As iniciativas desenvolvidas pela Rede de Autoavaliação do Semesp despertaram o interesse do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que instituiu uma comissão para conhecer, de forma presencial, o instrumento e a metodologia de avaliação interpares elaborados pela Rede. As visitas foram realizadas nos Centros Universitários UNDB, em São Luís, no Maranhão, e Eniac, em Guarulhos, São Paulo.
A FAESA, como instituição integrante da Rede de Autoavaliação do Semesp, foi convidada a compor uma das comissões responsáveis pela apresentação do instrumento e da metodologia de avaliação adotada. Sua participação reforça o compromisso institucional com a melhoria contínua da qualidade da educação superior, bem como sua atuação colaborativa na construção de soluções inovadoras e no fortalecimento das práticas de avaliação no cenário educacional brasileiro.
O processo de Autoavaliação da Rede é organizado em ciclos anuais e encontra-se atualmente em seu terceiro ciclo. O instrumento contempla cinco áreas avaliativas, distribuídas em 24 indicadores, que orientam o processo de forma contínua, colaborativa e comprometida com a qualificação da gestão institucional e o fortalecimento da cultura de autoavaliação na educação superior.
O instrumento foi desenvolvido com o propósito de fortalecer o protagonismo das Comissões Próprias de Avaliação (CPAs) das instituições que integram a Rede, valorizando a missão, a identidade institucional e as particularidades regionais das Instituições de Educação Superior brasileiras.
Para a procuradora institucional da FAESA, Siomara Brandião Basto, a conquista é importante para elevar o reconhecimento da instituição de ensino. “A atuação da FAESA na rede de autoavaliação ampliou a projeção da sua CPA em âmbito nacional, consolidando a instituição como protagonista no cenário da autoavaliação da educação superior, reconhecida por seu compromisso com a excelência e a inovação, bem como por sua sólida trajetória de mais de 50 anos.”, afirmou.
*Com informações da Revista Ensino Superior