Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

PublicidadeFAESA JornalismoFAESA

Artigo sobre o Dia da Imprensa é destaque em A Gazeta

FAESA

Acontece na FAESA

PublicidadeFAESA, JornalismoFAESA

Artigo sobre o Dia da Imprensa é destaque em A Gazeta

Por Equipe FAESA em Jun 1, 2021 10:11:39 AM | 3 min de leitura

O professor de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da FAESA, Fabiano Mazzini Bonisem, teve artigo publicado em A Gazeta sobre a importância do Dia da Imprensa, celebrado no dia 1º de junho.

Confira:

Dia da Imprensa: jornalismo, sim! E sem contraindicação 

Atribuição da imprensa é informar e oferecer-se como tribuna para o debate público dos temas de interesse coletivo. E sua proteção e aprimoramento devem ser responsabilidade de todos

Se o produto do trabalho dos jornalistas fosse entregue em uma caixa com 30 comprimidos, com prescrição médica para o consumo de um por dia e enquanto durar o tratamento de uma vida, eu tomaria sem medo. E você, tomaria?

A metáfora do remédio soa estranha, mas é proposital: a substância ativa do medicamento em questão é a informação, essencial para a saúde pública. Em um contexto de pandemia, longa e extenuante, sua importância torna-se ainda mais relevante. E com a vantagem de ter a eficácia comprovada.

Em outras palavras: informação salva vidas. A medicina e o jornalismo nunca estiveram tão dependentes um do outro como agora. É por esse motivo que convido você, leitor(a), para que neste 1º de junho, Dia da Imprensa, possamos refletir um pouco mais sobre a atividade e os seus desafios de momento. 

O nosso protocolo leva o nome de Declaração Universal dos Direitos Humanos e existe desde 1948. No artigo 19 está estabelecido que a informação é um direito humano. Afirma, por princípio, que todos podemos receber e transmitir informações.

Nas sociedades modernas, o direito à informação, equiparado ao de livre expressão - como um direito de personalidade que nascemos com ele -, permite buscar a comunicação em sua natureza social, coletiva, plural; enfim, é um bem indispensável.

São direitos inseridos nos marcos de uma sociedade democrática. E com todos os (d)efeitos colaterais próprios da democracia. Um exemplo disso está em nossa falta de tolerância para acolher opiniões divergentes.

Portanto, receber informações prestadas por órgãos públicos e privados é participar de um processo que se legitima por meio da atividade da Imprensa. Sua atribuição é informar e oferecer-se como tribuna para o debate público dos temas de interesse coletivo. E sua proteção e aprimoramento devem ser responsabilidade de todos.

Sem abandonar a metáfora, é como se a eficácia da boa informação estivesse sendo testada o tempo todo em nosso organismo social, ainda mais quando ocorre a infestação pela desinformação.

Nosso sistema imunológico é posto à prova sempre que recebemos informações fraudulentas e descontextualizadas, quando não criminosas, estrategicamente disseminadas na internet, sobretudo nas redes sociais. Atuam como os vírus que atacam o ambiente democrático.

Enfrentar essa doença é resistir às tentativas de desconstrução dos aparatos informativos, que lançam desconfianças e acusações sobre órgãos e profissionais da comunicação. Querem impor a ideia de que o exercício do poder pode prescindir da intermediação da Imprensa. Seu alvo é a democracia.

Concordar com isso é aceitar que podemos vencer a pandemia desinformativa sem os cuidados básicos. Mas, diferentemente da pandemia do vírus mortal, aqui nosso tratamento passa por buscar aumentar as taxas de transmissão em doses cada vez maiores, adequadas e seguras da substância informação.

Fabiano Mazzini – É professor do curso de Jornalismo da FAESA Centro Universitário, jornalista e Mestre em História.

Clique e confira a publicação do artigo no site de A Gazeta.

PublicidadeFAESA JornalismoFAESA

Veja mais notícias da FAESA

Alunos de Comunicação da FAESA conquistam o 1º  lugar no Expocom Sudeste

Os alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda brilham, mais uma vez, na Expocom. Nove trabalhos classificados para ...
2 min de leitura

Alunos do curso de Jornalismo da FAESA conquistam 2º lugar no Prêmio Autoinforme de Estudantes

Os estudantes do curso de Jornalismo da FAESA, Paulo Victor Barcellos e Pedro Ramos, do quinto e oitavo período ...
2 min de leitura

Alunos da FAESA se destacam em congresso regional de comunicação

Os alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda brilharam, mais uma vez, na Expocom. Com 13 trabalhos classificados ...
2 min de leitura
Ver mais conteúdossobre PublicidadeFAESA Ver mais conteúdossobre JornalismoFAESA

Quer receber mais conteúdos? Deixe o seu e-mail:

Posts mais recentes