Qual é a hora certa de procurar um estágio?


Publicado em: 28 de março de 2019

Entrar na universidade é uma experiência transformadora! É o início de uma nova fase, repleta de aprendizado e experiências que vão mudar sua visão de mundo e de futuro. Uma dessas experiências é o estágio.

Estagiar é ter em mãos a oportunidade de desenvolver funções reais da sua futura profissão e aprender na prática com pessoas mais experientes no mercado. É a chance de conhecer as diversas possibilidades de atuação que você pode escolher seguir. As experiências fora de sala de aula são importantes não apenas para construir a trajetória acadêmica, mas também uma etapa de crescimento como ser humano.

Mas por onde começar? Devo estagiar desde o primeiro período, ou deixo essa experiência para o final do curso, quando já tiver absorvido todo conteúdo possível? As dúvidas, a falta de experiência e o nervosismo são desafios enfrentados por todos os estudantes que anseiam pelo mercado de trabalho, mas não sabem como começar. Esse também é o seu caso? A gente te ajuda!

Não deixe para depois

Apesar da dúvida sobre o conhecimento absorvido no curso, os períodos finais não são o momento ideal para começar um estágio! A reta final é um processo atribulado, no qual você precisa focar em demandas que ocupam seu tempo, como o trabalho de conclusão de curso. Além disso, nessa fase, o ideal é que você já tenha acumulado algumas vivências profissionais que enriqueçam seu currículo (estágios, projetos, pesquisas, etc.) Por isso, quanto antes começar, melhor!

Nos primeiros semestres você tem mais tempo livre e, apesar do pouco conhecimento técnico, o estágio é uma chance incrível de aprendizado.  Estagiar abre as portas para você experimentar e descobrir os caminhos que quer trilhar quando chegar permanentemente ao mercado de trabalho.

Aproveite cada momento

A relação entre estágio e sala de aula pode ser uma troca incrível! Organize seu tempo e tire o máximo de proveito de cada momento do seu dia. Traga seus conhecimentos práticos para suas aulas, troque experiências com seus colegas, leve o que aprendeu na teoria para sua atuação no estágio, converse com os colegas do trabalho. Isso vai te ajudar a desenvolver novas habilidades, fortalecer sua rede de contatos (tão importante para todo profissional!) e começar a construir uma carreira de sucesso.

Saiba quem pode te ajudar

O Núcleo de Estágio e Emprego da FAESA atua em parceria com empresas e instituições para promover a aproximação do aluno FAESA com o mercado de trabalho. Com excelência reconhecida e premiada (confira a matéria sobre o Prêmio IEL Estágio de 2018), toda equipe está sempre empenhada em conduzir o aluno às melhores experiências de estágio na sua área.

Acesse a Central do Aluno e cadastre-se no Portal de Estágios para entrar de cabeça nas novas oportunidades.