia Clínica; Patologia; Fisiopatologia; Micologia e Virologia; Líquidos Corporais; Projeto Integrador; Práticas em Análises Laboratoriais; e oriento TCC. Docente do curso de Medicina – Faesa-Caricica/ES.
Possui graduação em medicina pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (2002), com especialização em Pediatria pela FHEMIG, Hematologia pediátrica pela UNIFESP e Médica Hospitalista pelo Icepi. Atualmente é médica pediatra do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação, com atuação no Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória e médica pediatra da Prefeitura Municipal de Vitória. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria, Hematologia e Medicina Hospitalar. Apresenta ainda experiência como docente e preceptora nestas áreas.
Possui mestrado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Aposentada pela secretaria municipal de saúde de Vitória- ES, onde atuou como gestora em Unidade Básica de Saúde, no setor de Vigilância em Saúde e nos últimos 15 anos na Escola Técnica do SUS como gestora das práticas de integração ensino serviço e bem como residências em saúde, parceiras com o município de Vitória. Atuou como apoio pedagógico do Programa de Qualificação das Redes de Vigilância em Saúde (PQRVS) da Subsecretaria de Vigilância em Saúde do Estado Espírito Santo. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Pública e Epidemiologia. Atua principalmente nos seguintes temas: saúde da família, integração, ensino serviço, educação permanente, avaliação de serviços, epidemiologia. É docente do curso de Medicina da União Capixaba de Ensino – UNICAPE- FAESA atuando no Eixo de Integração Ensino Serviço comunidade.
Possui graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO e LICENCIATURA pela Universidade Federal de Viçosa (1992), Especialização em ANATOMIA HUMANA, área de conhecimento – Ciências da Saúde, pela FAESA – Faculdade Associadas do Espírito Santo (2005). Atuou como professor de anatomia humana do curso de Medicina na Unesc-Colatina, Medicina e Odontologia da Multivix -Vitoria-Faculdade Brasileira, atuou também nos cursos de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia.
Possui experiência no método PBL (Problem Based Learning) como tutor no método TBL (Problem Based Team) e metodologias ativas, neuroanatomia, dissecções e preparo de peças anatômicas. Consultor de desenvolvimento e implantação de centros anatômicos Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Anatomia(SBA), membro do Departamento Acadêmico da SBA instrutor de defesa pessoal da PMES.
Graduada (2007) em Nutrição pela Universidade Vila Velha (UVV). Mestre (2010) e Doutora (2014) em Ciências da Saúde: Área de Concentração em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM) (2014 a 2019). Estágio de Pós-Doutoramento (2018) pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local (PPGPPDL) da EMESCAM – Edital FAPES/CAPES n. 009/2014: Bolsa de Fixação de Doutores. Docente permanente do PPGPPDL da EMESCAM (2018 a 2022); Coordenadora do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIIC) da EMESCAM (2018 a 2021); Coordenadora do Comitê Interno do PIIC da EMESCAM (2018 a 2021); Membro do Corpo Editorial e Revisora da Revista Estudos Interdisciplinares em Ciências Sociais e da Saúde da EMESCAM (2020 a 2021); Membro da Comissão Coordenadora e de Bolsas do PPGPPDL da EMESCAM (2021). Atualmente, é docente do curso de Medicina da Faculdade Espírito-Santense (FAESA) – Campus Cariacica. Tem experiência na área de nutrição, com ênfase em nutrição infantil, estudando os seguintes temas: avaliação nutricional e da composição corporal com uso de isótopo estável, doenças não transmissíveis, saúde materno-infantil, aleitamento materno e segurança alimentar e nutricional.
Frederico Jacob Eutrópio é formado em Ciências Biológicas, tem mestrado e doutorado em Ecologia de Ecossistemas e possui 33 artigos publicados. Ele gosta de praticar esportes, seu livro preferido é “O homem que calculava” e o filme é Senhor dos anéis. Para ele ser professor é ser mentor da informação e do conhecimento.
Médico pela faculdade brasileira UNIVIX, ginecologista e obstetra pela UFES, atuação em humanização do parto.
Professor de habilidades médicas na faculdade de Medicina FAESA.
