Jogos Digitais

Único curso de nível superior da área no estado, conta com laboratórios de ponta, parcerias com grandes empresas mundiais e o único Centro de Inovação Microsoft do Espírito Santo.

JOGOS DIGITAIS

Mercado em franco crescimento, a criação e a produção de jogos digitais têm faturado mundialmente mais que a indústria do cinema. Com o uso de tecnologia de ponta e parcerias de peso, como a Microsoft, a IBM, a Oracle, e a SAP, quatro dentre as maiores empresas de TI do mundo, a FAESA chegou na frente e oferece todo o suporte para a sua criatividade entrar em jogo no único curso de nível superior da área no Estado.

Duração: 2.5 anos
Modalidade: Presencial
Turno: Noturno
Formação: Tecnologia
Regime: Semestral
Mensalidade 2017:
VER MENSALIDADE R$ 703,00
Horário das aulas:

Noturno: 18h45 às 22h
*Podendo sofrer alterações conforme estrutura curricular.

Reconhecido pela Portaria MEC Nº. 151 de 17 de agosto de 2012.

parceiros


  • O curso
  • Professores
  • Disciplinas
  • Projetos
  • Inovação Pedagógica
  • Infraestrutura

O curso

Criar jogos digitais pode parecer uma grande diversão. E é mesmo! Mas não apenas isso, a Criação de Jogos Digitais é uma carreira promissora em um mercado em plena expansão e o profissional da área não está limitado a criar somente para o viés da diversão. O leque de atuação é bem amplo e há espaço para o uso de games em escolas, capacitações corporativas, publicidade, no cinema e até mesmo para o uso na indústria, através do desenvolvimento de simuladores.

Da criação e desenvolvimento das ideias até a entrada no mercado de trabalho, a FAESA se posiciona ao lado do aluno. Para isso, o curso dispõe de equipamentos e softwares atualizados e de ponta em 14 laboratórios de informática, desenvolve programas que incentivam o empreendedorismo e promovem empregabilidade, e investe em parcerias importantes, como a da Microsoft, que trouxe para dentro da FAESA o Microsoft Inovation Center (MIC), um dos poucos no Brasil e o único no Estado.

COORDENADOR(A)

Prof. Rober Marcone Rosi

Mestre

Fale com a coordenação: rober.marcone@faesa.br


  • Área de Atuação
  • Perfil Profissional
  • Mercado de Trabalho

O tecnólogo em Jogos Digitais atua no segmento de entretenimento digital desenvolvendo produtos tais como: jogos educativos, de aventura, de ação, de simulação 2D e 3D, entre outros gêneros. Lida com plataformas e ferramentas para a criação de jogos digitais e trabalha no desenvolvimento e gestão de projetos de sistemas de entretenimento digital interativo, em rede ou isoladamente, de roteiros e modelagem de personagens virtuais e na interação com banco de dados. Pode atuar como autônomo ou em empresas produtoras de jogos digitais, canais de comunicação via web, produtoras de websites, agências de publicidade e veículos de comunicação.

O tecnólogo em Jogos Digitais formado pela FAESA deverá ser capaz de:

  • Ser curioso e investigativo quanto às possibilidades de desenvolvimento que os jogos digitais apresentam em relação a sua inserção cultural, linguagem e atuação em novos segmentos.
  • Analisar, projetar, desenvolver e implementar jogos digitais baseados em diversas plataformas, com uma visão profissional e humanística que o habilite a atuar nas organizações e na sociedade, de forma a identificar, formular e solucionar problemas tendo em vista todos os aspectos tecnológicos da área de formação, sem deixar de considerar os aspectos econômicos, sociais, ambientais e éticos, objetivando o bem-estar do homem dentro de uma visão sistêmica e multidisciplinar.
  • Lidar com plataformas e ferramentas para a criação de jogos digitais.
  • Trabalhar no desenvolvimento e na gestão de projetos de sistemas de entretenimento digital.
  • Atuar como empreendedor, gestor de negócios e/ou como parte de equipes multidisciplinares, da esfera local à internacional.
  • Ser flexível e versátil para identificar e/ou gerar oportunidades do mercado, bem como dinâmico para traduzi-las e codificá-las a partir das estratégias comunicativo-discursivas dos jogos digitais.
  • Ser conhecedor das rotinas administrativas, de pesquisa, de planejamento, de criação, de produção e de distribuição que a produção de jogos digitais demanda.

