A turma do 5º período de jornalismo participou de um media training, atividade da disciplina de Comunicação Organizacional II, que prepara os estudantes para lidarem no relacionamento com as fontes no dia a dia da profissão. A dinâmica aconteceu nos laboratórios do NAT, Rádio, TV, Fotografia e no Movi.e, no último sábado (28).
Empreendedores de diferentes áreas viram, ouviram e aprenderam dicas valiosas dos futuros jornalistas sobre como lidar com a imprensa, incluindo a melhor forma de se comportarem diante de uma entrevista, as peculiaridades, regras e dicas do radiojornalismo, além da correta forma de fotografar e ser fotografado, seja para uma matéria na revista, jornal ou artigo.
“Nossos convidados entenderam o que é o valor-notícia e como se constrói uma pauta, para que eles saiam daqui e consigam criar uma relação com a imprensa. O benefício que eles ganham é ser uma fonte qualificada, que sempre será referência para os veículos de comunicação, oferecendo um serviço público de qualidade”, explicou a professora do curso de jornalismo Mirella Bravo.
Guilherme Junqueira, estudante do quinto período, se emocionou no final da atividade. Para ele, saber o conteúdo e explicar como se faz um jornalismo de qualidade para outras pessoas foi a certeza de que está no caminho certo. “Foi um momento de grande aprendizados e networking, que eu vou levar para a vida”, pontuou.
A gestora e nutricionista Braunea Victório estava entre os convidados para o media training e destacou a importância da comunicação no ambiente corporativo. “É fundamental ser comunicativo e ser compreendido no mercado de trabalho. Isso facilita toda a cadeia de organização de processos. A experiência que eu adquiri aqui ficará marcada na vida profissional”.
Taynara Nascimento é repórter e egressa do curso de jornalismo da FAESA, formada em 2018. Ela foi convidada para fazer uma palestra no evento e compartilhou sua vivência no hard news, em entradas ao vivo na TV e os bastidores da notícia, atuando, também, como jornalista multimídia. “Já passei por este momento antes, de ouvir outros profissionais, e agora estou aqui. Parece que eu terminei a graduação ontem. A partir de hoje, os estudantes tiveram uma nova visão de mundo, das possibilidades práticas que eles poderão ter. É um impacto muito positivo voltar no local onde eu passei quatro anos estudando e ver as novidades, tudo o que mudou”.