Gastroenterologista (Residência Médica em Gastroenterologia no Hospital Heliópolis, São Paulo-SP) 2022; Especialista em Clínica Médica (Residência Médica em Clínica Médica no HUCAM-UFES, Vitória-ES) 2000; Graduado em Medicina pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM) 1997. Professor do Curso de Medicina da FAESA (Faculdades Espirito Santenses). Palestrante nas áreas de doenças inflamatórias intestinais e doenças pancreáticas. Professor de pós-graduação em Gastroenterologia da Afya. Membro do GEDIIB (Grupo de Estudos das Doenças Inflamatórias Intestinais do Brasil) , membro da FBG (Federação Brasileira de Gastroenterologia) e membro da SOGES (Sociedade de Gastroenterologia do ES).
Possui graduação em Medicina (1976) e Mestrado em Atenção à Saúde Coletiva (2006) pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Possui Especialização em Saúde Pública (1977) pela Universidade São Paulo (USP) e em Epidemiologia (1999) pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Tem experiência na área de Ciências da Saúde, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, hanseníase, atenção primária à saúde, programas de saúde, educação médica. Hoje atua na área de Vigilância Epidemiológica das Doenças Exantemáticas na Secretaria de Saúde do ES e como docente no curso de medicina da UNICAPE.
Médica Veterinária pela Universidade Vila Velha – UVV (2008-2013), com residência em Patologia Animal na mesma instituição (2014 – 2016). Mestre em Patologia Animal pela UNESP – Universidade Estadual Paulista “Julio Mesquita Filho” Campus Jaboticabal (2016 – 2018) onde foi bolsista CNPq. Atua como patologista autônoma realizando diagnóstico citopatológico, histopatológico e necroscópico de animais domésticos e selvagens na grande Vitória (ES).
Mestre no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Territorialidades (UFES). Graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário FAESA (2018). Motion designer, com experiência em gestão de marcas. Interesse pelos temas Comunicação, Publicidade, Semiótica, Produção de sentido.
Pós-graduada em Docência e Gestão Empresarial e graduada em Design de Moda, possui mais de 25 anos de experiência no setor da moda. Atuou como docente na área de Modelagem e atualmente se dedica ao desenvolvimento de moda. Ao longo de sua trajetória, especializou-se em temas como moda, modelagem, ergonomia e desenvolvimento de produto. Com duas décadas de experiência na implantação de sistemas CAD/CAM em indústrias de confecção, também coordenou treinamentos para equipes de vendas e instrutores, contribuindo para a qualificação técnica e operacional do setor.
Advogada e Docente Universitária com sólida formação acadêmica e vasta experiência profissional. Possui Mestrado em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV), com ênfase em Bioética e Nanotecnologia, e especialização em Direito Individual e Processual do Trabalho pela mesma instituição. Graduada em Direito pela Faculdade Brasileira UNIVIX, é autora do livro “Bioética e Nanotecnologia”, consolidando sua expertise em temas contemporâneos do Direito.
Com mais de uma década de experiência na docência, atua como professora de disciplinas voltadas ao Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, Direito Constitucional e Prática Jurídica, em instituições renomadas como FAESA, Multivix e Estácio de Sá. Além disso, foi Coordenadora do Curso de Direito da Multivix Cariacica (2016-2021) e da Faculdade Brasileira UNIVIX (2014-2015), destacando-se por sua gestão acadêmica inovadora.Na advocacia, lidera a Krause Advocacia Advogados Associados, com foco em Direito Trabalhista, Direito Cível e Previdenciário, proporcionando soluções estratégicas e éticas. Sua produção acadêmica inclui publicações científicas sobre assédio moral, direitos fundamentais dos trabalhadores e impactos legislativos, além de ampla atuação em orientação de TCCs. Contribuiu como membro ativo da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/ES e se dedica à formação de profissionais através de cursos de extensão e desenvolvimento de materiais didáticos, reforçando seu compromisso com a educação e a justiça social.
Bacharel em Engenharia da computação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (2018 a 2022). Possui especialização em Gestão da Qualidade de Software e em Análise e Projeto de Software pela Universidade Líbano (2024).Mestrando do programa de pós-graduação stricto sensu em Informática da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (2023 a 2025). Possui capacitação em Inteligência Artificial pelo Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia de Alagoas (2021).
Possui graduação em Letras – Inglês pela Universidade Federal do Espírito Santo (1980). Atualmente é professora da Fundação de Assistência e Educação nos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharias na disciplina de Habilidades de Estudo e Comunicação. Professora de Projeto de TCC para os cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação.
