Os estudantes do 3º ano do ensino médio do Centro Educacional Agostiniano, de Vitória, visitaram a FAESA Unidade Medicina, em Cariacica, na última quinta-feira (12), e conheceram toda a estrutura do curso, além de vivenciarem, em detalhes, o dia a dia das aulas.
Com o objetivo de promover a curiosidade e ajudar na tomada de decisão para aqueles que desejam cursar Medicina, a visita incluiu um tour pelas salas de Simulação Clínica de Alta Complexidade e Baixa Complexidade e a sala de Debriefing, onde acontece toda a observação das salas de simulação.
Localizados no quinto andar, esses espaços possibilitam aos estudantes o manejo de modernos manequins, capazes de simular com realismo inúmeras condições adversas do corpo humano, como dor, tosse, fadiga e falta de ar, e que se conectam a aparelhos que simulam condições adversas reais.
Na sala de Enfermaria, eles tiveram a oportunidade de executar um treinamento de massagem cardiorrespiratória, também conhecida como reanimação cardiopulmonar, um conjunto de procedimentos que se aplicam em caso de parada cardiorrespiratória para garantir a oxigenação dos órgãos até que o coração volte a funcionar ou que o atendimento médico profissional chegue.
O professor de Matemática do Centro Educacional Agostiniano, Gabriel Neto, acompanhou a visita, destacando a importância desse momento: “É diferente quando vemos a estrutura da instituição, com possibilidades que ajudam na busca e desenvolvimento do conhecimento para o ensino superior. Esse acesso antecipado ajuda na decisão se querem seguir na Medicina antes de concluírem o ensino médio”.
A visita seguiu pelo Corredor de Observação e Consultórios, permitindo aos estudantes simularem uma consulta médica. Nos laboratórios Morfofuncionais, o destaque foi a Tela Anatomia, um equipamento com realidade virtual aumentada sobre todo o sistema do corpo humano, incluindo pele, ossos, vasos sanguíneos e órgãos.
No laboratório Multifuncional, os temas foram as práticas relacionadas à química, bioquímica e biologia. O espaço dispõe de diferentes vidrarias e equipamentos para a compreensão de como os exames laboratoriais são feitos.
A área de convivência e a biblioteca, com espaços de estudos, empréstimos de notebooks e amplo acervo acadêmico encantou os visitantes. Ao final, os estudantes esclareceram dúvidas sobre as formas de ingresso, data do vestibular e receberam as boas-vindas do reitor da FAESA, professor Alexandre Nunes Theodoro, que gravou um vídeo especial para recepcioná-los.
O professor da Unidade Medicina e membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) Henrique de Azevedo Futuro Neto também é um dos coordenadores do eixo Ciências Fundamentais da Vida, que integra a grade curricular do curso de Medicina. Ele pontuou como a vivência antecipada em um ambiente novo é fundamental: “Os estudantes precisam conhecer um pouco mais sobre o que os espera na instituição. Dessa forma, conseguimos demonstrar, de maneira real, o que eles vão utilizar no dia a dia do seu aprendizado, na sua formação médica integral”.
Bernardo Teixeira de Souza está no último ano do ensino médio e participou da visita com entusiasmo. “A instituição tem uma ótima localização. Quando eu cheguei, estava em dúvida entre outras áreas do conhecimento que eu quero seguir, mas essa vinda aqui despertou uma curiosidade maior em cursar Medicina. Dos laboratórios aos projetos de pesquisa que os alunos fazem juntos, tudo isso é muito legal. Por exemplo, na simulação de massagem cardíaca, algo de que eu gostei, foi a minha primeira vez fazendo”.
A estudante Esther Dallapicola tem um sonho antigo de cursar Medicina e disse que gostou do que viu na Unidade Medicina da FAESA porque achou o tour muito acolhedor. “Eu gostei muito da estrutura, é completa, bem tecnológica e diferente de outras instituições. Aqui eu vi que a prática realmente ajuda os alunos a aprenderem mais”.