Um grupo de seis estudantes dos cursos de Psicologia, Odontologia e Enfermagem ganhou prêmio de Melhor Trabalho de Pesquisa em Humanização da Saúde. São eles: Alice Valcher, 8º período de Psicologia; Felipe Santana Santos, 4º período de Enfermagem; Laísa Rocha Barreto, 8° período de Psicologia; Ana Paula Paseto, 9º período de Odontologia; Maria Antônia Queiroga, 10° período de Psicologia; e Gabriella Storck, 9º período de Odontologia.
Com o título do projeto ganhador no quesito de boas práticas “Humanizar é Cuidar de Quem Cuida: Saúde Mental e Qualidade de Vida de Mulheres na Saúde”, o trabalho foi apresentado durante o Simpósio de Humanização na Saúde, promovido pela Fundação Estadual de Inovação em Saúde (iNOVA Capixaba).
A pesquisa faz parte do Projeto de Iniciação Científica da FAESA (PIC/FAESA) “Cuidando de Quem Cuida: Saúde Mental e Qualidade de Vida de Trabalhadoras e Futuras Trabalhadoras na Área da Saúde”, que está atualmente na etapa de coleta de dados. O trabalho é desenvolvido sob orientação da professora Lorena Silveira Cardoso, e tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).
O estudo tem como base a pesquisa acadêmica dos dois primeiros e dois últimos períodos dos cursos de saúde da FAESA e profissionais de saúde do município de Vitória. O objetivo é investigar os impactos emocionais, sociais e acadêmicos vivenciados por essas mulheres, abordando temas como estresse, ansiedade, depressão, estratégias de enfrentamento e qualidade de vida, com atenção às questões de gênero, raça e condições de trabalho.
A proposta é gerar dados relevantes que contribuam para a formulação de estratégias de cuidado e valorização dessas profissionais e futuras profissionais, com base em princípios éticos e legais, tendo como reflexão a humanização. A iniciativa reafirma o compromisso da FAESA com a formação crítica, a ética na pesquisa científica e a promoção da saúde mental das mulheres que cuidam da saúde da população.