Licenciado Pleno em Matemática (1999) e Mestre em Ciências em Engenharia Ambiental (2007), ambos pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é professor no Centro Universitário FAESA, nas graduações de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Coordena o Projeto de Extensão GEMA vinculado ao Centro de Pesquisa e Extensão da FAESA, cuja metodologia GEMA (Grupos de Estudos Monitorados por Alunos) autoral foi criada em 2015. Possui experiência nas áreas da educação, da engenharia ambiental (com ênfase em recursos hídricos) e da estatística, nos respectivos temas: ensino básico, educação de jovens e adultos, ensino superior, formação continuada de professores de matemática do ensino médio, hidrodinâmica ambiental, modelagem matemática e numérica de corpos d’água costeiros e estuarinos, indicadores de estatísticas sociais.
Possui Mestrado em Informática pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (2002) com a dissertação “Apoio automatizado à Engenharia de Requisitos Cooperativa”, pós-graduação latu-sensu em Análise de Sistemas pela UFES (1990) e graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo (1987). É professora no Centro Universitário FAESA de 1992 até hoje. É coautora em um capítulo do livro Desenvolvimento de jogos 3D e aplicações em realidade virtual, publicado pela editora Elsevier. Participou do projeto de pesquisa FAESA Online – Projeto FAESA de Educação a Distância, financiado pelo Fundo de Apoio à Ciência e Tecnologia do Município de Vitória ES (FACITEC). Trabalhou no Departamento de Informática da Companhia Siderúrgica de Tubarão – atual ArcelorMittal Tubarão – de 1987 até 1998 atuando (1) na área de Suporte Técnico, como administradora de banco de dados relacional e gerência de sistemas operacionais diversos tais como UNIX e (2) na área de desenvolvimento de sistemas tendo trabalhado como analista de sistemas no Sistema de Pagamentos, Sistemas de Contas a Receber, Sistema de Abastecimento e Sistema de Gerenciamento de Medição de Serviços de Terceiros. Atualmente, na FAESA, ministra as seguintes disciplinas nos cursos superiores de Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Tecnologia em Jogos Digitais e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas: Engenharia de Software, Engenharia de Requisitos, Análise Orientada a Objetos e Projeto Orientado a Objetos. Ministra a disciplina Engenharia de Software e Agilidade no curso de Engenharia da Computação. De 2019 a 2022 atuou como Engenheira de Requisitos e Tester na startup Wize Company Tecnologia Ltda.
Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998), graduação em Administração pela Fundação de Assistência e Educação (1992) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006). Atualmente é professor da Fundação de Assistência e Educação atuando nas Unidades de Negócio e de Engenharia.É professora titulara na FAESA das cadeiras de Estatística, Pesquisa Operacional, Gerenciamento de Projetos e Organização, Sistemas e Métodos. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: competência, processos de trabalhos, qualidade, articulação e clima organizacional. Administradora da Petrobras, coordenadora dos processos de contratação de serviços na Unidade de Negócios do ES.
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000). Atua como professor dos cursos de Engenharia e Arquitetura ha mais de 25 anos em varias instituições de ensino superior (UFES, MULTIVIX, UCL, UVV e FAESA). Foi Coordenador de Curso de Engenharia Civil da UNIVIX por 9 anos e atualmente é professor da FAESA – Instituição de Ensino Superior, lecionando as disciplinas de Mecanica Geral, Análise Estrutural 1, Análise Estrutural 2 e Projeto Estrutural para os cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, nos últimos 10 anos. Tem experiência profissional, principalmente, como calculista na area de Projeto Estrutural em concreto armado e estruturas metálicas.
Mestre em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (PósCom-Ufes), com especialização no curso de pós-graduação Fotografia: práxis e discurso fotográfico, pela Universidade Estadual de Londrina – UEL e graduado em Publicidade e Propaganda pela Faesa. Desenvolve pesquisas na área da fotografia contemporânea e fotojornalismo. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Fotografia e Vídeo-reportagem. Atualmente é editor de fotografia da Rede Gazeta de Comunicação em Vitória-ES onde realiza pautas jornalísticas e projetos editoriais. Também leciona disciplinas de fotografia no Centro Universitário Faesa. Em 2021 participou da cobertura dos jogos Olímpicos de Tóquio, em 2022 cobriu a Copa do Mundo Fifa no Catar e também cobriu as olimpíadas de Paris 2024.
