Por que a Pós-graduação passou a ser OBRIGATÓRIA?


Publicado em: 27 de fevereiro de 2019

Uma boa colocação no mercado é o sonho de qualquer profissional. Mesmo para quem já está empregado, é difícil não se ver idealizando um cargo mais alto, um salário melhor, mais reconhecimento… O que nem todos percebem é que, independente da área de atuação, há um modus operandi¹ no mercado e estar atento ao seu “funcionamento” – que se atualiza a todo o momento – pode ser determinante para alcançar aqueles desejos que parecem distantes.

Para quem deseja crescer profissionalmente, a educação tem papel fundamental. E se os conhecimentos adquiridos na graduação já foram vistos como suficientes para se obter destaque profissional, o mercado competitivo de hoje considera-os apenas o primeiro passo, e são os estudos posteriores à graduação que passaram a representar um requisito quase que básico para o profissional que almeja cargos de liderança em áreas específicas.

Há alguns motivos para compreender essa tendência do mercado, que considera a pós-graduação uma necessidade para bons profissionais. Entenda!

– Demonstra sua atualização

Tem um jeito bem fácil de entender este ponto. Por um instante, coloque-se no lugar de um recrutador, em busca de um novo funcionário para uma equipe. Você já recebeu dezenas de currículos e vai conversar com várias dessas pessoas para conhecê-las. Tanto na etapa de análise de currículos quanto durante entrevistas, quem trará a você mais segurança de ser capaz de exercer as funções do cargo em aberto: alguém que demonstra preocupação constante em manter-se atualizado e que acompanha ativamente o mercado em que atua ou alguém que transparece ter parado na graduação e, desde então, pouco ter feito para se manter ativo?

Tanto cursos de extensão quanto pós-graduações são maneiras de expor o esforço de um profissional em acompanhar as mudanças do mercado, que acontecem de maneira contínua, exigindo de quem deseja crescer muita atenção ao ambiente à sua volta. Essa é uma comprovação de um compromisso com a obtenção e reciclagem de conhecimentos, competências essenciais para que um profissional não fique engessado a velhas fórmulas ou soluções antiquadas para problemas.

De acordo com a professora Neidy Christo, da Pós FAESA, “ficar antenado às tendências e melhores ferramentas é um diferencial para os profissionais. A especialização proporciona esse contato constante com as novidades e as melhores formas de atuar”. Vivemos a era da inovação, e profissionais que se alinham a essa realidade, de maneira crítica e transformadora, são devidamente reconhecidos. “O mercado enxerga com muitos bons olhos o profissional que se especializa, pois ele mostra que está buscando o conhecimento contínuo”, reforça a professora.

– Capacita o profissional a lidar com problemas

É muito comum que os cursos de graduação ofereçam conhecimentos com foco no campo acadêmico, fornecendo as bases para que o aluno compreenda os conceitos relevantes à sua área. Essa etapa será essencial para a formação de um futuro profissional, na medida em que o torna apto a entender daquilo que atuará na prática; no entanto, ao optar por uma pós-graduação lato sensu², seja uma especialização ou um MBA, o indivíduo receberá conhecimentos ainda mais específicos que o ajudarão de maneira mais direta a uma formação voltada para o mercado, dentro de seu campo de atuação.

Como a pós-graduação lato sensu tem a preocupação com o aspecto profissional, o resultado para o aluno é o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para a atuação em qualquer experiência de emprego, como a capacidade de identificar e solucionar problemas, de atuar em momentos de conflito ou ainda de propor inovações em processos que possam passar por melhorias, situações habituais em ambientes profissionais e passadas constantemente em sala de aula por meio de estudos e cases.

– Aprofunda os conhecimentos na área de atuação

Como já vimos até aqui, a educação é uma caminhada quase sem fim para um bom profissional, e a escolha da pós-graduação ideal passa por uma análise individual de áreas de interesse dentro da graduação escolhida, aliando, claro, aptidões com a demanda do mercado (afinal, você quer fazer um investimento que lhe traga retorno prático).

O curso mais indicado para você é aquele que transmita os conhecimentos teóricos e práticos que você precisa para atuar no mercado com aquilo que construiu previamente em seu planejamento de carreira. Ou seja, você precisa saber o que quer para fazer uma boa escolha, investir na pós-graduação ideal e, assim, dedicar-se aos estudos daquilo que gostaria de ser reconhecido como especialista no mercado. Ter uma pós-graduação na área exata em que deseja crescer profissionalmente demonstrará sua expertise no assunto, facilitando conquistar as vagas e cargos que almeja.

– Amplia a rede de contatos

Além de atualizado, um estudante de pós-graduação se mantém também em contato com um grande número de pessoas que podem acrescentar profissionalmente de diversas formas, sejam colegas ou professores. É o famoso networking: conhecer gente é essencial para ser conhecido também no mercado.

Com a interação possibilitada pelo ambiente acadêmico, podem surgir oportunidades de parcerias, novos projetos, compartilhamento de conhecimentos e até mesmo trabalhos ou indicações. Muito mais enriquecedor que se manter isolado no escritório, não é mesmo? Também na profissão, é preciso ser visto para ser lembrado!

Mas se a pós-graduação virou obrigação para quem quer ser um protagonista em sua área de atuação, por todos os motivos apresentados, quando buscá-la? A verdade é que a continuação dos estudos pode ser útil em qualquer momento profissional. Como aconselha a professora Neidy, “a hora ideal é hoje! Não podemos fingir que não estamos vendo a evolução. Temos que participar dela. É claro que algumas questões pessoais podem interferir no momento de optar por fazer uma especialização, mas protelar pode trazer consequências indesejáveis”.

Se você já identificou a necessidade de buscar seu crescimento profissional e ampliar conhecimentos para alcançar seus sonhos, planeje-se e invista!

Conheça os cursos de pós-graduação da FAESA.

¹ “Modo de operação”, maneira como uma organização opera

² Para entender melhor esse conceito, acesse nosso conteúdo “Pós ou MBA?”

Tags:

Notícias Relacionadas