Mostra de TI empolga alunos de primeiro período

Os 20 trabalhos traçaram um panorama das soluções tecnológicas mais utilizadas na atualidade.


Publicado em: 22 de junho de 2018

O hall dos auditórios foi ocupado no último dia 14 pelos alunos de primeiro período da Unidade de Engenharia e Computação, que apresentaram trabalhos na InConscienTI – Mostra de TI sobre 20 temas que envolviam desde alternativas tecnológicas para um mundo mais sustentável, passando por soluções de crimes digitais e até carros autônomos.

A iniciativa das professoras Eliana Caus Sampaio, Renata Cristina Laranja Leite e Maria de Lourdes Uytenhoff levou os alunos recém chegados nos cursos de Sistemas de Informação, Ciência da Computação e Tecnólogos em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Jogos Digitais a pesquisar sobre áreas de atuação em que eles podem desenvolver suas pesquisas ou seguir carreira. Era visível a empolgação dos alunos ao passar os conhecimentos adquiridos no trabalho interdisciplinar de Introdução à Computação e Organização de Trabalhos Científicos.

Sobre os temas, que foram pautados pelas professoras, Renata Cristina explica: “Não tem um trabalho com mais e outro com menos importância. Eles foram escolhidos pela relevância na computação. Eles falam de vírus, realidade virtual, e-commerce, Big Data… É um guarda-chuva que cobre todas as maiores áreas da computação, e as mais modernas.”.

A inovação não estava só entre os temas apresentados, mas também na metodologia de avaliação criada para os alunos, que eram motivados a conferir a apresentação dos colegas.  De acordo com a professora Eliana Caus Sampaio “Em cada estande que ele passar, vai receber uma etiqueta no crachá. Depois nós vamos avaliar todos os crachás, ver por onde passaram, e de acordo com o volume de estandes visitados será feita a pontuação.”

Para a aluna Mariah de Mattos Malheiros, do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, essa mostra proporcionou um contato muito grande com a área tecnológica: “Eu jamais imaginava experimentar essas coisas neste primeiro período. Estou tendo uma experiência muito grande fora da sala de aula. Isso é muito importante para o meu crescimento acadêmico.”

A iniciativa das professoras foi um sucesso porque despertou nos alunos de primeiro período o processo de pesquisa sobre as áreas em que vão atuar no futuro, a preparação da apresentação e a habilidade da oratória, aliás, bastante exercitada porque os estandes chamaram a atenção de professores, alunos e curiosos pelas explicações sobre as tecnologias apresentadas. Confira a galeria de fotos!


Notícias Relacionadas