Mestrando em Arquitetura e Cidade pela Universidade Vila Velha. Pós graduado em Engenharia de Segurança do trabalho e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Brasileira UNIVIX (2014). Atualmente é conselheiro estadual do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Espirito Santo, coordenador comissão de ensino e formação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Espirito Santo, coordenador dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Moda do Centro Universitário FAESA, membro comissão própria de avaliação, professor titular e coordenador comitê ENADE institucional da Fundação de Assistência e Educação. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura e urbanismo, concept, sustainable development, qualidade de vida e ambiente de ensino e Gestão Acadêmica.
Mestra em Arquitetura e Urbanismo. Graduada em Arquitetura e Urbanismo. Em 2024 recebeu 1° lugar, 2° lugar e menção honrosa na Premiação “Boas Práticas de Ensino”, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo CAU-ES.
Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2021). Especialista em Terapia Comportamental pelo ITCR – Campinas (2022). Pós-graduanda em Psicologia Baseada em Evidência pelo Inpbe. – Graduada em Psicologia pela Fundação de Assistência e Educação – Faesa (2018). Atualmente é psicóloga clínica – Consultório de saúde metal e física – Lara Trabach. Docente em Ensino Superior. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica e Supervisão clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: Terapia cognitiva comportamental, análise do comportamento, neurociências, sonhos, vinculo terapêutico, tecnologias e avaliação psicológica.
Possui graduação em PSICOLOGIA pela ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE VITORIA/FAESA (2012). Tem experiência na área de Psicologia, onde atuou principalmente nos seguintes temas: risco social e psicoterapia. Mestre em PSICOLOGIA SOCIAL, pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO e especialista em PSICOLOGIA ANALÍTICA pela CAPACITAR. Capacitação em Psicologia Perinatal e Parental.
Formada em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, 2007. Mestre em Clínica Odontológica pela Universidade Federal do Espírito Santo (2020). Especialista em Endodontia pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO) – ES (2014). Pós graduada em Docência do Ensino Superior – Pitágoras/ Unopar/ (2020-2021). Experiência em Gestão Acadêmica. Atua na área de endodontia e saúde bucal coletiva, com ênfase nas disciplinas: estágio supervisionado e clínica integrada. Experiência com o exame clínico objetivo estruturado (OSCE).
O professor Henrique Hamerski é formado em publicidade e propaganda, com MBA em Marketing pela FGV e Empreendedorismo pela PUC-RS. Ele dá aulas na FAESA há 5 anos, e já é conhecido pelos alunos que tem o sonho de criar seu próprio negócio e participam das aulas de empreendedorismo. Em seu tempo livre, curte se conectar com a natureza praticando mergulho autônomo, e também compartilhar um bom churrasco com a família e amigos.
Formado em Educação Artística, tem mestrado em Teatro, Cultura e Educação e já desenvolveu sete projetos de extensão. Ele gosta muito de viajar, ir à praia, visitar galerias, museus de artes e espaços culturais e seu livro preferido é “Homo Deus, uma breve história do amanhã”. Para ele o papel de um professor é ser um facilitador dos conteúdos.
Médico, Mestre em Educação e Doutor em Pediatria e Saúde da Criança. Atua como médico de Família e Comunidade. Membro Diretor adjunto de publicação da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade.
Enfermeira Obstetra. Mestre e Doutora em Saúde Coletiva. Possui Especialização em Docência no Ensino Superior e MBA em Gestão da Aprendizagem e Modelos Híbridos de Educação. Atua na área da docência em outros cursos da saúde, pesquisadora e coordenadora do grupo de aprendizagem do PET- Saúde Equidade. Membro da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética.
Médico Veterinário, especialista em Docência de Ensino Superior, Mestre em Fisiologia e PhD em Fisiologia. Professor Emérito pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua na área de ensino de graduação e pós-graduação e orientação de alunos de mestrado e doutorado. Membro da Sociedade Brasileira de Fisiologia e The Physiological Society.
Médico e Mestre em Doenças Infecciosas e Parasitárias. Atua como médico internista e infectologista hospitalar e ambulatorial. Membro da Sociedade Brasileira de Infectologia e da Associação Brasileira de Educação Médica.
Pós-Doutorado em andamento em Direito Processual pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo com supervisão do professor Associado Ricardo de Barros Leonel (junho de 2022 com previsão de término em junho de 2024). Visiting Ph.D. Reseacher no Dipartimento Di Scienze Giuridiche da Università Degli Studi di Firenze (05 a 26 de junho 2023). Doutor em Direito da Cidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2021). Mestre em Direito da Cidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017). Especialista em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2020). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000).
