Notícias da FAESA

6 filmes para quem ama Psicologia

Escrito por Equipe FAESA | Feb 2, 2022 8:48:43 PM

Não tem nada melhor do que tirar um tempinho para assistir a um bom suspense psicológico, um drama com personagens complexos ou um documentário de “cair o queixo”.. 

Pensando nisso, a coordenadora do nosso curso de Psicologia, Caroline Bezerra, selecionou seis obras conectadas a essa graduação. Além de entreter, a lista de filmes pode gerar boas discussões sobre a mente humana e a atuação desses profissionais tão importantes para a sociedade. 

Gênio Indomável 

Onde Assistir: HBO Max / Telecine Play / Globoplay

Lembrado como um dos filmes em que o comediante Robin Williams roubou a cena com um papel dramático, Gênio Indomável aborda a psicologia de forma bastante direta. Nesse caso, o próprio Williams interpreta um profissional, com marcas do passado, que recebe a missão de atender um jovem com passagens na polícia e que tem potencial para ser um prodígio da Matemática. 

No meio disso, a produção - roteirizada pelo protagonista Matt Damon ao lado do amigo Ben Affleck - abre espaço para diversas discussões sobre transferência psicanalítica, vulnerabilidade e traumas do passado. Sempre cercado por diálogos que marcam presença naquelas listas de “frases inspiradoras”. 

Cisne Negro 

Onde assistir: Star + / Telecine Play

À primeira vista, Cisne Negro é um suspense que usa a famosa apresentação de balé “O Lago dos Cisnes” como palco para falar sobre sucesso, obsessão, maternidade tóxica e rivalidade. No entanto, a produção comandada por Darren Aronofsky mistura realidade, sonho e delírios que dialogam com os estudos de autores conhecidos, como Lacan e Freud.

Neste filme, o destaque vai para a atuação de Natalie Portman (que venceu o Oscar por esse papel) e a utilização dos espelhos na representação das distorções e dificuldades que preenchem o caminho até a perfeição. 

A Estrada Interior 

Onde Assistir: Prime Video

Produção independente estrelada por versões mais jovens de Robert Sheehan, Dev Patel e Zoë Kravitz, A Estrada Interior conta a história de Vincent, um adolescente com Síndrome de Tourette que é internado pelo próprio pai após a morte da mãe. 

Na clínica, ele conhece Alex, vítima de transtorno obsessivo-compulsivo, e sua namorada, que foi diagnosticada com anorexia. Unidos, os três planejam uma fuga para espalhar as cinzas da mãe de Vincent.

Apesar de ser um dos exemplares menos conhecidos dessa lista, o longa é uma comédia dramática que entretém o espectador ao mesmo tempo em que levanta boas discussões sobre tratamentos psicológicos, relações parentais e zona de conforto. 

O Experimento de Milgram 

Onde Assistir: Apple TV +

Também conhecido apenas como “Experimentos”, esse longa é uma cinebiografia que retrata as controversas experiências psicológicas realizadas por Stanley Milgram na década de 60. Seu objetivo era estudar a relação entre autoridade e obediência, porém a violência presente nos testes dividiu a comunidade científica e gerou acusações de sadismo. 

O psicólogo é interpretado por Peter Sarsgaard, enquanto o papel de sua esposa, Sasha Milgram, fica por conta de Winona Ryder. A relação entre os dois é importante, porque a produção extrapola os experimentos com o intuito de apresentar tanto as indagações pessoais do protagonista, quanto a repercussão entre seus pares. 

Saiba mais sobre o experimento, clicando aqui

Três Estranhos Idênticos 

Onde assistir: Apple TV +

Se você quiser manter a discussão nos experimentos questionáveis, pode fazer uma sessão dupla com Três Estranhos Idênticos. Um documentário que conta a história inacreditável de três gêmeos idênticos que se reencontram por acaso depois de quase duas décadas de solidão. 

Entretanto, os detalhes mais estranhos dessa história surgem quando o longa revela os motivos por trás da separação: as crianças faziam parte de um estudo científico cujo intuito era analisar a influência da genética e do ambiente no desenvolvimento humano. Não vamos dar nenhum spoiler, mas as consequências da separação deixam claro os problemas éticos que cercam a pesquisa realizada pelo psiquiatra Peter Neubauer

Nise - O Coração da Loucura 

Onde Assistir: Star + / HBO Max

“Eu não acredito em cura pela violência” - Nise da Silveira

Não seria possível terminar essa lista sem falar da cinebiografia de Nise da Silveira, uma profissional que contestou métodos violentos e revolucionou o tratamento psiquiátrico no Brasil. Apesar de não ser formada em psicologia, seu trabalho possui conexões com a psicologia analítica e ressoa até hoje em diversas áreas de estudo da graduação.  

O filme, estrelado por uma Glória Pires inspirada, se concentra especificamente no período em que Nise saiu da prisão (onde havia permanecido por 18 meses após ser denunciada pela posse de livros marxistas) e retomou o exercício da medicina em um hospital psiquiátrico do Rio de Janeiro. É nesse local que ela assume o setor de terapia ocupacional, substitui a violência pelo acolhimento e defende a utilização da expressão artística como fonte de conhecimento e cura.

Conheça mais a fundo o trabalho de Nise da Silveira neste artigo.

E lembre-se: se você faz parte do grupo que ama Psicologia, pode realizar sua matrícula agora mesmo e estudar no Centro Universitário que possui a maior clínica-escola do Estado

Chegou sua hora de ser FAESA

Você pode mais. Acredita e vem!