Professora tem artigo premiado em congresso interamericano de resíduos sólidos

Maria Claudia Lima Couto conquistou o 2º lugar na categoria Trabalho Técnico. O evento aconteceu no Equador.


Publicado em: 6 de julho de 2017

“Localização de instalações para sistemas de logística reversa”. Esse foi o tema do artigo premiado durante o 7º Congresso Interamericano de Resíduos Sólidos, que aconteceu no Equador. A autora é a professora dos cursos de Engenharia Ambiental e Civil da FAESA, Maria Claudia Lima Couto.

Concorrendo com mais de 100 trabalhos, o artigo ficou em 2º lugar na categoria Trabalho Técnico. “Essa foi a minha tese do doutorado em Engenharia Sanitária e Ambiental, concluída na Universidade Federal de Minas Gerais. Me dediquei bastante e para mim foi gratificante receber essa premiação, que demonstra a qualidade com que o trabalho foi desenvolvido”, destacou Maria Claudia.

O artigo apresenta um modelo matemático que identifica os melhores locais para a instalação de centrais de triagem e centros de valorização para embalagens pós-consumo sob responsabilidade das empresas geradoras, conhecida como logística reversa. “Os resultados demonstram possibilidades locacionais para a implantação de sistemas de logística reversa, além de ser uma ferramenta para tomada de decisão na área de resíduos sólidos. O Espírito Santo foi a nossa referência”, explicou.

Para a produção do artigo a professora Maria Claudia contou com a orientação da professora Lisete Celina Lange e dos coautores Rodrigo Alvarenga Rosa, Paula Rogéria Lima Couto e Luciana Rodrigues Alves Macedo.

Novas conquistas

As conquistas da professora Maria Claudia não param por aí. Devido a qualidade do trabalho, artigos técnicos também serão publicados em algumas revistas nacionais e internacionais.

Além disso, recentemente a professora lançou o site Valores Ambientais www.valoresambientais.com.br – um espaço dedicado aos profissionais que necessitam de informações sobre a gestão e gerenciamento ambiental, com foco nos resíduos sólidos. No site o usuário vai encontrar conteúdos escritos por profissionais qualificados; informações com links de acesso às fontes de dados; sugestões de leituras complementares para ampliar o conhecimento; notícias diárias sobre resíduos sólidos e uma agenda com os principais eventos nacionais e internacionais da área.

Professora Maria Claudia é graduada em Engenharia Civil, mestre em Engenharia Ambiental e doutora em Engenharia Sanitária e Ambiental. Atualmente, presta consultoria em Engenharia e Meio Ambiente e é professora dos cursos de Engenharia Ambiental e Civil da FAESA.

Texto: Karina Rocha