Doutor em Direito pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV). Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais na Faculdade de Direito de Vitória (FDV). Foi Revisor de Periódico da Revista de Direitos e Garantias Fundamentais, da Faculdade de Direito de Vitória. Foi Coordenador do Curso de Direito na Faculdade Multivix – Cariacica. Professor Universitário. Pesquisador do Grupo de Pesquisa: Invisibilidade Social e Energias Emancipatórias em Direitos Humanos. Membro do Núcleo de Assessoria Jurídica Popular do Estado do Espírito Santo (NAJUPES). Possui graduação em Direito – Faculdades Integradas de Vitória (FDV). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Ciências Criminais, Direito Constitucional, Direitos Humanos e Fundamentais, Filosofia do Direito e História do Direito. Possui pesquisas nas áreas de Pluralismo Jurídico e Epistemologia. Advogado e Conselheiro Titular da 11ª Subseção da OAB/ES.
Egressa do curso de Direito da FAESA. Atua como advogada e possui especialização em Direito das Famílias e mestrado em Segurança Pública. Tem como hobby artesanato e artes manuais. Seu livro preferido é ˜A Revolução dos Bichos”. Para ela, o papel do professor é ensinar e guiar.
Formado em Ciências Militares – Defesa Social, possui mestrado em Segurança Pública e é doutorando em Psicologia. Seu hobby é andar de bike e o filme favorito é “O Poderoso Chefão”. Para ele, o papel do professor é “fazer a ponte” e o professor só poderá ensinar quando ele estiver disposto a aprender.
Doutor em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória, FDV. Mestre em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Especialista em Ciências Penais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS.
Bacharel em Engenharia Mecânica, especialista em Redes de Computadores, Análise de Sistemas, Gestão de Ensino à Distância e Práticas Pedagógicas em EAD e mestre em Educação. Sua lista de favoritos conta com esportes, livros técnicos, filmes de super-heróis e seu prato preferido é o clássico arroz com feijão. Para ele, ser professor é transformar e contribuir com os alunos por meio de troca de experiências em sala de aula.
Formado em Sistemas de Informação e com especialização em Novas Tecnologias Aplicadas a Educação. Ele gosta muito de tocar instrumentos, como o violão. Seu livro preferido é “Despertar para a vida” e o filme favorito é “Piratas do Vale do Silício”. Para ela o papel de um professor é de conseguir se conectar com seu aluno , descobrir como chegar a este aluno, entender a forma que ele aprende para assim de fato ensinar.
Formado em Administração pela FAESA Campus Cariacica e tem mestrado em Administração. No tempo livre gosta de aproveitar as montanhas e seu filme favorito é Fomos Heróis. Para ele o papel de um professor é ser um disseminador de conhecimentos.
Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2022 – cursando); Pesquisador do Grupo de Pesquisa Infância, Educação, Sociedade e Cultura (IESC) – PPGE-UFES (2022);Mestre em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009); Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002); Licenciatura em Matemática pelo IFES (2022); Especialista em Gestão Estratégica Financeira pela Faculdade Multivix (2022); Especialista em Finanças com Ênfase em Mercados de Capitais pela Faculdade Multivix (2022); Especialista em Didática do Ensino Superior pela Faculdade Multivix (2021); Especialista em Gestão Financeira e Controladoria pela Faculdade Multivix (2020); Professor do Programa de Pós Graduação da FAESA; Professor de Economia da Educação Profissional Técnica de Nível Médio da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo – Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Aristóbulo Barbosa Leão – Serra/ES; (ex) Professor dos cursos Técnicos e do Ensino Superior do IFES de Colatina;(ex) Professor do curso de Administração da Faculdade de Ensino Superior de Linhares (ES) – FACELI; (ex) Professor dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do Centro de Ensino Superior FABRA (ES);(ex) Professor do Programa de Pós Graduação do Centro de Ensino Superior FABRA (ES); Conselheiro Efetivo (Vogal) da Junta Comercial do Espírito Santo; Consultor Financeiro; Conselheiro Efetivo do Conselho Regional de Economia do Espírito Santo;(ex) Presidente do Conselho Regional de Economia do Espírito
Mestre em Segurança Pública pela Universidade de Vila Velha – ES (2016). Bacharel em Ciências Militares com Ênfase na Área de Defesa Social pela Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (2009). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (2014). Oficial da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). Atua como instrutor no Curso de formação de Soldados, no Curso de Habilitação de Sargentos, e outros cursos do eixo técnico profissional da PMES, e também como Professor do Centro Universitário FAESA. Tem experiencia em atividades policiais especiais como Patrulhamento em Áreas de Alto Risco, Controle de Distúrbios Civis e Atividade com Cães Policiais. Atualmente chefia a Seção de Logística da Academia de Polícia Militar do Espírito Santo
Atuo na Educação desde 2011, onde pude trabalhar no Ensino Técnico, Graduação e Pós-graduação. Tive a oportunidade de trabalhar na Empresa VALE S/A por mais de 20 anos, vindo a me desligar em Junho de 2018. Formação acadêmica: 2017 – Mestrado em Desenvolvimento Regional, Gestão Social e Educação. 2018 – Especialização em Gestão de Marketing (cursando). 2007 – Especialização em Logística Empresarial. 2017 – Especialização em Docência do Ensino Superior 2017 – Licenciatura Plena em Matemática. 2005 – Graduado em Administração de Empresas. 1998 – Técnico Mecânico Experiência: 2013 – Atual – Professor de Graduação. 1999 – 2018 – Programador de Transporte 2013 – 2015 – Professor de Pós-graduação. 2011 – 2015 – Professor de Curso Técnico.