Mesmo em anos de crise, a área de Tecnologia da Informação (TI) é uma das menos impactadas e em alguns setores tende a crescer, pois é vista como uma área que pode gerar, para o ambiente corporativo, ganho de produtividade, eficiência operacional ou redução de custos. O setor de TI simplesmente não pode parar, pois o mundo que conhecemos hoje gira em torno de dados, sistemas e soluções de controle, gestão, performance, mobilidade, cobrança, transações correntes, conectividade, entre outras diversas demandas que são tratadas pela TI.

As vagas na área de TI já são responsável por 400.000 empregos de alta qualidade.

Como comparação, o emprego das outras áreas no Brasil, no mesmo período, cresceu em média 3%.

A falta de mão de obra qualificada para ocupar essas vagas, se por um lado é um problema para o mercado, por outro indica uma oportunidade para profissionais que investem na capacitação e atualização.

No mercado atual, as empresas precisam de profissionais que tenham conhecimento universalizado, com formação qualificada, antenados, criativos, atualizados com as tendências e inovações globais que surgem na velocidade da luz. Isso explica por que a média salarial em TI continua sendo mais alta que a média muitos outros setores. É a velha lei da oferta e procura.

Daniel Barbosa de Oliveira Mestre
Denilson Coelho Coutinho Especialista
Luiz Fernando Tom Graduado
Marcelo Marcos Barbosa Mestre
Ralf Luiz De Moura Mestre
Renata Cristina Laranja Leite Mestre
Suzi Lara Werner Mestre
Tiago Tadeu Wirtti Mestre
Vania Gabriela Balista Especialista

1º Período

  • Algoritmo I
  • Fundamentos de Sistemas de Informação
  • Introdução à Computação
  • Organização do Trabalho Científico
  • Processos de Negócio
  • Sociologia

2º Período

  • Comunicação de Dados e Redes de Computadores
  • Algorítmo II
  • Arte 2D
  • Organização e Arquitetura de Computadores
  • Computação Gráfica

3º Período

  • Modelagem 3D
  • Design de Som
  • Linguagem de Programação
  • Sistemas Multimídia
  • Análise e Projeto de Sistemas I

4º Período

  • Design de Ambiente
  • Desenvolvimento de Aplicações Web I
  • Banco de Dados
  • Análise e Projeto de Sistemas II
  • Inteligência Artificial
  • Sistemas Multimídia para Jogos

5º Período

  • Gerência de Projetos
  • Game Design
  • Desenvolvimento de Aplicações Web II
  • Animação 3d
  • Interface Homem-Computador
  • Direito Aplicado
  • Tópicos Especiais em Jogos

Centro de Inovação Microsoft – MIC

O Centro de Inovação Microsoft-FAESA (MIC/FAESA), único no Espírito Santo, é resultado de uma parceria firmada entre a Microsoft, FAESA e a Prosperi. Essa unidade de desenvolvimento busca promover a qualificação de organizações, de profissionais e de estudantes, por meio de mecanismos que fomentem o uso eficiente e inovador de Tecnologias da Informação (TI) no Espírito Santo.

O MIC/FAESA atende estudantes, facilitando sua inserção no mercado de trabalho; empreendedores, fomentando a criação e o desenvolvimento de empresas inovadoras na área de TI; empresas consolidadas que buscam a capacitação de seus profissionais ou a aplicação de novas tecnologias.

Seus principais objetivos são:

  • ­acelerar o uso de novas tecnologias no país;
  • fomentar a indústria nacional de software e elevar a competitividade desse segmento no cenário internacional;
  • ­estimular o ecossistema empreendedor criando um ambiente favorável para o desenvolvimento de startups.
  • capacitar os alunos e prepará-los para o mercado de trabalho.

Saiba mais sobre o MIC.


SAP University Alliances

Um programa global do qual participam mais de 2.400 instituições em mais de 90 países, que visa a formulação do futuro do ensino superior. O programa permite que estudantes e professores tenham contato com as mais recentes tecnologias SAP e possibilita que as universidades e escolas vocacionais integrem software SAP em seu ensino, por meio de parceria para criar competências tecnológicas.


