Os estudantes e professores de Medicina participaram da Formação em Ética, Responsabilidade e Segurança Digital. A atividade, que reforçou o compromisso da instituição com um ensino de excelência e boa conduta nas práticas médicas, aconteceu na última sexta-feira (29) e no sábado (30) no Mov.ie, e contou com a participação do docente convidado da FAESA, Chao Lung Wen, que ministrou a capacitação via Zoom.
O compromisso com a ética e a bioética no ambiente digital, a segurança dos dados dos pacientes e a criptografia de informações foram temas da formação, destacando a Medicina FAESA como o único curso do País a oferecer essa capacitação na graduação.
A dinâmica da atividade dividiu a formação em quatro fases sob a orientação de dois professores facilitadores por sala, além da mediação do professor Chao Lung Wen. Os estudantes e docentes, distribuídos em diferentes salas, utilizaram o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da instituição para realizar as atividades e debater conceitos.
Entre as questões com o objetivo de preparar os futuros médicos para os desafios da saúde, incluindo o cuidado em atendimentos digitais e a segurança em redes Wi-Fi, os estudantes esclareceram dúvidas sobre backup e criptografia de dados clínicos e pessoais.
Para a pró-reitora da FAESA, Carla Letícia Alvarenga Leite, a capacitação representa um passo fundamental para o cuidado com o ensino médico, promovendo a manutenção da vida de forma ética e com a máxima excelência. “É uma honra a FAESA ser pioneira nesse trabalho da bioética e da saúde digital no País, formando profissionais de excelência”, destacou.
A professora de Medicina Tânia Machado, que participou da aplicação da atividade, contou que atuar como facilitadora da formação foi um desafio que a instiga trabalhar com o tema. “Falar sobre ética no mundo virtual é inevitável. Inserir os nossos estudantes nessa responsabilidade é fundamental, porque queremos que eles entrem para o mercado de trabalho como verdadeiros médicos do futuro, cientes dos benefícios da tecnologia sem deixar de lado a responsabilidade.”
O estudante do terceiro período Lucas Carletti ressaltou a importância de ter a mediação do professor Chao Lung Wen aliada às orientações dos docentes da FAESA: “Debater os conceitos de ética, criptografia e segurança digital é importante para a nossa formação médica, porque são regras que vamos seguir durante toda a nossa carreira”.
Ao final dos dois dias de atividades, os estudantes produziram um documento reunindo todos os conhecimentos adquiridos e realizaram uma prova de conhecimentos.