Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

FAESACARIACICA processos gerenciais

Processos Gerenciais | Saiba tudo sobre a área e o curso

FAESA

Blog

FAESACARIACICA, processos gerenciais

Processos Gerenciais | Saiba tudo sobre a área e o curso

Por Equipe FAESA em Jan 26, 2023 5:15:00 PM | 3 min de leitura

Cada vez mais competitivo e exigente, o mercado depende da atuação de profissionais que possam organizar, otimizar e aprimorar processos. Um fator que contribui ativamente para o crescimento de qualquer organização.

Não é à toa que existe uma procura constante e aquecida, tanto na iniciativa privada quanto na pública, por profissionais formados na área de Gestão e Negócios, incluindo Tecnólogos em Processos Gerenciais. 

Pensando nisso, reunimos todas as informações sobre a graduação de Processos Gerenciais, as possíveis áreas de atuação e o mercado de trabalho promissor que o futuro profissional deve encontrar. 

O que são Processos Gerenciais?

Antes de falar sobre o curso em si, é importante explicar que o termo processos gerenciais se refere a uma série de dinâmicas e metodologias ligadas ao monitoramento, ao controle e à coordenação de atividades empresariais. Na maioria dos casos, o objetivo é contribuir com a eficiência da gestão e potencializar os resultados positivos. 

Diante disso, o curso de Processos Gerenciais tem como foco o desenvolvimento de competências relacionadas à administração de negócios, formando profissionais capazes de analisar o ambiente interno e externo da instituição, estabelecer práticas que agilizem o processo produtivo e propor inovações que aumentem a eficiência e o lucro. 

businesspeople-meeting-plan-analysis-graph-company-finance-strat

Por conta disso, é um campo de estudos multidisciplinar onde conhecimentos de humanas e exatas se encontram em aulas sobre gestão empresarial, contabilidade, planejamento, técnicas de venda, marketing, empreendedorismo e logística.

Outro diferencial é que, geralmente, esse curso possui uma duração menor do que um bacharelado em Administração. O motivo está no seu enfoque prático e voltado para os diversos processos que formam a gestão.

Onde os Tecnólogos em Processos Gerenciais podem trabalhar?

Como dissemos anteriormente, o mercado de trabalho para esses profissionais está em um momento favorável. Afinal, as empresas necessitam de processos mais eficientes e soluções criativas para manter sua qualidade, sua competitividade e seu rendimento. 

Além disso, um Tecnólogo em Processos Gerenciais pode aplicar seus conhecimentos em inúmeras áreas diferentes. Fizemos uma lista para facilitar: 

  • Gestão Administrativa

  • Gestão Financeira

  • Recursos Humanos

  • Marketing e Vendas

  • Consultoria

  • Auditoria

E para completar, a maioria desses cargos podem ser encontrados tanto em empresas privadas de vários setores, quanto em órgãos públicos municipais, estaduais e federais. 

digital-increasing-bar-graph-with-businessman-hand-overlay (1)

Quanto ganha um Tecnólogo em Processos Gerenciais?

Como sempre, o salário depende de vários fatores. Entre eles estão: a área escolhida, o porte da empresa, o cargo, o nível de experiência, a quantidade de especializações e até mesmo a localização geográfica. 

De acordo com o site de empregos Catho, um analista de Processos Gerenciais recebe, em média, 3.316 reais por mês. Já em cargos de gerência, o rendimento costuma variar entre 6 mil e 10 mil reais. 

É possível aplicar os conhecimentos em um negócio próprio?

Claro! 

Os conhecimentos acumulados durante o curso de Processos Gerenciais também podem ser aplicados no planejamento, na criação e no gerenciamento de seus próprios negócios. 

Inclusive, é muito comum que donos de micro ou pequenas empresas busquem o tecnólogo com o intuito de ampliar seus conhecimentos e melhorar sua atuação nesse mercado cada vez mais competitivo. 

african-american-businesswoman-writing-on-sticker-with-marker-focused-confident-curly-female-manager-sharing-idea-for-project-and-making-note

Como funciona o curso de Processos Gerenciais da FAESA?

Ofertado no Campus Cariacica, o tecnólogo em Processos Gerenciais da FAESA é presencial e tem duração de 2 anos. São quatro períodos movidos por pilares como inovação, empreendedorismo e responsabilidade ética. 

Durante esse tempo, o aluno aprenderá a planejar, aplicar e avaliar processos, técnicas e métodos de desenvolvimento empresarial. É a melhor opção para quem precisa aprender sobre administração e gestão de negócios com foco em resultados. 

Não quer parar no primeiro diploma? Continuando seus estudos por mais dois anos, o aluno consegue também o título de bacharel em Administração. 

Saiba mais sobre o curso e matricule-se!

FAESACARIACICA processos gerenciais