Formado em Administração em Análise de Sistemas, é especializado em Gerenciamento de Projetos, possui mestrado Políticas Públicas e Desenvolvimento Local e tem 2 artigos publicados. Ele ama andar de bicicleta e colecionar miniaturas de Star Wars. Para ele o papel de um professor não é só de ensinar, mas sim, se transformar vidas.
Formado em Ciências Econômicas, tem mestrado em Economia Aplicada, cinco artigos publicados e já desenvolveu quatro projetos de extensão. Ele gosta de viajar e passear em família e seu livro preferido é “A arte da Guerra”. Para ele, o papel de um professor é ensinar e compartilhar conhecimento.
Formada em Ciências Contábeis, tem mestrado em Ciências Contábeis, tem 2 artigos publicados e já desenvolveu um projeto de extensão. Gosta muito de ouvir música e seu livro preferido é “O Segredo” e o filme é Velozes e Furiosos. Para ela o papel de um professor é ser instrutor de conhecimentos e motivador dos alunos.
Graduado e tem mestrado em Ciências Físicas. Gosta muito de ler, ir ao cinema, correr e escrever, seu livro preferido é “Dom Quixote de La Mancha”. Para ele, o papel de um professor é fornecer as ferramentas para mudar o mundo e formar pessoas capacitadas para isso.
Graduado em Publicidade e doutorando em Educação Física, o professor Mazzei já faz parte da equipe FAESA há 14 anos. Seu filme favorito, Monty Python – em busca do cálice sagrado, nos dá uma dica da origem do seu humor tão marcante. No tempo livre, ele aproveita para ler, botar as séries em dia e brincar com seu filho Antônio. É apaixonado por vinhos, e sabe muito bem como harmonizar com seus pratos favoritos de frutos do mar.
Formada em Publicidade, tem mestrado em Administração e Marketing. Seu livro preferido é “Ensaio sobre a Cegueira” e o filme favorito é Cinema Paradiso. Para ela o papel de um professor é inspirar pessoas para construir um mundo melhor.
Repórter fotográfico, registro profissional no ES00031 RF/2006, no Espírito Santo – Brasil, graduada em Artes Plásticas Bacharelado pela Universidade Federal do Espírito Santo (1989) e especialização em Estudos da Imagem e Mídia pela Faculdade Cândido Mendes de Vitória. Atualmente é professora da FAESA – Centro Universitário, oorientadora do Tendências, Jornal Laboratório do Curso de Comunicação Social, e professora responsável pelos projetos de extensão Procissão Fotográfica, Rede de Memórias e Lumiar. Tem experiência na área de Comunicação e Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia, fotojornalismo, imagem digital, arte, antropologia visual, meio ambiente, edição e curadoria de exposições. É membro efetivo do Instituto Ecobacia, organização não-governamental, sediada em Vitória-ES, que estuda e apóia ações de recuperação de bacias hidrográficas no estado. Desenvolve projetos de documentação fotográfica nas áreas de meio ambiente e cultura popular.
Bacharel em Artes Plásticas e mestre em Ciência da Arte. Apaixonado por surfe e arte, sua lista de favoritos tem o livro 1984, o filme Amor Além da Vida e um bom prato de frango com quiabo. Para ele, o professor é um formador de cidadãos.
