Sistemas de Informação

Formando profissionais de alta qualificação com tecnologia de ponta e parcerias com empresas líderes no mercado de TI, como o Centro de Inovação Microsoft – único no Estado.

Sistemas de Informação

Laboratórios de ponta, programas que fomentam o empreendedorismo, participação em  projetos de Inclusão Digital, incentivo à iniciação científica e muitas outras ações fazem o diferencial deste Bacharelado, onde o aluno une teoria e prática em projetos de alta performance, como o Centro de Inovação Microsoft, sediado na FAESA e único no estado.

Duração: 4 anos
Modalidade: Presencial
Turno: Noturno
Formação: Bacharelado
Regime: Semestral
Mensalidade 2017:
VER MENSALIDADE R$ 867,00
Horário das aulas:

Noturno: 18h45 às 22h
*Podendo sofrer alterações conforme estrutura curricular.

Reconhecido pela Portaria MEC Nº. 1.094 de 24 de dezembro de 2015.

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  • O curso
  • Professores
  • Disciplinas
  • Inovação Pedagógica
  • Infraestrutura

O curso

No crescente mercado da Tecnologia da Informação (TI) e com a utilização em massa dos sistemas de computação, este Bacharel, que se especializa para atuar no desenvolvimento, implantação, gestão e evolução dos sistemas de informação e da infraestrutura de tecnologia da informação, tem muito a contribuir com empresas, organizações e governos.

Na FAESA, nossos alunos tem a oportunidade de colocar em prática toda a teoria aprendida nas salas de aula e isso se dá nos laboratórios de ponta disponibilizados aos alunos, em programas de apoio ao empreendedorismo e por meio das parcerias firmadas com empresas e organizações para o desenvolvimento de projetos, o que além de muita experiência, também têm garantido alta empregabilidade aos profissionais formados aqui.

COORDENADOR(A)

Prof. Rober Marcone Rosi

Mestre

Fale com a coordenação: rober.marcone@faesa.br


  • Área de Atuação
  • Perfil Profissional
  • Mercado de Trabalho

O acesso cada vez maior aos aparelhos celulares e tablets aquece o mercado para esse profissional em todo o país. Atualmente, o mercado de trabalho para estes profissionais é bastante amplo, uma vez que sistemas de computação estão cada vez mais presentes na vida das pessoas e têm sido utilizados nos mais diversos setores da sociedade, seja em smartphones, seja em compras pela internet.

Como a utilização de tecnologia da informação é uma necessidade da maioria das empresas, o mercado de trabalho do bacharel em Sistemas de Informação é muito grande. Muitas oportunidades de trabalho são em empresas da área de Tecnologia de Informação, mas empresas e organizações de diversos ramos de atividades oferecem oportunidades em seus departamentos de Tecnologia da Informação.

O profissional de Sistemas de Informação da FAESA atuará prioritariamente na prospecção de novas tecnologias de informação e no suporte e/ou gestão da incorporação dessas tecnologias às estratégias, planejamento e práticas organizacionais alinhados aos objetivos organizacionais. Também atuará no desenvolvimento, implantação, gestão e evolução dos sistemas de informação e da infraestrutura de tecnologia da informação no âmbito organizacional, departamental e/ou individual de acordo com o alinhamento estratégico entre negócios e tecnologia da informação e dentro de uma perspectiva de melhoria contínua dos processos e produtos organizacionais.

Mesmo em anos de crise, a área de Tecnologia da Informação (TI) é uma das menos impactadas e em alguns setores tende a crescer, pois é vista como uma área que pode gerar, para o ambiente corporativo, ganho de produtividade, eficiência operacional ou redução de custos. O setor de TI simplesmente não pode parar, pois o mundo que conhecemos hoje gira em torno de dados, sistemas e soluções de controle, gestão, performance, mobilidade, cobrança, transações correntes, conectividade, entre outras diversas demandas que são tratadas pela TI.

O emprego em TI cresce em média 10% ao ano

As vagas na área de TI já são responsáveis por 400 mil empregos de alta qualidade. Como comparação, o emprego das outras áreas no Brasil, no mesmo período, cresceu em média 3%.

A falta de mão de obra qualificada para ocupar essas vagas, se por um lado é um problema para o mercado, por outro indica uma oportunidade para profissionais que investem na capacitação e atualização.

No mercado atual, as empresas precisam de profissionais que tenham conhecimento universalizado, com formação qualificada, antenados, criativos, atualizados com as tendências e inovações globais que surgem na velocidade da luz. Isso explica por que a média salarial em TI continua sendo mais alta que a média muitos outros setores. É a velha lei da oferta e procura.

 

Evolução Anual do Emprego Formal no Setor de TIC/TI (mil unidades / % de crescimento)
Fonte: RAIS/IBGE. Elaboração: FGV.

