A FAESA acaba de dar um passo importante em sua política de internacionalização. O reitor do Centro Universitário, professor Alexandre Nunes Theodoro, recebeu o professor Fernando Villamizar Lamus, da Universidad Bernardo O’Higgins (UBO), do Chile, para firmar um convênio que prevê programas de intercâmbio entre estudantes das duas instituições, fortalecendo a troca de experiências acadêmicas e culturais.
O programa de intercâmbio terá início com o curso de Psicologia, com o tema “Soft Skills e Caminhos Profissionais na Psicologia Contemporânea”, e há expectativa de que seja ampliado para outros cursos no futuro.
No mês de setembro, a FAESA receberá cinco estudantes de Psicologia e um professor da universidade chilena para participar de uma programação especial com atividades acadêmicas e culturais no Campus Vitória.
O convênio reafirma o compromisso da FAESA com uma formação acadêmica conectada ao cenário global, promovendo a integração entre universidades de diferentes países e proporcionando aos estudantes experiências reais de vivência internacional.
“Hoje é um dia muito significativo para todos nós. Este é o início de uma construção conjunta de conhecimento entre as duas instituições. Estamos dando um passo importante rumo à internacionalização, enriquecendo a formação acadêmica. Ganhamos mais conhecimento, mais educação e mais conexão com o mundo”, declarou o reitor da FAESA, Alexandre Nunes Theodoro.
O representante da Universidad Bernardo O’Higgins, professor Fernando Villamizar Lamus, destacou a importância da parceria. “A nossa parceria com a FAESA é valiosa porque a mobilidade internacional desenvolve diversas habilidades nos nossos estudantes. Eles têm a chance de comparar diferentes contextos acadêmicos, além de aprender novos idiomas e culturas. Tudo isso enriquece não só a formação profissional, mas também o crescimento pessoal. Nosso objetivo é que essa experiência contribua para uma empregabilidade mais sólida e, futuramente, queremos expandir o programa para outras áreas do conhecimento, acompanhando as demandas de um mundo cada vez mais interconectado”, disse.
Já a diretora da FAESA, Daniela Theodoro, adiantou os próximos passos do programa: “Em 2026, daremos continuidade à segunda etapa do intercâmbio, quando nossos estudantes de Psicologia terão a oportunidade de vivenciar experiências acadêmicas e culturais no Chile. Nossa intenção é expandir essa iniciativa para outros cursos, ampliando ainda mais os horizontes internacionais da FAESA”, disse.
A coordenadora do curso de Psicologia, Caroline Bezerra, também ressaltou a importância da parceria: “Essa parceria representa uma oportunidade única para nossos estudantes ampliarem sua visão sobre a Psicologia, explorando diferentes realidades profissionais e culturais. A troca com a universidade chilena certamente enriquecerá o processo de formação acadêmica e humana, além de fortalecer a internacionalização do nosso curso”.