Ccom mais de 20 anos de atuação em Marketing, planejamento e branding. Professora FAESA desde 2002, em suas horas livres ela adora andar de bicicleta e ouvir música. Com seu alto astral e energia contagiante, Carine conquista a todos com seu carisma e para ela é um orgulho enorme fazer parte do colegiado do curso de Publicidade e Propaganda.
Formada em Psicologia pela FAESA, também é especialista em Psicoterapia Comportamental, mestra e doutoranda em Psicologia. Nas horas vagas gosta de jogar videogames, acompanhar curiosidades sobre ficção científica e cuidar das suas duas calopsitas Merlin e Kiwi. O livro preferido dela é “Belas Maldições” e o filme que mais gosta é “A Fantástica Fábrica de Chocolate”. Para Pâmela, o papel do professor é ser um facilitador da aprendizagem.
Formado em Psicologia e tem mestrado em Psicologia Institucional. Ele gosta de cinema, pedalar, ler, ir à praia e seu livro preferido é “As Brumas de Avalon”. Para ele o papel de um professor é participar na construção de conhecimento e entendimento no âmbito do saber/fazer.
Graduação, mestrado e doutorado em Psicologia. Gosta de ler, assistir filmes e caminhar. Para ela o papel de um professor é ser o facilitador no processo de aprendizagem.
Formada em Psicologia, tem mestrado em Educação, quatro artigos publicados e já desenvolveu um projeto de extensão. Gosta de caminhar na praia e seu livro preferido é “A história da riqueza do homem”. Para ela o papel de um professor é ser referência para o aluno no conhecimento teórico e também como pessoa.
Graduada (2016), Mestra (2019) e Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com período de estágio doutoral na Universidade de Coimbra/Portugal (2022/2023). Tem experiência como docente de Psicologia em instituições de ensino público e privado, no nível superior e técnico, na Grande Vitória/ES. Atua como psicóloga clínica, palestrante, pesquisadora e tem experiência na área de pesquisa em Psicologia com ênfase em processos psicossociais, representações sociais e suicídio.
Graduação e mestrado em psicologia. Gosta de dançar, cantar e nadar, seus livros preferidos são “”O Poder do Mito” e “Auto da Compadecida”. Para ela, o papel de um professor é auxiliar o desenvolvimento técnico e humano de um aluno.
Neuropsicólogo, mestre em Linguística em aquisição e desenvolvimento da lingua(gem) típica e atípica, formação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), Psicoterapia Breve, MBA em Gestão de Pessoas. Atuação em saúde coletiva: avaliação, intervenção e acompanhamento de pacientes com suspeita ou diagnóstico de transtornos do neurodesenvolvimento. Experiência nas áreas de Psicologia Organizacional, Social e Educacional: implementação de avaliações, intervenções, treinamentos e desenvolvimento. Autor e coautor de livros e capítulos, revisor de periódicos científicos na área educacional, linguística e interdisciplinar. Docente e pesquisador nas temáticas: a) (Dis)simetrização, espelhamento e dislexia; b) Desenvolvimento nos ciclos infância, adolescência e 3º idade; c) Avaliação e intervenção neuropsicológica em pacientes com Espectro Autista (TEA) com Hiperlexia, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Deficiência Intelectual (DI); d) Psicopatologia e psicodiagnóstico de transtornos mentais; e) Psicopossibilidades de Orientação Profissional e de Carreira; f) Psicologia para Pessoas Institucionalizadas com o escopo teórico da Neuropsicologia Cognitiva e Terapia Comportamental Cognitiva.
Formado em Psicologia, tem mestrado e doutorado em Filosofia e 10 artigos publicados. Gosta de xadrez, de música e das obras de Immanuel Kant. Para ele, o papel de um professor é ensinar.