Alex Sandro Barreto Rodrigues Especialista
Anderson Silva Vaccari Mestre
Cinthia Cristina Lucio Caliari Mestre
Daniel Barbosa de Oliveira Mestre
Denise Franzotti Togneri Mestre
Eliana Caus Sampaio Mestre
Elvira Padua Lovatte Mestre
Gilberto Neves Sudré Especialista
Lourival Antonio Cristofoleti Mestre
Marcelo Marcos Barbosa Mestre
Milton Carvalho Bernardo Mestre
Olga Helena Pauletti Tovar Mestre
Otávio Lube dos Santos Mestre
Rafael Paoliello Guimarães Doutor
Ralf Luiz De Moura Mestre
Renata Cristina Laranja Leite Mestre
Rober Marcone Rosi Mestre
Rogerio Miguel Coelho Mestre
Suzi Lara Werner Mestre
Tiago Tadeu Wirtti Mestre
Vinicius De Freitas Soares Mestre

1º Período

  • Algoritmo I
  • Lógica Matemática
  • Sociologia
  • Fund. Sistemas de Informação
  • Organização do Trabalho Científico
  • Introdução à Computação

2º Período

  • Álgebra Linear e Geometria Analítica
  • Algoritimo II
  • Linguagem de Programação I
  • Teoria Geral dos Sistemas
  • Processos de Negócio

3º Período

  • Matemática Discreta
  • Estrutura de Dados
  • Linguagem de Programação II
  • Comportamento Organizacional
  • Gestão Organizacional e de Processos

4º Período

  • Organização e Arquitetura de Computadores
  • Sistemas Multimídia
  • Engenharia de Software
  • Pesquisa e Ordenação
  • Economia

5º Período

  • Pesquisa Operacional
  • Análise e Projeto de Sistemas I
  • Sistemas Operacionais
  • Engenharia de Requisitos
  • Comunicação de Dados e Redes de Computadores

6º Período

  • Estatística
  • Qualidade de Software e da Informação
  • Análise e Projetos de Sistemas II
  • Pesquisa Aplicada
  • Organização, Sistemas e Métodos
  • Banco de Dados

7º Período

  • Governança de TI
  • Teste de Software
  • Segurança e Auditoria de Sistemas
  • Trabalho de Conclusão de Curso I
  • Gerência de Projetos
  • Optativa I

8º Período

  • Sistemas Distribuídos
  • Direito Aplicado
  • Trabalho de Conclusão de Curso II
  • Interface Homem-Computador
  • Optativa II

A inovação pode ser entendida como um conjunto de intervenções, decisões e processos que, com certo grau de intencionalidade e sistematização, alteram atitudes, culturas, ideias, conteúdos, modelos e práticas.

Aplicando-se este conceito à educação, é pertinente considerar que as inovações pedagógicas buscam novas formas para promoverem a elaboração e a administração do currículo, das relações em sala de aula e do espaço escolar, de forma diferenciada, por meio de uma perspectiva renovadora de programas e projetos, materiais curriculares, estratégias de ensino e aprendizagem, modelos didáticos, visando à construção dos conhecimentos socialmente relevantes, que permitam o desenvolvimento de uma nova formação mais compreensiva e integral dos alunos.

SAIBA MAIS

O Núcleo de Aplicações Tecnológicas (NAT) oferece um conjunto de 14 laboratórios de informática climatizados, com Datashow individualizado por laboratório e computadores de marcas renomadas. Dispõe de diversificado conjunto de software de apoio ao ensino de computação. Há também a oferta de laboratórios especializados como, por exemplo, o laboratório que atende à disciplina de Circuitos Digitais, o laboratório de Redes Industriais, entre outros.

Parceiros: 

Por meio do Programa de Parceria Estratégica, a FAESA alinha-se com empresas líderes e inovadoras da área de TI. Os maiores e mais relevantes players globais nos apoiam com conteúdo, tecnologia e na integração entre o ambiente empresarial e o mundo acadêmico, permitindo acesso exclusivo a softwares, certificações e outros serviços. Conheça melhor o trabalho desenvolvido por cada um deles no tópico Projetos.

Microsoft:  único centro de inovação da Microsoft no Espírito Santo.

SAP: SAP University Alliances é um programa global do qual participam mais de 2.400 instituições em mais de 90 países, que visa a formulação do futuro do ensino superior.

IBM Academic Initiative: é um programa de aprimoramento técnico e de acesso gratuito com o apoio de ferramentas, softwares IBM, materiais didáticos e incentivo à certificações.

Oracle Academy: instituição educacional que fornece recursos de aprendizado em tecnologia mundialmente reconhecida.

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