Engenharia Mecânica
Figurando entre as 10 melhores faculdades de engenharia do Brasil, segundo o MEC, a FAESA conta com um parque de laboratórios moderno e convênio com as maiores empresas industriais do estado.
Contando com professores altamente qualificados e experientes, prontos para acolher as dificuldades dos alunos e garantir o sucesso do seu aprendizado, o curso de Engenharia Mecânica da FAESA é reconhecido pela excelência dos profissionais que atuam no mercado. |
Matutino: 7h às 10h20, e Noturno: 18h45 às 22h.
*Podendo sofrer alterações conforme estrutura curricular.
Reconhecimento renovado pela Portaria n.° 1.094 de 24/12/2015 publicado no D.O.U em 30/12/2015
O Curso de Engenharia Mecânica da FAESA aprofunda os conhecimentos em cinco grandes eixos de formação: Materiais e Processos de Fabricação; Estruturas, Dinâmica e Vibrações; Termodinâmica e Reologia; Engenharia de Manutenção e Negócios.
A qualidade de seu corpo docente, a infraestrutura disponível e a interação com diferentes áreas do conhecimento, que convivem num mesmo campus universitário, resultam na formação de um profissional qualificado e valorizado pelo mercado.
O Curso conta com um moderno parque laboratorial, que associado a uma política massiva de pesquisa e extensão e uma ampla gama de convênios com as maiores empresas industriais do estado, permite ao aluno consolidar o seu aprendizado e viabilizar a sua inserção precoce no mercado de trabalho.
COORDENADOR(A)
Prof. Cláudia Câmara
Mestre
Fale com a coordenação: claudia.camara@faesa.br
O mercado de trabalho do engenheiro mecânico é diversificado e de âmbito internacional. Os grandes complexos industriais, como a indústria de mineração, de aço, petroquímica, de papel e celulose, automotiva, de alimentos e de mineração, o setor metalmecânico, e as instituições de ensino e pesquisa são alguns exemplos de locais de trabalho do Engenheiro Mecânico no Espírito Santo e em outras regiões industrializadas do planeta.
Como engenheiro mecânico, o profissional egresso da FAESA poderá atuar em serviços relacionados:
O Engenheiro a ser formado pelas FAESA, em consonância com os preceitos do Sistema CONFEA/ CREA, deverá ser capaz de:
O engenheiro mecânico tem atuação destacada no universo profissional, em organizações como Vale, ArcelorMittal Tubarão, Fibria, Petrobras, Samarco, Technip dentre outras. Vale ressaltar que a grande participação dos estudantes nos programas de estágios dessas organizações tem contribuído para a formação técnico-científica dos futuros engenheiros, facilitando a inserção no mercado de trabalho.
O curso de Engenharia Mecânica da FAESA tem à sua disposição laboratórios de física, química, informática, materiais, processos de fabricação, oficina mecânica, hidráulica, pneumática, prototipagem, simulação e otimização, que são utilizados em disciplinas práticas e projetos integradores, como o Baja. Conheça nossos diferenciais:
– Qualidade e comprometimento do corpo docente;
– Acolhimento ao aluno para que ele supere os obstáculos enfrentados na trajetória da sua formação, como a oferta de reforço nas aulas de cálculo em horários alternativos ao das aulas;
– Metodologias didáticas inovadoras com resultados expressivos para o aprendizado do aluno;
– Integração com outros cursos, num campus onde há a diversidade e a troca entre diferentes estudantes e profissionais;
– Formação global, que dá ao egresso conhecimento técnico necessário para que busque colocação em qualquer empresa do mundo;
– Projetos de pesquisa, iniciação científica e extensão, ofertados desde o 1º período;
– Projeto Baja/SAE – que oportuniza os alunos a participar de competição nacional de protótipos entre instituições de ensino de Engenharia;
– Prototipagem rápida com impressora 3D;
– Programa de visitas técnicas multidisciplinares semestrais a empresas locais e nacionais;
– Prêmio de Mérito Acadêmico que premia os estudantes com destaque acadêmico;
– Incentivo ao empreendedorismo e à empregabilidade;
– Núcleo de Estágios e Empregos que estabelece uma ligação estreita do aluno com o mercado;
Últimas Notícias do Curso: