TV FAESA renovada: reconhecimento a uma referência

A redação da TV FAESA está de cara nova. Veja como foi a reinauguração do novo espaço.


Publicado em: 16 de março de 2018

Dentre os projetos de extensão oferecidos aos alunos dos cursos de Comunicação Social, está a TV FAESA, criada há 19 anos. Mesmo com excelentes produtos audiovisuais lançados, a redação da TV pedia uma cara nova. Foi aí que o estudante e estagiário Pedro Amâncio entrou em cena como porta-voz do grupo: aproveitou uma visita do magnífico Reitor Alexandre Nunes Theodoro à redação e solicitou “um banho de tinta”. O resultado não poderia ter sido melhor, o novo espaço ficou incrível.

Reinauguração da redação contou com discurso do Reitor da FAESA.

E para comemorar a reinauguração foi realizada uma verdadeira festa no último dia 13 de março, que contou com transmissão ao vivo pelas redes sociais. O evento iniciou com um vídeo produzido pela equipe da TV FAESA, que juntou, em apenas um minuto, trechos de gravações ocorridas nos últimos 19 anos. Depois desse momento de emoção e gratidão, foi dada a largada para discursos e depoimentos carinhosos.

Quem abriu o momento de sorrisos e lágrimas foi o coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Paulo Soldatelli. Em seguida, William de Oliveira, coordenador do projeto, contou sua história para o grupo e também falou sobre a reestruturação da TV FAESA.

Depois, foi a vez dos estudantes Karen Benício, que ficou quatro meses no estágio na TV FAESA, e Pedro Amâncio, um veterano que passou três anos no projeto, abrirem seus corações e contarem um pouco do que essa experiência significou para eles. Karen, do 3° período de Jornalismo, destacou que a TV abriu portas para o mercado externo, fazendo com que fosse aprovada para estagiar no Gazeta Online. Já o Pedro revelou que descartou convites para seguir o sonho de permanecer no ambiente de trabalho que ele sempre idealizou. Para dar sequência, o Reitor Alexandre finalizou a solenidade e deu abertura a confraternização com bolos, abraços e recheios.

Entrevista com o Coordenador do projeto

Coordenador do projeto de extensão, William em seu discurso.

Em conversa iniciada antes da abertura oficial da festividade, William de Oliveira contou que a TV FAESA vem ampliando cada vez mais o alcance de suas informações e que isso sensibilizou a Instituição a entender o projeto de extensão como uma parceira e como uma referência.

“A TV FAESA vem a cada ano tentando se alinhar com a comunicação que tem sido feita não só dentro da Instituição, difundindo tudo o que acontece aqui em termos de pesquisa, de eventos acadêmicos, principalmente pelo Universo FAESA. Nossa comunicação também tem chegado lá fora, temos feito alguns trabalhos que têm tido esse alcance”.

O professor acrescenta ainda que o trabalho desempenhado pelos alunos, como se estivessem num laboratório, é feito de igual para igual e acaba inspirando futuros estudantes. “Virou uma marca bastante importante, principalmente pelo protagonismo do aluno, por cumprir os princípios da FAESA e por produzir conteúdo audiovisual jornalístico e também de entretenimento, como o caso do quadro Na Garagem”, complementa William.

Acerca da repaginação do ambiente da redação o professor relata que “está um pouco diferente” e que isso facilitará o processo de construção do profissional multimídia, que tem capacidade de fazer um pouco de tudo.

Karen estagiou por 4 meses na TV FAESA e foi aprovada em processo seletivo da Rede Gazeta.

“Não como uma sobrecarga, mas sim como um destaque de valores que o mercado está de olho. Hoje o mercado quer um profissional plural, que vai da pauta à edição. E aqui eles fazem todo o processo. Aqui não tem o pauteiro ou o produtor. As vezes, um único aluno é o pauteiro, o produtor, o repórter, o câmera e o editor. Então, esta aquisição de conhecimentos de exercício prático tem tornado um diferencial, não só dentro da Instituição, como fora também.”

William ainda ressalta que se enche de orgulho do caminho que tem sido trilhado pelo projeto. “Hoje tivemos um depoimento de uma aluna que, com quatro meses aqui foi aprovada no Gazeta Online e levou o portfólio lá pra fora. Isso é muito enriquecedor e, para mim, que coordeno o projeto, me dá profundo orgulho. Porque não é só a minha cabeça que está funcionando. A minha cabeça é uma cabeça gestora, provocadora. Mas aqui é o próprio aluno como protagonista, usando a linguagem dele, uma linguagem atual”, prossegue o coordenador.

TV FAESA no mundo real

Ainda em debate com William de Oliveira, ficou claro que a TV FAESA não se restringe as fronteiras universitárias. Houve matéria do projeto exibida pela TV Brasil, como o caso da “Coleta Legal”, que chegou ao continente europeu.

“Como estamos na internet e nas redes sociais, facilmente a gente bate o mundo. A TV FAESA tem tido um crescimento significativo, como por exemplo, a cobertura do Festival Sérgio Sampaio no ano passado, e que a gente vai renovar a parceria esse ano também. Numa única apresentação do músico André Prando tivemos mais de 45 mil visualizações”.

O professor contou ainda que a mesma TV que começou há 19 anos, sendo também veiculada no canal a cabo, hoje está disponível para dispositivos móveis e em diversos lugares ao mesmo tempo. Ficou claro também que muito além de buscar número de acessos, a ideia do projeto é a qualidade do que vem sendo produzido.

Confira como a reinauguração:

 

Texto: Isabella Arruda (FAESA Digital)

Fotos: Helber Lopes



Notícias Relacionadas