VIVêNCIA PROFISSIONAL

Desenvolvido em parceria com importantes empresas do mercado, o Projeto Vivência Profissional propicia ao aluno FAESA a vivência e a sua inserção no mercado de trabalho, enriquecendo o currículo, visando a empregabilidade e o empreendedorismo. É uma grande oportunidade para que os alunos apliquem, na prática, os conteúdos vistos em sala de aula, de acordo com a profissão de cada um.

Por meio de parcerias firmadas com a FAESA, organizações abrem espaço para inserir estudantes em seu dia a dia, dando oportunidade para que os futuros profissionais atuem em problemas reais enfrentados no mercado de trabalho. Os alunos são selecionados dentro das especificidades de cada organização, e de cada problema proposto.

Após a seleção, os alunos recebem o treinamento necessário para aplicação das metodologias de pesquisa em cada empresa. O passo seguinte é ir à campo. Orientados por gestores de áreas administrativas ou técnicas da empresa parceira, os alunos fazem o levantamento dos problemas, identificam causas e consequências e propõem soluções. Os resultados das soluções executadas são apresentados aos gestores e muitas vezes trazem soluções viáveis e inovadoras para as empresas.

O projeto teve início, em 2014, com a realização de uma parceria entre a FAESA e a empresa Vale, a primeira a receber alunos dentro do Vivência Profissional.

Para conhecer um pouco mais sobre o Vivência Profissional dentro da Vale, acesse www.faesa.br/projetovale.

O desempenho dos alunos diante de todo o processo tem alcançado resultados muito positivos. Todas as empresas obtiveram melhoria nos seus processos produtivos.

As empresas que desejarem participar desse projeto devem entrar em contato com o Núcleo de Pesquisa, Extensão e Cultura da FAESA.