Revista Científica: edição 2017 já está disponível

A partir dessa edição, a Revista será publicada somente em meio eletrônico com seu número de ISSN específico.


Publicado em: 21 de dezembro de 2017

A edição 2017 da Revista Científica FAESA acaba de ser publicada. São dez artigos de diferentes temáticas, que já podem ser conferidos aqui, por toda a comunidade acadêmica e científica.

A partir dessa edição, volume 13, a Revista será publicada somente em meio eletrônico com seu número de ISSN específico. Para a gestora do Centro de Pesquisa e Extensão da FAESA, professora Bianca Rodrigues, a publicação online possibilita uma difusão mais ampla do conhecimento científico.

“Como a Revista e os artigos são indexados em bases de dados, toda a produção científica da Revista ficará disponível para consulta e aberta para usuários do mundo inteiro”, comemorou.

Para a psicóloga e professora do curso de Psicologia da FAESA, Andreia da Silva Ferreira, que teve o artigo “Avaliação das habilidades sociais com mulheres em tratamento da dependência química” publicado nesta edição, a Revista é uma grande contribuição.

“A publicação de pesquisas tem uma importância muito grande para a comunicação da produção científica de novos conhecimentos, em quaisquer áreas do saber, pois apresenta novos modos de pensar e agir ante os desafios da realidade que vivemos. Por isso deve ser sempre estimulada, em quaisquer níveis de ensino. A Revista Científica da FAESA presta grande contribuição, estimulando nos alunos o desejo de fazer pesquisa, mas também é ponto de interlocução com pesquisadores de outras instituições, o que é muito bom para o diálogo acadêmico!”, avaliou.

Desafio

Outro professor que consegui ter um artigo aprovado e publicado, foi Vitor Mazzei, da Unidade de Comunicação. Para ele, escrever artigos científicos é um grande desafio.

“Publicar em uma revista científica incide em vários fatores: primeiramente, por ser fruto de uma pesquisa que, ao ser escrita e publicada, passa a ser socializada, colaborando com novos estudos. E segundo, porque é uma forma de qualificar os currículos. A aprovação de um artigo passa por um processo minucioso, que envolve pareceristas, que são qualificados em uma área. Portanto, ao passar pelo crivo de autoridades em um assunto, o autor de um artigo pode ter a certeza de que sua obra tem potencial para a divulgação de uma área de conhecimento”.

Empreendedorismo

Esta edição trouxe outra novidade, uma edição exclusiva sobre Empreendedorismo. “Essa edição especial faz parte do encerramento do Projeto Ideia Empreendedora, um convênio da FAESA com o Sebrae. Um dos objetivos dos projetos era fomentar o empreendedorismo e estava previsto no plano de trabalho a publicação de uma revista sobre o tema. E nada melhor do que fazer essa articulação com a nossa Revista Científica, ao invés de simplesmente fazer um encarte, por isso criamos essa edição especial”, explicou Bianca Rodrigues.

SOBRE A REVISTA

A Revista Científica FAESA é uma publicação anual, editada pela FAESA Centro Universitário. O objetivo é divulgar trabalhos científicos e tecnológicos, produzidos pela comunidade acadêmica da Instituição e também por pesquisadores e profissionais de todo o Brasil.

Em cada edição, 10 artigos são selecionados pelo Conselho Editorial e pela Assessoria Científica da Revista. Os artigos versam sobre várias temáticas e com enfoque referente a pesquisa descritiva, avaliativa e de intervenção. Estudos que contemplam a fonte de informação tanto de seres humanos como documentos.

A Revista está indexada nas Bases: Indexação Compartilhada de Artigos de Periódicos (ICAP) e Sumários.org da Fundação de Pesquisas Científicas de Ribeirão Preto e portal de periódicos CAPES/MEC. Todos os artigos publicados têm o código de identificação Digital Object Identifier System (DOI). A Revista Científica FAESA foi classificada com Qualis B5 em Engenharias I, B4 em Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo e B3 em Ensino e Saúde Coletiva.
Texto: Nathália Esteves



Notícias Relacionadas