O Ouro Azul é o tema da coleção da FAESA para o Vitória Moda

Com a coleção “O Ouro Azul” os futuros designers vão mostrar que o jeans pode ser muito mais do que uma peça básica


Publicado em: 4 de julho de 2017

 

Um dos grandes clássicos das últimas décadas, o jeans voltou a ser febre no mundo da moda e será o destaque da coleção “O Ouro Azul”, produzida pelos estudantes de Design de Moda e Vestuário da FAESA para a maior e mais importante semana de moda capixaba.

Durante o desfile de Novos Talentos, que acontecerá no segundo dia da 10ª edição do Vitória Moda, os futuros designers vão mostrar importantes possibilidades do uso do jeans, que ganhou na coleção um status de ouro.

Na passarela 10 looks vão antecipar as tendências que prometem inspirar o verão 2017/2018. Vestidos, calças, jaquetas, camisas, macacões e coletes ganharam variadas tonalidades, lavagens e detalhes, mostrando que o jeans pode ser muito mais do que uma peça básica.

O processo de extração do corante índigo é a luz inspiradora para a criação da estampa que domina a coleção e narra a transformação mágica da planta Indigofera em “Ouro Azul”. Tudo se inicia na colheita da planta, que passa por uma maceração, fermentação, submersão, secagem, prensagem e se transforma em grandes pedras azuis, que são trituradas em pó para dar vida a tecidos crus, criando assim o jeans.

Os looks trazem uma mistura de beleza e modernidade, aliadas à sensibilidade e movimento dos tecidos fluidos que se complementam com a estampa. Como contraponto foram usadas a estruturação natural do jeans e do couro, criando a sensação de estéticas opostas: como o fluido e o rígido, o transparente e o opaco.

Os responsáveis por toda essa produção são os estudantes: Elen de Oliveira Vieira, Fernanda Dias, Grasiela Martins, Lorena Mantovanelli, Marina Boato, Matheus Yago, Renan Moreira Dantas e Sávio Santana.

Seleção

Para a seleção dos looks que compõem a coleção “O Ouro Azul”, o curso de Design de Moda e Vestuário da FAESA lançou um edital para a escolha das 10 melhores criações, que estarão na passarela da 10ª edição do principal evento de moda do estado. Neste ano, mais de 50 looks participaram da seleção.

Considerando o tema geral proposto pelo evento, “Jeans”, o desafio lançado aos estudantes era se inspirar nas criações da Coleção Dior 2018 e nas tendências do verão 2018.

A seleção contou com a análise dos professores Elsimar Rosindo Torres, Denise Vargas, Juliana Morgado, Josué Vasconcelos e Tania Crivilin. Eles foram os responsáveis por dar unidade às criações e sugestões quanto as formas, os materiais utilizados, modelagens e todo o ajuste necessário para cada look.

O evento

O Vitória Moda, que é a maior e mais importante semana de moda capixaba, completa 10 anos em 2017. O evento comemorativo terá abertura no próximo dia 10 de julho, com um talk show, na Galeria Sesi na Federação das Indústrias do Espirito Santo (Findes). A programação inspirada no tema “Jeans” acontecerá de 11 a 13 de julho, no Centro de Convenções de Vitória. O ‘Espaço Business’ e o Salão ‘Ofícios da Moda’ também vão integrar a 10ª edição do Vitória Moda.

O evento traz como tema “A História do Jeans” – que surgiu em 1792 e foi popularizado pelo judeu Levi Strauss em 1860, um clássico conhecido mundialmente.

Texto: Karina Rocha