Tudo que você queria saber sobre a PÓS EM DATA SCIENCE

Pós-FAESA abre inscrições para curso de Data Science


Publicado em: 25 de fevereiro de 2019

Hoje em dia não há mais como gerir e tomar decisões sem dados. A evolução das tecnologias e a expansão dos negócios mudou a forma como as empresas fazem coleta, armazenamento, distribuição e análise de dados. É por conta desse desenvolvimento que as organizações estão em busca de profissionais cada vez mais qualificados para manusear os dados de forma inteligente, como forma de ajudá-las a melhorar os negócios.

Um desses profissionais é o especialista em Data Science, que é responsável por utilizar ferramentas, técnicas e metodologias apropriadas para trazer o suporte dessas informações ao processo de tomada de decisões.

Conversamos com o coordenador do curso de Pós-Graduação, Professor Rober Marconi Rosi, que tirou todas as dúvidas sobre a área em ascensão. Confira:

1. Quais os objetivos em criar um curso como o Data Science?

R: Estamos passando pela quarta revolução industrial, ou da chamada Indústria 4.0, que é marcada pela convergência de tecnologias digitais, físicas e biológicas, impulsionada por um conjunto de tecnologias disruptivas como robótica, inteligência artificial, realidade aumentada, big data (análise de volumes massivos de dados), nanotecnologia, impressão 3D, biologia sintética e a chamada internet das coisas. Esta convergência de tecnologias digitais está gerando um volume assustador de dados, tornando a Ciência de Dados (Data Science) uma ferramenta poderosíssima.

2. O que será aprendido pelos nossos alunos? Quais os principais eixos de estudo do curso?

R: O curso vai fornecer uma visão ampla e clara ao aluno dos principais objetivos, conceitos, metodologias, aplicações e resultados obtidos pelas aplicações em Data Science. Pretende, ainda, qualificar profissionais para aquisição, gerenciamento e análise de ambientes de Data Science, de forma que possam trazer maior suporte ao processo de tomada de decisões. Da mesma forma, para os profissionais, serão colocados em contato com o que há de mais moderno nos aspectos de planejamento e desenvolvimento de ambientes de Data Science, utilizando ferramentas, técnicas e metodologias apropriadas para tal processo, tornando-os profissionais diferenciados e com alta demanda no mercado.

3. O que esperar do curso?

R: O curso foi modelado para propiciar ao aluno a experimentação (hands on) das tecnologias e metodologias que permitem extrair desta área os melhores resultados para o seu segmento de atuação. Os alunos terão ao final do curso conhecimento das ferramentas necessárias para planejar e Implementar processos de Extração, Transformação e Carga de Dados a partir de ambientes operacionais, planejar e executar processos de verificações e validações de dados, implementar técnicas de planejamento de ambientes de Data Science, sob o aspecto tecnológico e de negócios e gerar insights de negócios identificando formas de competitividade com base nos dados internos e externos da organização.

4. Quais as competências básicas e quais habilidades o estudante desenvolverá após o curso?

R: Ao final do curso, esperamos que os alunos tenham desenvolvidos as seguintes habilidades e competências:

·       Gerir dados estruturados e não estruturados;

·       Minerar dados e visualizá-los de maneira adequada.

·       Analisar e resolver problemas utilizando metodologias e ferramentas da Ciência de Dados;

·       Projetar experimentos;

·       Desenvolver modelagens estatísticas;

·       Utilizar linguagens de programação de análise de dados (R, Python e SQL);

·       Conhecer a infraestrutura de Big Data (Hadoop, MapReduce e Spark) relacionadas a grandes volumes de dados;

·       Conhecer técnicas de Machine Learning.

5. A quem se destina esse curso?

R: Profissionais que desempenhem funções diretas de tomada de decisão, ou que intervenham em processos de análise de dados para a tomada de decisão sobre os negócios, abrangendo áreas como TI, Engenharia, Matemática/Estatística, Física, Marketing e Economia.

6. Qual o grande diferencial do curso da FAESA para os demais cursos do mercado?

R: Acreditamos que nosso grande diferencial está centrado no corpo docente, estrutura física e projeto pedagógico voltado para resultados, ou seja, o aluno irá colocar em prática ao longo do curso o que ele aprendeu nos respectivos módulos, utilizando metodologias e ferramentas já consagradas no mercado.


Quer imergir em uma nova área e expandir a sua visão sobre as novas tecnologias? Desafie sua carreira na PÓS EM DATA SCIENCE DA FAESA.  Inscreva-se hoje mesmo!

Tem alguma dúvida? Mande pra gente em nossas redes sociais (Facebook / Instagram) e teremos prazer em te apoiar na escolha do seu MBA.


Notícias Relacionadas