Oracle Academy

A associação ao Oracle Academy oferece aos alunos e professores acesso à tecnologia de classe mundial, agregando conhecimentos e habilidades relevantes para a inserção dos estudantes no mercado de trabalho e, consequentemente, ampliando sua empregabilidade. Podemos afirmar que a Oracle Academy oferece um complemento da formação obtida em nossos cursos de graduação da área de computação.

Os alunos podem ter acesso a conteúdo tecnológico, obter certificações internacionais e participar de cursos e workshops. Já os professores são beneficiados com material didático, treinamentos e a possibilidade de atualização do conhecimento tecnológico.


IBM Academic Initiative

É um programa de aprimoramento técnico e de acesso gratuito com o apoio de ferramentas, softwares IBM, materiais didáticos e incentivo a certificações.

O programa oferece um amplo portfólio de produtos e soluções IBM que auxilia o professor e o aluno no desenvolvimento de conteúdo teórico e prático, contribuindo, assim, na formação de habilidades sobre as mais recentes tecnologias demandadas pelo mercado.


Radar de Talentos

Tem o objetivo de propiciar ao aluno FAESA a inserção no mercado de trabalho através de cursos gratuitos oferecidos por grandes empresas, onde os alunos têm contato com conteúdos atualizados da sua área de conhecimento, o que permite a formação de uma rede de relacionamentos profissionais e uma formação diferenciada para atender as exigências do mercado de trabalho.

Saiba mais sobre o Radar de Talentos.


Baja

Os alunos dos cursos de Engenharia, Comunicação e Psicologia aplicam os conhecimentos adquiridos em sala de aula, com a finalidade de formar uma equipe para projetar e construir um carro de competição. Essa equipe participa todos os anos da competição SAE-BAJA regional e nacional.

Saiba mais sobre o Baja.


Vivência Profissional

Desenvolvido em parceria com importantes empresas, propicia ao aluno FAESA a vivência e a sua inserção no mercado de trabalho, enriquecendo o currículo, visando a empregabilidade e o empreendedorismo.

Saiba mais sobre a Vivência Profissional.


A inovação pode ser entendida como um conjunto de intervenções, decisões e processos que, com certo grau de intencionalidade e sistematização, alteram atitudes, culturas, ideias, conteúdos, modelos e práticas.

Aplicando-se este conceito à educação, é pertinente considerar que as inovações pedagógicas buscam novas formas para promoverem a elaboração e a administração do currículo, das relações em sala de aula e do espaço escolar, de forma diferenciada, por meio de uma perspectiva renovadora de programas e projetos, materiais curriculares, estratégias de ensino e aprendizagem, modelos didáticos, visando à construção dos conhecimentos socialmente relevantes, que permitam o desenvolvimento de uma nova formação mais compreensiva e integral dos alunos.

SAIBA MAIS

O Núcleo de Aplicações Tecnológicas (NAT) oferece um conjunto de 14 laboratórios de informática climatizados, com Datashow individualizado por laboratório e computadores de marcas renomadas. Dispõe de diversificado conjunto de software de apoio ao ensino de computação. Há também a oferta de laboratórios especializados como, por exemplo, o laboratório que atende à disciplina de Circuitos Digitais, o laboratório de Redes Industriais, entre outros.

Parceiros: (logo de cada um deles)

Por meio do Programa de Parceria Estratégica, a FAESA alinha-se com empresas líderes e inovadoras da área de TI. Os maiores e mais relevantes players globais nos apoiam com conteúdo, tecnologia e na integração entre o ambiente empresarial e o mundo acadêmico, permitindo acesso exclusivo a softwares, certificações e outros serviços. Conheça melhor o trabalho desenvolvido por cada um deles no tópico Projetos.

Microsoft:  único centro de inovação da Microsoft no Espírito Santo.

SAP: SAP University Alliances é um programa global do qual participam mais de 2.400 instituições em mais de 90 países, que visa a formulação do futuro do ensino superior.

IBM Academic Initiative: é um programa de aprimoramento técnico e de acesso gratuito com o apoio de ferramentas, softwares IBM, materiais didáticos e incentivo a certificações.

Oracle Academy: instituição educacional que fornece recursos de aprendizado em tecnologia mundialmente reconhecida.