Estudantes de Psicologia da Universidad Bernardo O’Higgins (UBO), do Chile, desembarcaram em Vitória para um intercâmbio com o curso de Psicologia da FAESA.
A abertura oficial do programa Mobilidade Acadêmica Internacional de 2025 aconteceu na manhã desta segunda-feira (28), com a apresentação do grupo para estudantes e docentes de Psicologia da FAESA. O tema central do intercâmbio deste ano é “Soft Skills e Caminhos Profissionais na Psicologia Contemporânea”.
O grupo de cinco estudantes chilenos foi recepcionado pela pró-reitora da FAESA, Carla Letícia Alvarenga Leite, pela diretora da instituição e responsável pelo programa de Mobilidade Acadêmica Internacional, Daniela Theodoro, e pela coordenadora do curso de Psicologia, Caroline Bezerra. A professora Viviana Tatakowsky Pezoa, da UBO, também participou da cerimônia, acompanhando o evento por videoconferência diretamente do Chile e recebendo as boas-vindas da equipe FAESA.
O evento de abertura contou com roda de conversa com o tema “Quem Somos? Conexões entre trajetórias e expectativas”, que apresentou a história e perfil do curso de Psicologia no Brasil e no Chile. Após o diálogo, o grupo participou de uma dinâmica de integração intitulada “Minha jornada na Psicologia”. Na período da tarde, os intercambistas participaram de uma visita cultural ao Centro Histórico de Vitória, acompanhados pelos estudantes de Psicologia da FAESA que os estão hospedando. A atividade foi conduzida pela professora do curso de Arquitetura e Urbanismo Viviane Pimentel e contou com acompanhamento das professoras da Psicologia Pâmela Fardin e Mônica Nogueira.
O programa Mobilidade Acadêmica Internacional da FAESA 2025, voltado para o curso de Psicologia, tem como objetivo de fortalecer vínculos acadêmicos e culturais entre o Brasil e o Chile. A inciativa busca promover a troca de conhecimentos na área da Psicologia, com ênfase no desenvolvimento de competências socioemocionais (soft skills), estimular reflexões sobre os desafios e possibilidades da carreira nos dois países e gerar dados ou insumos para futuras pesquisas internacionais conjuntas.
A programação do intercâmbio é variada e inclui atividades acadêmicas, visitas técnicas, oficinas e experiências culturais em pontos turísticos e históricos do Espírito Santo, como o Convento da Penha, Farol de Santa Luzia e praias locais. As atividades seguem até sexta-feira, dia 31.