Professor de Agronomia participa de XXI Congresso Mundial de Ciência do Solo


Publicado em: 6 de setembro de 2018

O professor do curso de Agronomia, Doutor Henrique Paye, participou entre os dias 12 e 17 de agosto do XXI Congresso Mundial de Ciência do Solo (21st WCSS), na cidade do Rio de Janeiro.

O Congresso, que reuniu mais de 5 mil profissionais de 130 países foi promovido pela International Union of Soil Science e organizado pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), tendo como tema “Ciência do Solo: Para Além da Produção de Alimentos e de Energia”.

O solo é um componente fundamental do ecossistema terrestre, pois é o principal substrato utilizado pelas plantas para o seu crescimento e disseminação, fornecendo água, ar e nutrientes. Além disso, exerce papel estratégico para questões como a qualidade da água, a diminuição da pobreza e a produção de energia renovável. Como recurso natural dinâmico, o solo é passível de ser degradado em função do uso inadequado pelo homem. Portanto, a cada dia que passa, a pesquisa em ciência do solo deverá propor práticas agrícolas resilientes, que possam acomodar as alterações ambientas e climáticas e a segurança alimentar”, ressaltou o Doutor Henrique.

Ele contou ainda que durante todo o evento os principais temas discutidos foram: como suprir a demanda de alimentos e energia para atender à crescente demanda mundial, como proteger a biodiversidade do solo frente às alterações de uso e de práticas agrícolas intensivas, como produzir com sustentabilidade, como manejar os solos para produção sustentável de alimentos e energia e como aumentar a fertilidade biológica do solo.

Informações e fotos: Professor Doutor Henrique Paye

Confira algumas fotos do evento:



Notícias Relacionadas