Doutoranda em Psicologia da Saúde e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre em Processos Psicossociais na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Especialista em Psicologia Hospitalar e da Saúde pelo Instituto Pedagógico de Vitória (IPV). Formada em Psicologia na FAESA. Professora do Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC) no período de março/2022 ao presente momento. Professora substituta da UFES de Psicologia Social no período de junho/2021 a março/2022. Aprovada no concurso para professor de Psicologia, Psicopatologia e Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) campus Ituiutaba pelo edital 02/2019. Aprovada em terceiro lugar no processo seletivo para professor substituto na UFES para Psicologia do Desenvolvimento (edital 14/2020). Experiência como professora convidada em disciplinas de Psicologia do Trabalho, Psicologia aplicada à Saúde e Desenvolvimento, tanto no curso de Psicologia quanto no curso de Fonoaudiologia. Orientação em projetos de Iniciação Científica. Experiência no Hospital Associação dos Funcionários Públicos do Espírito Santo (AFPES) com atendimento beira-leito aos pacientes em tratamento de hemodiálise e grupo de escuta com os cuidadores/acompanhantes dos pacientes. Na Arcelor Mittal Tubarão na Medicina do Trabalho auxiliou nas atividades de acompanhamento dos empregados que realizam o teste de Prontidão Diária e seus desdobramentos; participou nos novos projetos e programas a serem implementados no Pró-vida e na Medicina e Saúde relacionados com comportamento seguro no trabalho. Participação de projetos de atendimento psicológico de emergência à comunidade e de oficinas terapêuticas em parceria com o Hospital Infantil.Áreas de interesse Gestalt-terapia; Psicologia da Saúde; Políticas públicas em Saúde e Psicologia e Processos Psicossociais.
Professora na Unidade de Psicologia do Centro Universitário Faesa. Doutoranda em Psicologia na Universidade Federal do Espírito Santo. Mestre (2019) em Psicologia na área de Processos Psicossociais em Saúde e Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Possui graduação (2016) em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia. Atua principalmente no campo da Psicologia Social, abordando temas como relações de gênero, representações sociais, ideologia, violência, relações interpessoais, educação em saúde.
Formado em Psicologia, possui MBA Executivo em Recursos Humano, mestrado em Administração e doutorado em Saúde Coletiva. Uma de suas maiores paixões é a praia, assim como os livros. O seua preferido é “Alegria”. Para ela o papel de um professor é de construir novos rumos e projetos de vida a partir da abertura a encontros e encantos do processo de conhecimento.
Formado em Psicologia pela FAESA, tem mestrado em Psicologia e já desenvolveu três projetos de extensão. Atualmente gosta de marcenaria amadora e seu livro preferido é “Crime e Castigo “. Para ele o papel de um professor é mover o aluno na direção de pensar por si mesmo e com isso demonstrar que a verdadeira liberdade do pensamento é não aceitar consistências e verdades eternas.
Graduado em Psicologia pela Universidade Vale do Rio Doce (2005), Especialista em Gestão Estratégica em RH pela FAESA (2013), Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (2014) e Doutor em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2021). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase na Psicologia do Esporte, Psicologia Organizacional e Psicologia Jurídica, Avaliação Psicológica, Psicometria e Psicologia Clínica sob suporte teórico das Terapias Cognitivo Comportamentais e Psicologia Baseada em Evidências.
Formada em Psicologia pela FAESA, tem mestrado em Psicologia Social e do Desenvolvimento e tem cinco artigos publicados. Ela ama ler e maratonar séries, A vida é Bela e Forrest Gump são dois dos seus filmes favoritos. Para ela o papel de um professor é apoiar, caminhar junto, construir com o aluno um caminho afetivo de construção de conhecimento.
Formada em Psicologia, tem mestrado em Psicologia Social e do Desenvolvimento. Gosta de pintar quadros, mergulhar, de moda e de viajar, seu filme preferido é O Rei Leão. Para ele o papel de um professor é motivar mudanças, construir sempre e desconstruir quando necessário.
Mestre e especialista em Endodontia. Graduada em Odontologia. Atua também como professora de curso de atualização em Endodontia. Tem experiência na área de Clínicas Integradas com ênfase em Endodontia.
Técnicas de manobra de desengasgo e o procedimento correto de como fazer uma Reanimação Cardiorrespiratória (RCP) fizeram parte do tour acadêmico
Atividade uniu a experiência de uma grande aula de revisão junto com uma feira de profissões voltada para a Medicina
Detalhes como a metodologia do curso, esclarecimento de dúvidas e muito aprendizado fizeram parte do tour acadêmico
Técnicas de manobra de desengasgo e o procedimento correto de como fazer uma Reanimação Cardiorrespiratória (RCP) fizeram parte do tour acadêmico
Atividade uniu a experiência de uma grande aula de revisão junto com uma feira de profissões voltada para a Medicina
Detalhes como a metodologia do curso, esclarecimento de dúvidas e muito aprendizado fizeram parte do tour acadêmico