Saúde do Idoso: #Enfermagem apresenta o I Simpósio “Prevenção de Quedas em Idosos”


Publicado em: 4 de dezembro de 2018

O curso de Enfermagem encerrou as apresentações de trabalhos do 8ºA com o I Simpósio de Prevenção de Quedas em Idosos. Com o objetivo de incentivar a promoção do envelhecimento saudável e ativo, o debate contou com estudantes de vários períodos, além de uma turma de alunos do curso técnicos em Enfermagem do CEFETRIES. “Ficamos muito emocionados porque a escola aceitou de prontidão e trouxe uma turma que já vai fazer aula prática numa instituição de idosos, então eles já vão sair daqui preparados para praticar isso com um novo olhar”, conta uma das organizadoras do evento.

O debate sobre um novo olhar diante do envelhecimento, como um processo dinâmico e integral do indivíduo, já é uma proposta do Ministério da Saúde. Atentos à isso, os alunos de Enfermagem convidaram a ativista dos direitos humanos da pessoa idosa, dona Ana Caroche, para uma conversa sobre a percepção do próprio idoso sobre a promoção do envelhecimento ativo.

O evento, totalmente idealizado pelos alunos, também contou com a apresentação de um caso clínico interativo, com direito a premiação para os participantes e sorteio de brindes.

Fabiana Santana, aluna do 8ªA e uma das organizadoras do Simpósio conta como a experiência acrescentou profissionalmente aos alunos:

“O que presenciamos hoje foi uma conversa respeitosa, humana e digna entre futuros enfermeiros e técnicos de enfermagem, que é o que nós buscamos: atendimento de excelência não só à pessoa idosa, mas o atendimento de excelência que a faculdade proporciona para futuros profissionais no mercado de trabalho. Tudo com conhecimento técnico científico, dentro da bioética, dentro dos conceitos do Ministério da Saúde, das propostas da educação continuada e mais do que isso: trabalhando em equipe e com respeito. ”

O evento também contou com os serviços do curso de Design de Interiores para o desenvolvimento de projetos 3D de uma casa adaptada de forma segura para um idoso. Foi um sucesso! “A Enfermagem FAESA está de braços abertos e à disposição de toda a instituição para qualquer tipo de orientação”, completa Fabiana.

Confira a galeria de fotos:


Notícias Relacionadas