Notícias da FAESA

Egressa de Jornalismo lançará livro sobre famílias de São Roque do Canaã

Escrito por Equipe FAESA | Dec 15, 2021 12:08:45 PM

O orgulho das raízes e a vontade de contar as histórias de sua cidade natal tiveram papel central no desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso de Eduarda Galon, egressa da FAESA que finalizou sua graduação no curso de Jornalismo em 2020. 

O resultado é Retratos de Gerações, um livro-reportagem sobre São Roque do Canaã que, no começo do mês de dezembro, foi aprovado na Lei Aldir Blanc.

Sob a orientação do professor Valmir Matiazzi, Eduarda entrevistou membros mais novos e antigos de algumas famílias da cidade com o intuito de reunir histórias marcadas pela herança cultural. Para exemplificar, ela relembrou uma experiência:

"Entrevistei a avó, o pai e o filho, membros de uma mesma família que são fisioterapeutas. Eu quis abordar as principais marcas, o que mais tinha de valioso e permanece até hoje dentro do núcleo familiar”. 

Esse processo acabou sendo afetado pela pandemia, visto que todas as atividades, incluindo as buscas por fotos históricas, precisaram ser realizadas remotamente. Como a própria aluna destacou, muitos dos entrevistados eram idosos e não poderiam ser expostos a nenhum risco.

No entanto, o trabalho árduo foi recompensado pelo reconhecimento dos habitantes de São Roque do Canaã e a posterior aprovação na Lei Aldir Blanc. 

“Quando o e-book ficou pronto, eu mandei ele para várias pessoas da minha cidade, inclusive da prefeitura municipal. A secretária de cultura e lazer me respondeu, pedindo para realizar o cadastro no Fazedores de Cultura. Meses depois, um funcionário me ligou para falar sobre a inscrição na lei”. 

Segundo a jornalista, a impressão e o lançamento oficial de Retratos de Gerações estão previstos para o começo de 2022. 

Parabéns a todos os envolvidos nesse trabalho que mantém vivas as belíssimas histórias de São Roque do Canaã.