Professores da Pós-FAESA conhecem o Laboratório de Inovação Acadêmica


Publicado em: 8 de março de 2018

Além de conhecerem o LIA, os professores foram capacitados para a utilização das tecnologias empregadas no laboratório e os aplicativos Socrative e Kahoot

No dia 02 de março os professores dos cursos de MBA e Especialização oferecidos pela Pós-FAESA conheceram a estrutura do novo espaço de estudo dos alunos da instituição, o Laboratório de Inovação Acadêmica (LIA).

Além da visita, os professores da Pós-graduação e do curso de Enfermagem participaram de um treinamento que, segundo a Supervisora Administrativa da Pós-FAESA, Adriana Notaroberto, teve como objetivo capacitá-los tecnicamente sobre os recursos e tecnologias existentes no LIA. “Com o apoio do Núcleo Pedagógico aproveitamos para capacitá-los também na utilização de dois aplicativos de metodologia ativa, o Socrative e o Kahoot”, conta.

No LIA o mobiliário é adequado para o trabalho em grupo e a tecnologia empregada permite a construção coletiva do conhecimento, como ressalta a professora do MBA em Marketing e Inovação, Maíra do Vale: “O que conhecemos hoje vai nos possibilitar trabalhar em grupos, de forma separada e conjunta, e traz oportunidades didáticas muito interessantes e adequadas ao momento que estamos vivendo”.

Para Maíra, os alunos atualmente estão muito conectados e, às vezes numa exposição apenas oral, não é possível que consigam apresentar tudo o que construíram e querem compartilhar. “Nós temos disponíveis quatro tevês e ainda a tela do professor, que é touch screen, e que permite que eles apresentem o que produziram, e essa é a riqueza maior, o aluno apresentar sua produção, e esse laboratório nos dá essa possibilidade. O próprio mobiliário permite que você forme grupos, que esteja em equipe, fomenta essa atividade que não é mais meramente expositiva, mas que estimula a produtividade. Não ficamos presos ao que é exposto, nem pelo professor, nem pelo aluno, é uma construção coletiva, que está muito alinhada com o que o mercado pede hoje”.

Maíra acredita que o Laboratório de Inovação é uma ferramenta em sintonia com o mercado, que permitirá aos professores auxiliarem seus alunos a desenvolverem todas as habilidades que são valorizadas e necessárias no mundo profissional.

O professor Luiz Otávio Castro, dos MBA´s em Gerenciamento de Projetos e Gestão Empresarial, foi outro que conheceu o LIA e acredita que ele será uma ferramenta para complementar as técnicas de conduzir uma aula interativa. “Esse laboratório é uma ferramenta que vem complementar, de maneira decisiva e moderna, as técnicas acadêmicas de ministrar uma aula interativa, com tecnologia de ponta, sobretudo utilizando recursos que até então sonhávamos usar em uma sala de aula. Será adequado para que haja uma interatividade com os nossos alunos, principalmente valorizando o conhecimento, tornando a aula mais moderna e motivando o aprendizado. Foi um grande acerto da instituição. Parabéns!”, conclui.

Kahoot

O Kahoot é um sistema de questionários on-line criado na Noruega e que está ganhando cada vez mais espaço nas escolas americanas. É uma plataforma de criação de questionário, pesquisa e quiz, baseada em jogos com perguntas de múltipla escolha, que permite aos educadores e estudantes investigar, criar, colaborar e compartilhar conhecimentos e funciona em qualquer dispositivo tecnológico conectado à Internet.

 

Socrative

Socrative é um aplicativo que permite a interação com o público a partir de smartphone, tablet ou computador. O programa permite dinamizar o discurso, por meio da criação de um espaço virtual anexo à atividade que estiver sendo realizada (aula, palestra, seminário ou curso) onde o público se conecta e consegue interagir com o professor ou palestrante, enviando perguntas que poderão ser comentadas em tempo real. Há vários usos possíveis, como: perguntas rápidas de saída, para acessar a compreensão do conteúdo da aula; atividades longas com várias etapas em que os grupos ou estudantes vão recebendo feedback a cada etapa; e os quizzes, para avaliar o aprendizado dos conceitos básicos e informações ao longo das aulas, por parte do aluno.

Confira as fotos do treinamento:

Texto: Sthefania Rodrigues



Notícias Relacionadas